Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção TerramaR
O Caso - Entre Excecao e Transmissao
J. Guillermo Milan-Ramos, Mariana Marques Moraes, Nina Virginia de Araujo Leite.
ISBN: 978-85-7591-540-0
Formato: 16 x 23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 | Ano: 2019 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 0,00

(Organização: J. Guillermo Milán-Ramos, Mariana Marques Moraes e Nina Virginia de Araújo Leite)

  

Sinopse:

COMPRE AQUI

Voltamos agora aos pequenos toques, azuis, brancos, marrons de Cézanne, ou (...) a essa estranheza do filme em câmera lenta onde se vê Matisse pintando. O importante é que o próprio Matisse ficou baratinado com o filme. Maurice Merleau-Ponty sublinha o paradoxo desse gesto, aumentado pela distensão do tempo, nos permite imaginar a mais perfeita deliberação em cada pincelada. Não passa de miragem, diz ele. Ao ritmo em que chove do pincel do pintor esses pequenos toques que chegarão ao milagre do quadro, não se trata de escolha, mas de outra coisa. Essa outra coisa, será que não poderemos tentar formulá-la?

Será que a questão não deve ser tomada mais aproximadamente a isso que chamei de chuva do pincel? Será que se um pássaro pintasse, não seria deixando cair suas penas, uma serpente suas escamas, uma árvore se desfolhar e fazer chover suas folhas. (...) (p. 110)

A ignorância, a indiferença, o desvio do olhar, podem explicar sob que véu ainda resta escondido esse mistério. Mas, para quem quer que seja capaz de dirigir, para esse fenômeno, um olhar corajoso - e, ainda uma vez, há certamente poucos que não sucumbam à fascinação do sacrifício em si mesmo - o sacrifício significa que, no objeto de nossos desejos, tentamos encontrar o testemunho da presença do desejo desse Outro que eu chamo aqui O Deus obscuro. (p. 259)

J. Lacan, em Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

J. Guillermo Milán-Ramos - Professor Agregado no Instituto de Psicologia Clínica da Facultad de Psicologia, Universidad de la República (UdelaR), Montevidéu, Uruguai. Doutor em Linguística pelo IEL/Unicamp. Desde 2014, coordenador do grupo de pesquisa Formação da Clínica Psicanalítica no Uruguai (Facultad de Psicologia, UdelaR). Membro do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte. Co-autor - junto a Christian Dunker e Clarice Paulon - do livro: Análise Psicanalítica de Discursos - Perspectivas Lacanianas (Estação das Letras e Cores, 2017).

Mariana Marques Moraes - Docente no Departamento de Medicina Familiar e Comunitária da Facultad de Medicina, Universidad de la República (UdelaR), Montevidéu, Uruguai. Mestranda em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidad de la República (UdelaR - Uruguai). Integrante da equipe técnica da Radio Vilardevoz - Hospital Psiquiátrico Vilardebó, Montevidéu, Uruguai. Graduada em filosofia pelo IFCH/ Unicamp. Membro do Centro de pesquisa Outrarte: Psicanálise entre ciência e arte da Universidade Estadual de Campinas. Prática psicanálise.

Nina Virginia de Araújo Leite - Psicanalista. Doutora em Linguística (Unicamp). Professora Associada do IEL - Unicamp. Membro da Association Psychanalytique Encore. Autora do livro Psicanálise e análise do discurso: o acontecimento na estrutura (Campo Matêmico, 1994). Fundadora do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte.

SOBRE OS AUTORES:

Alice Oliveira Rezende - mestre em Psicologia (PPGP) na área de concentração: “Estudos Psicanalíticos”/FAFICH da UFMG. Graduada em Psicologia (UFMG). Pesquisadora, psicóloga e psicanalista no Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS) em Contagem, no Espaço de Atenção Psicossocial Freud Cidadão em Belo Horizonte e em consultório particular. Tem experiência na clínica psicanalítica da neurose, da psicose e do autismo.

Aline Aguiar Mendes - Psicanalista, doutora e mestra em psicologia (UFMG), professora de psicologia social na PUC-Minas.

