A tendência é começar a surgir cada vez mais pesquisas sobre o trabalho do professor de ensino superior, mas ainda são poucos os que tratam desse assunto, articulando linguagem, trabalho e educação. Discussões vêm surgindo sobre problemas de saúde que afetam o professor, em especial do ensino superior, em virtude das exigências de uma grande produção acadêmica dentro da lógica do capitalismo. Esse é um dos motivos pelos quais a publicação desta obra é fundamental.
Para a realização de seu trabalho, a jovem pesquisadora parte da área da linguagem, conciliando com estudos das Ciências da Educação e do Trabalho, numa visão interdisciplinar, partindo-se do pressuposto fundamental partilhado pelo Interacionismo Sociodiscursivo de que não há uma divisão das ciências, especialmente das Ciências Humanas e Sociais.
SOBRE A AUTORA:
Siderlene Muniz Oliveira é Doutora e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PEPG em LAEL da PUC-SP. Graduada em Letras pela PUCCamp. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lotada no Campus Dois Vizinhos. Atualmente, leciona nos cursos graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação do Campo e Engenharia de Software, nas áreas de Língua Portuguesa e Inglesa; e é responsável pela Coordenação do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas. No Campus Pato Branco, é professora do Programa de Mestrado em Letras (Linha: Linguagem, Educação e Trabalho)e do Curso de Especialização em Letras: Linguagem e Sociedade. É editora responsável pela revista eletrônica L@el em (Dis)Curso da PUC/SP desde 2008. Possui inúmeros trabalhos acadêmicos publicados voltados para as temáticas atividade de trabalho educacional e textos acadêmicos. Desenvolve trabalhos numa visão interdisciplinar (Linguagem, Educação, Ciências Sociais, Psicologia do Trabalho, Ergonomia da Atividade). Integrante do grupo de pesquisa Alter (Atividade de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações) liderado pela Professora Doutora Anna Rachel Machado do LAEL, PUC/SP (2002 a 2012). Atualmente, é membro do grupo LAD'Humano (Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano) sob liderança do Professor Doutor Anselmo Pereira Lima (UTFPR, Pato Branco) e do grupo Leal (Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens) (UCPEL/RS) sob liderança do Professor Doutor Adail Ubirajara Sobral.
|
Siderlene Muniz Oliveira - Doutora e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PEPG em LAEL da PUC-SP. Graduada em Letras pela PUCCamp. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lotada no Campus Dois Vizinhos. Atualmente, leciona nos cursos graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação do Campo e Engenharia de Software, nas áreas de Língua Portuguesa e Inglesa; e é responsável pela Coordenação do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas. No Campus Pato Branco, é professora do Programa de Mestrado em Letras (Linha: Linguagem, Educação e Trabalho) e do Curso de Especialização em Letras: Linguagem e Sociedade. É editora responsável pela revista eletrônica L@el em (Dis)Curso da PUC/SP desde 2008. Possui inúmeros trabalhos acadêmicos publicados voltados para as temáticas atividade de trabalho educacional e textos acadêmicos. Desenvolve trabalhos numa visão interdisciplinar (Linguagem, Educação, Ciências Sociais, Psicologia do Trabalho, Ergonomia da Atividade). Integrante do grupo de pesquisa Alter (Atividade de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações) liderado pela Professora Doutora Anna Rachel Machado do LAEL, PUC/SP (2002 a 2012). Atualmente, é membro do grupo LAD Humano (Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano) sob liderança do Professor Doutor Anselmo Pereira Lima (UTFPR, Pato Branco) e do grupo Leal (Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens) (UCPEL/RS) sob liderança do Professor Doutor Adail Ubirajara Sobral.
|