COMPRE AQUI
Circulando em torno de uma temática que envolve o trabalho, a formação e o saber, esta obra traz a contribuição de pesquisadores brasileiros, portugueses, espanhóis e franceses interessados pelas questões relativas ao trabalho e à formação. Saberes do ofício, inteligência no processo de trabalho, laços tecidos no cotidiano, corpo, valores, políticas educacionais, luta, conflito, integram os caminhos pelos quais a obra convida o leitor a efetuar a passagem. Esse caminho conduz a um encontro com questões políticas, filosóficas, didáticas, epistemológicas e éticas, no âmbito dos estudos sobre o trabalho e sobre a formação do trabalhador. Nesse livro, o leitor encontrará análises de situações formativas e das políticas que as engendram, encontrará igualmente o interesse e a busca por outras formas de pensar e agir nos processos formativos relacionados ao trabalho. Nessa direção, é uma obra que contribui para renovar o debate a respeito das interfaces entre o trabalho e a educação, em seu sentido mais amplo.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Maria Margarida Machado - Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na qual atua desenvolvendo estudos e pesquisas sobre história da educação e sobre educação de jovens e adultos.
Wanderson Ferreira Alves - Doutor em Educação pela USP, com pós-doutorado em Ergologia pela Université d’Aix-Marseille. Professor da Faculdade de Educação da UFG, na qual atua desenvolvendo estudos e pesquisa sobre trabalho e saber, trabalho e políticas educacionais, formação profissional contínua.
SOBRE OS AUTORES:
Cláudia Borges Costa - Doutora em Educação pela UnB. Profissional da Educação da Rede Municipal de Educação de Goiânia, pesquisadora em políticas públicas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
Clúvio Buenno Soares Terceiro - Doutorando do Programa de Pós-Graduação da UFRGS. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve estudos e pesquisas sobre trabalho e formação profissional.
Daisy Moreira Cunha - Doutora em Filosofia pela Université d’Aix-Marseille, com pós-doutorado pelo Conservatoire National des Arts et Métiers-CNAM/Paris. Professora da Faculdade de Educação da UFMG, na qual atua investigando os seguintes temas: formação profissional, saberes dos trabalhadores, epistemologia e atividade humana.
Denise Osório Severo - Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde. Pesquisadora do Laboratório de Saúde do Trabalhador e Saúde indígena da UnB, no qual atua investigando o tema da saúde popular, da saúde indígena, da saúde do trabalhador, entre outros.
Eloisa Helena Santos - Doutora em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII, com pós-doutorado pela Université d’Aix-Marseille. Professora do Centro Universitário UNA. Pesquisadora no âmbito dos estudos sobre educação de jovens e adultos, qualificação do trabalho, saberes do trabalhador, políticas sociais, formação profissional inicial e continuada.
José Gonzaléz-Monteagudo - Doutor em Ciências da Educação. Professor Titular do Departamento de Teoria e História da Educação e Pedagogia Social da Universidade de Sevilha. Desenvolve estudos e pesquisas sobre teoria educacional, educação de adultos, metodologia de formação e de investigação.
José Paulo Pietrafesa - Doutor em Sociologia pela UnB, com pós-doutorado no Instituto de Estudos Socioambientais da UFG. Professor da Faculdade de Educação da UFG, na qual atua investigando os seguintes temas: formação profissional no espaço rural, agricultura familiar, educação, trabalho e movimentos sociais.
Julien Gazui - Psicólogo Clínico. Mestre em Psicologia Clínica pela Université de Montpellier. Psicólogo Clínico do Centre ABC. Integrante do Projeto Vidas Paralelas-França.
Mara Franco de Sá - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Docente da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Pesquisadora no âmbito dos estudos sobre educação e formação profissional.
Maria Clara Bueno Fischer - Doutora em Educação pela University of Nottinghan, com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora da UFRGS, na qual atua pesquisando no âmbito dos estudos sobre educação e trabalho, formação profissional, saberes e trabalho. Pesquisadora do CNPq.
Maria da Graça Luderitz Hoefel - Médica. Doutora em Sociologia. Professora do Departamento de Saúde Coletiva da UnB. Coordenadora Nacional do Projeto Vidas Paralelas - Brasil. Pesquisadora na área da Saúde Coletiva, atuando no campo da saúde do trabalhador e saúde indígena.
Maria Emilia de Castro Rodrigues - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na qual atua desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a educação de jovens e adultos.
Marianne Lacomblez - Doutora em Psicologia. Professora catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade do Porto, pesquisadora na área de psicologia do trabalho, ergonomia e formação de adultos.
Marta Santos - Doutora em Psicologia. Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade do Porto, pesquisadora na área de psicologia do trabalho e formação de adultos.
Natália Alves - Doutora em Ciências da Educação. Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no qual atua desenvolvendo estudos e pesquisas sobre educação de adultos e sobre políticas de inserção e formação profissional.
Patrick Mayen - Doutor em Ciências da Educação. Professor de Didática Profissional no Instituto Nacional Superior de Ciências Agronômicas, de Alimentação e Ambiente - Dijon/França. Pesquisador no âmbito da didática profissional e da formação de adultos.
Rafael M. Hernández Carrera - Doutor em Ciências da Educação. Professor do Departamento de Educação e Psicologia Social da Universidade Pablo de Olavide-Sevilha. Desenvolve estudos e pesquisas sobre educação permanente, formação profissional e workplace learning.
Rodrigo Matos de Souza - Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professor do Centro Universitário Jorge Amado e da Faculdade São Salvador. Editor-executivo da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Já atuou como professor e pesquisador convidado em universidades do Brasil, Espanha, Colômbia e Argentina.
Yannick Garcia - Psicólogo do Trabalho. Mestre em Ergologia pela Université d’Aix-Marseille. Diretor do Centre ABC - França. Responsável pelo Projeto Vidas Paralelas - França.
Yves Schwartz - Doutor em Filosofia. Professor Emérito da Université d’Aix-Marseille. Co-fundador da equipe Análise Pluridisciplinar de Situações de Trabalho. Foi diretor do Instituto de Ergologia da Université d’Aix-Marseille, atuando em estudos e pesquisas sobre epistemologia, trabalho e atividade.
|