Ana Lucia Lutterbach - Psicanalista, membro da EBP (AMP). Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ, 2004). Autora dos livros: Patu, uma mulher abismada (Ed. Subversos, 2007), La Erotica y lo femenino (ed. Gramma, 2012).

Ana Rosa Sousa Amor - Possui graduação em psicologia e mestrado em psicologia clínica e cultura, na Universidade de Brasília. Sua pesquisa refere-se especialmente ao tempo na constituição do sujeito, articulado à direção do tratamento. Dedica-se à clínica psicanalítica. Tem interesse profissional e acadêmico em estudos de psicanálise, epistemologia, linguagem, saúde mental, saúde pública e saúde coletiva.

Andrea Menezes Masagão - Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela USP com Pós-doutorado em Linguística pela Unicamp e Teoria Literária pela UFRJ. É Membro pesquisador do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte da Unicamp. Co-diretora do documentário “O zero não é vazio” e autora do livro Habitats editado pela Mercado de Letras.

Angela Maria Resende Vorcaro - Psicanalista, Professora Doutora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Bolsista CNPQ, membro da Association Lacaniana Internationale, do GT/ANPPEP Psicanálise e Educação, do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte (Unicamp) e do Lepsi (USP/UFMG).

Camila Backes - Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e psicanalista. É mestre e doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2012/2018) com ênfase em psicanálise. Foi professora do curso de Psicologia da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões). Foi Visiting Student Research Colaborator (VSRC) na Universidade de Princeton nos EUA. Tem experiência em Psicologia Social, Psicanálise, Educação e Clínica. É autora do livro A casa verde: o alienista e o mal-estar (NEA). É pesquisadora do NUPPEC (Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura) da UFRGS e membro do núcleo “Constelações Teóricas” do PPG de Letras da PUCRS. Trabalha as relações entre Clínica, Escrita, Transmissão, Estilo, Literatura e Psicanálise.

Camilla Rehem - Doutoranda em Linguística no IEL/Unicamp. Mestra em Linguística pelo IEL/Unicamp. Membro do Centro de pesquisa Outrarte: Psicanálise entre ciência e arte e do Elipsi: Espaço Linguagem e Psicanálise, da Unicamp. Psicanalista. Rua Salomão Mussi, n. 20, Barão Geraldo, Campinas-SP, Brasil. Contato: (19) 9.9391-2997. E-mail: millarehem@yahoo.com.br

Christian Ingo Lenz Dunker - Psicanalista e professor Titular do Instituto de Psicologia da USP. Analista Membro de Escola do Fórum do Campo Lacaniano. Coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia da Psicanálise da USP (Latesfip). Autor dos livros Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (2011); Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (2015) e Reinvenção da Intimidade (2017). Colunista do Jornal Zero Hora e da Editora Boitempo.

Clarice Pimentel Paulon - Psicóloga, psicanalista, especialista em gestão em saúde pública pela Unicamp, mestre em psicologia pela FFCLRP-USP, doutora em psicologia clínica pelo IP-USP. Membro do LATESFIP-USP e da Rede Clínica, professora universitária. Co-autora do livro: Análise Psicanalítica de Discursos - Perspectivas Lacanianas (Estação das Letras e Cores, 2017).

Cláudia Aparecida de Oliveira Leite - graduada em Psicologia (UFMG), mestrado e doutorado em Linguística (Unicamp). Membro do Parlêtre: Psicanálise, Pesquisa e Transmissão (Divinópolis - MG). Membro do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte (IEL/Unicamp).

Clovis Eduardo Zanetti - Psicanalista, supervisor clínico e professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. Coordenador do Serviço de Psicologia e Psicanálise do Hospital do Coração de Londrina (2006-2010). Coordenador da Clínica de Educação para Saúde (Ambulatório de Psicologia, Psiquiatria e Nutrição) Ceps - UniFil (2013-2017). Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências (Epistemologia da Psicanálise) pela UFSCar. Pesquisador da Rede Clínica dos Laboratórios Jacques Lacan e Latesfip IP-USP. Doutorando em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo IP-USP.

