O ritmo é frequentemente associado à poesia, quando não, frequentemente, à música. Refletir sobre seus efeitos na prosa parece, sob todos os aspectos, ultrapassar a fronteira do senso comum, parece um projeto de vanguarda. Conquanto situado no século I a.C. – tão longínquo, quando olhado a partir de nossa contemporaneidade, sob prismas tão marcados pelas perspectivas teóricas, linguísticas e conceituais modernas – a obra de Cícero, autor que o Ocidente jamais deixou de ler, permanece incólume. Mais que isso, emerge atual nas reflexões metalinguísticas que propunha. Talvez por esse motivo, com justa razão, sua obra seja considerada “clássica”, por continuar suscitando sentidos em nossos dias, por se revelar, como define Ítalo Calvino (Por que ler os clássicos?): uma leitura nova, inédita, inesperada. Tais são os epítetos que se podem também atribuir a este livro. Propondo uma tradução acurada, cuidadosa e anotada de uma passagem do Orator, de Cícero, ainda com a vantagem de estampar o texto latino para o leitor da área, este livro leva-nos a nos deparar com as incursões ciceronianas em torno da prosa rítmica, esse construto discursivo de evidente importância para a elaboração do discurso persuasivo latino, mas de não menos ressonância para a compreensão da maneira como os antigos viam sua língua e seus textos. A expressão mais visível dessa relevância é o fato de que os termos outrora empregados voltam a figurar nas reflexões modernas sobre o ritmo e o som, voltadas, hoje, para outro domínio, mas, seguramente, herdeiras de uma tradição greco-romana.
SOBRE O AUTOR:
Carlos Renato Rosário de Jesus nasceu em Santarém, PA, tendo se graduado em Letras (1995) na Universidade Federal do Amazonas, após mudar-se para Manaus. Especializou-se em Língua e Literatura Latina pela mesma instituição e, em 2008, recebeu o título de Mestre em Linguística – Estudos Clássicos na Unicamp, onde, atualmente, finaliza o seu Doutorado na mesma área. Dedica-se à pesquisa dos aspectos linguísticos da língua latina, com ênfase na prosódia e no sistema rítmico da frase oratória. Leciona latim na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde 2008.
|
Carlos Renato Rosário de Jesus - Nasceu em Santarém, PA, tendo se graduado em Letras (1995) na Universidade Federal do Amazonas, após mudar-se para Manaus. Especializou-se em Língua e Literatura Latina pela mesma instituição e, em 2008, recebeu o título de Mestre em Linguística – Estudos Clássicos na Unicamp, onde, atualmente, finaliza o seu Doutorado na mesma área. Dedica-se à pesquisa dos aspectos linguísticos da língua latina, com ênfase na prosódia e no sistema rítmico da frase oratória. Leciona latim na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde 2008. |