Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Letramento, Empoderamento e Aprendizagens
Áurea da Silva Pereira.
ISBN: 978-85-7591-492-2
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2018 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 0,00

 

Sinopse:

Compre aqui

A obra se insere no âmbito dos estudos de letramentos numa perspectiva etnográfica e educacional, na intenção de apresentar as narrativas autobiográficas de cinco mulheres idosas, residentes na comunidade rural de Saquinho, Bahia. Os objetivos do livro se concentram na identificação das trajetórias de vida associadas ao contexto sociocultural da localidade supracitada; suas experiências educacionais na comunidade, na família e na escola; e as práticas culturais vinculada aos letramentos construídos nas esferas pública e privada.

O interesse por tal estudo surgiu dos registros e observações durante as andanças e encontros com os moradores da localidade rural em questão, quando percebi a participação ativa das mulheres em atividades na Igreja, Associação de Moradores, lavoura, família, organização de festas, além da forte presença nas salas de aula do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA. Cinco mulheres foram escolhidas como colaboradoras: D. Felicidade, 73 anos; D. Lili, 75; D. Celestina, 68; D. Vitória, 73; e D. Maria, 58.

A obra apresenta as trajetórias de vida desse grupo de mulheres, destacando as experiências e aprendizagens, os saberes, os habitus, as táticas de letramento e as formas como se inserem nos eventos de letramento no cotidiano e nos espaços escolares. Na perspectiva dessas idosas, as aprendizagens da leitura e da escrita não foram materializadas nos espaços do TOPA. Tal fato implicou em sentimentos de frustração e desmotivação, direcionando o “fracasso na aprendizagem” à crença de que as dificuldades da idade impedem a tão desejada aprendizagem da leitura e da escrita.  

SOBRE A AUTORA:

Aurea da Silva Pereira possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especialista em Linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Professora Adjunto do Colegiado de Letras, Departamento de Educação - Campus II / UNEB. Atualmente atua na linha de pesquisa 2 - Letramento, identidades e formação de educadores do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural (Uneb). Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa: Grafho-Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral; Gerel - Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens; e, Gepheg - Grupo de estudos e pesquisas em história, educação e gênero. Suas publicações em periódicos, capítulos, obras publicadas e organizadas versam sobre os estudos de letramentos em comunidades rurais com idosos e professores, práticas de pesquisa (auto)biográficas, formação inicial e continuada de professores. Algumas de suas obras: Narrativas de vida de idosos: memórias, tradição oral e letramento, publicado pela Eduneb (2013), Letramentos no Estágio Supervisionado e Formação de professores, publicado pela Eduneb (2013) - organização e capítulo publicado; Práticas de pesquisa autobiográfica: letramentos, memórias e narrativas, publicado pela CRV - organização e publicação (2015);  Estágio e pratica pedagógica: letramentos e tecnologias digitais na sala de aula, publicado pela CRV - organização e publicação (2016).

Sobre os Autores:
Áurea da Silva Pereira - Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação, Campus II. Atua como Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, na Linha 2: Letramentos, Identidades e Formação de Educadores. Tem experiência na área Educação, Letramentos e Formação docente com ênfase nos seguintes temas: letramentos em comunidades rurais; narrativas e memórias (auto)biográficas; alfabetização e letramentos nas escolas; memórias e envelhecimento.

Formas de Pagamento