Conceição Aparecida Azenha - Doutora em Linguística na Linha de Pesquisa Linguagem e Psicanálise do IEL/Unicamp. Graduada em Psicologia (Formação de Psicólogos) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP, 1992). Pesquisadora do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte, da Unicamp, onde desenvolve estudos e atende crianças com problemas na função da fala e no campo da linguagem junto ao ELIPSI (Espaço Linguagem e Psicanálise). Docente em curso de Extensão na Unicamp, na pós-graduação em psicologia clínica do Centro Salesiano de São Paulo (UNISAL Campinas) e no curso de formação de psicólogos (graduação) da UNIMEP. Psicanalista.

Diego Amaral Penha - Psicanalista. Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Grupo de pesquisa CNPq “Sujeito, sociedade e política em psicanálise” (USP), do Laboratório Psicanálise Política e Sociedade (PSOPOL-USP) e da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política (REDPOL). Autor dos livros: Psicanálise e Cinema: Filmes Curam? (2018) e Teorias de Freud: Descobrindo o Inconsciente (2013). Organizador do livro Ensaios Sobre Mortos-Vivos: The Walking Dead e Outras Metáforas (2018). Editor da revista digital Lacuna: uma revista de psicanálise (lacunarevista.com). Colunista de cinema e quadrinhos para o site “Mob Ground” (mobground.net).

Eduardo Coelho - Professor do Setor de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também leciona no Programa de Pós-Graduação de Ciência da Literatura.

Eliana Benguela - Psicanalista, membro de Lalíngua - Espaço de Interlocução Psicanálise (Ribeirão Preto) e membro pesquisadora do Centro de Pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte (IEL/Unicamp). Graduada em psicologia, especialista em clínica e mestre em linguística. Pesquisadora com ênfase na direção do tratamento e nos processos de subjetivação a partir da articulação psicanálise e linguagem. Atuação clínica em consultório e em saúde pública. Experiência em gestão e coordenação de equipe multiprofissional. Professora substituta e supervisora clínica em curso de graduação em psicologia UNESP-Bauru; professora em curso de extensão IEL-Unicamp e professora no curso de pós-graduação lato sensu UNISAL - Psicologia Clínica: Uma abordagem Psicanalítica.

Glória Carvalho - Doutora pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp; professora no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem, distúrbio e multidisciplinaridade da UNICAP.

Iaraci Fernandes Advíncula - Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, professora e supervisora de estágio em psicologia Clínica nesta mesma universidade. Membro do Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise da Universidade Católica de Pernambuco, Membro do Centro de Pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte do IEL/Unicamp, como pesquisadora convidada desde maio de 2017. Psicoterapeuta de orientação psicanalítica em consultório particular desde 1972.

Mariana Maroca de Castro - Mestra em Linguística pelo IEL/Unicamp. Graduada em psicologia pela UFMG. Membro do Centro de pesquisa Outrarte: Psicanálise entre ciência e arte da Unicamp. Psicanalista. Contato: (19) 9.9126-1278. E-mail: mariana_marocca@yahoo.com.br

Markus Lasch - Graduado em Letras e Linguística pela Unicamp, tem doutorado em Literatura Geral e Comparada pela Universidade Livre de Berlin. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. É membro fundador do Centro de pesquisa Outrarte, desde sua refundação em 2017. Atua predominantemente nos campos de Teoria Literária e Literatura Comparada, notadamente das literaturas em língua alemã e portuguesa. Seus enfoques de pesquisa envolvem a relação entre literatura e psicanálise, questões de sujeito e de subjetividade, tragédia e trágico, a literatura de internato, a representação da violência e do outsider na literatura, bem como a literatura e(m) fontes primárias (manuscritos autógrafos e demais documentos encontráveis em arquivos, espólios etc.).

