Os humores da língua pretende ser um livro de lingüística, embora dedicado a descrever piadas. Uma piada pode ser definida como um texto que parece falar de uma coisa, mas que fala de outra. Ou melhor, fala das duas, colocando ora uma ora outra em primeiro plano. A passagem de um tema a outro se faz, em geral, por um certo funcionamento da língua. O livro se dedica basicamente à descrição dos elementos da língua que fazem com que um texto seja uma piada.
O livro se destina tanto aos que têm interesse em análise de linguagem e campos ideologicamente marcados, além de tentar construir um leitor, isto é, não quer apenas satisfazer a quem já se interessa por temas sociais e sua articulação lingüística, mas pretende mostrar que esta relação é mais complexa do que à primeira vista se poderia pensar. E que pode estar à vista de todos nas piadas correntes.
Por estar escrito numa linguagem que é menos técnica que a dos lingüistas quando escrevem para outros lingüistas, o livro é acessível a não-especialistas.
|