Ler e navegar tematiza a leitura num cenário interdiscursivo do que diz a literatura, a história da educação, a lingüística, a pedagogia, a comunicação social, com as suas redes particulares de interlocução com a sociologia, antropologia etc. Assim as discussões aqui propostas repercutem questões sobre o letramento da sociedade brasileira, realçando alguns aspectos dos discursos e das representações sobre a leitura e sobre leitores, em especial o professor-leitor e as relações entre leitores e as novas tecnologias.
Um aspecto que determina um pertencimento das discussões aqui apresentadas a um campo discursivo relativamente comum é o pressuposto da diversidade cultural, da multiplicidade de suportes textuais e modalidades de leitura, de acordo com os leitores e suas condições socioculturais e contextuais. Isto quer dizer também que os posicionamentos desses discursos não são óbvios e nem universais quando se classificam pelas categorias tradicionais das disciplinas: Lingüística, História etc.
No interior destas disciplinas e nas relações interdiscursivas da temática sobre a leitura, que propomos ao leitor, podem ser constatadas posições heterogêneas e concorrentes.
|