Miriam Debieux Rosa - Psicanalista. Professora livre-docente do PPG Psicologia Clínica USP. Coordenadora do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política da USP (PSOPOL). Coordenadora da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL). Pesquisadora da Rede Internacional Coletivo Amarrações: políticas com adolescentes. Co-organizadora dos livros Debates sobre a Adolescência Contemporânea e o Laço Social (Juruá Psicologia Editora, 2012, Desejo e Política: desafios e perspectivas no campo da imigração e refúgio (Editora Max Limonad, 2013) e As escritas do ódio (2018, Ed. Escuta/Fapesp). É autora dos livros Histórias que não se contam: psicanálise com crianças e adolescentes (2010, Ed. Casa do Psicólogo) e A clínica psicanalítica face ao sofrimento sócio-político (2016), pela Ed. Escuta e Fapesp (primeiro lugar no prêmio Jabuti 2017).

Patricia Alves Ribeiro - Psicanalista, membro do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte. Mestre em pesquisa e clínica em psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Doutoranda em linguística pelo IEL/Unicamp. E-mail: patriciaribeito1000@gmail.com

Patrícia de Oliveira Leme - Mestra em Linguística pelo IEL/Unicamp, atualmente, doutoranda pelo programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP, pesquisa financiada pelo CNPq.

Patrick Bange - Graduado em Letras (Português e Literaturas) e mestrado em Teoria Literária pela UFRJ. Atualmente, é doutorando em Teoria Literária pela UFRJ. É membro-associado do Centro de Pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte, do IEL/Unicamp. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, debruçando-se principalmente na obra de Walter Benjamin.

Pedro Ambra - Psicanalista. Doutor pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Paris Diderot. Professor, orientador e pesquisador do Mestrado em Psicossomática da Universidade Ibirapuera. Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP), da International Society for Psychoanalysis and Philosophy (SIPP-ISPP). Autor do livro O que é um homem? Psicanálise e história da masculinidade no Ocidente (Annablume, 2015) e co-organizador do livro Histeria e gênero: o sexo como desencontro (NVersos, 2014).

Tiago Ravanello - Pós-doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em teoria psicanalítica pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo parte de seu doutorado sido realizado na Université de Paris - X - Nanterre pelo Programa Capes PDEE. Atualmente é professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de graduação em Psicologia.

Suely Aires - Psicanalista. Mestre e doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de psicologia da Universidade Federal da Bahia, tendo como área de concurso “Psicanálise: clínica, política e cultura”. Membro fundador do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte. Membro do Colégio de Psicanálise da Bahia. Autora de Sujeito, Clínica e Psicose: entrelaçamentos (Mercado de Letras, 2016) e de diversos artigos na interface entre psicanálise e saúde mental; filosofia e psicanálise; psicanálise e arte.

Sobre os Autores:
J. Guillermo Milan-Ramos - Professor Agregado no Instituto de Psicologia Clínica da Facultad de Psicologia, Universidad de la República (UdelaR), Montevidéu, Uruguai. Doutor em Linguística pelo IEL/Unicamp. Desde 2014, coordenador do grupo de pesquisa Formação da Clínica Psicanalítica no Uruguai (Facultad de Psicologia, UdelaR). Membro do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte. Co-autor - junto a Christian Dunker e Clarice Paulon - do livro: Análise Psicanalítica de Discursos - Perspectivas Lacanianas (Estação das Letras e Cores, 2017).

Mariana Marques Moraes - Docente no Departamento de Medicina Familiar e Comunitária da Facultad de Medicina, Universidad de la República (UdelaR), Montevidéu, Uruguai. Mestranda em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidad de la República (UdelaR - Uruguai). Integrante da equipe técnica da Radio Vilardevoz - Hospital Psiquiátrico Vilardebó, Montevidéu, Uruguai. Graduada em filosofia pelo IFCH/ Unicamp. Membro do Centro de pesquisa Outrarte: Psicanálise entre ciência e arte da Universidade Estadual de Campinas. Prática psicanálise.

Nina Virginia de Araujo Leite - Psicanalista. Professora Titular IEL / Unicamp. Coordenadora Coleção Terramar, Editora Mercado de Letras. Coordenadora Coleção Litorais da Psicanálise, Editora da Unicamp.

Formas de Pagamento