COMPRE AQUI
Retraço, neste livro, meu percurso de psicanalista, que foi marcado por minha adesão à Escola freudiana de Paris e pelo ensino de Jacques Lacan, alguns anos antes da dissolução advinda em 1980. Essa Memória de uma paixão é um esclarecimento, só depois [après coup], nessa temporalidade que é a do inconsciente, dos desafios do início de minha trajetória. Desejei lançar um olhar atual sobre os atos outrora colocados por mim, ainda que, naquele momento, eu não soubesse o que me levava a isso.
Memória de uma paixão é um livro no qual reivindico sob todas as condições, meu pertencimento ao movimento lacaniano. Toda minha vida de psicanalista encontra-se ali enraizada. Evoco a experiência inaugural do passe que infletiu o curso de minha análise e impregnou o início de minha prática analítica. Interrogo, no só-depois, o choque que representou, para mim, a irrupção da instituição em minha cura, assim como suas consequências no que diz respeito ao meu engajamento posterior nas sociedades de psicanalistas.
SOBRE A AUTORA:
Sylvie Sésé-Léger é psicanalista, membro-associada da Sociedade de psicanálise freudiana, antiga AE (Analista da Escola) no seio da Escola freudiana de Paris.
|