Compre aqui
Link para DownLoad Gratuito do ebook:
https://drive.google.com/file/d/1eiWlQ50ME8pVdECWpgNTlQSqGeRrMm-e/view?usp=drive_link
A linguística histórica tem demonstrado amplo fôlego no mundo lusófono, em parte pela existência de tantas variedades do português nos vários continentes. Esta obra, A mudança linguística em várias perspectivas, primeiro volume de uma série de três, apresenta um convite ao leitor interessado nesse campo de estudos a observar diferentes visões teóricas e metodológicas para o estudo da linguística histórica naquele que é seu tema central: o conceito de mudança linguística, a partir de quatro palestras. Além disso, apresenta memoriais das homenageadas no V Congresso Internacional de Linguística Histórica (V CILH), as professoras Mary Kato e Charlotte Galves, além de homenagens póstumas a elas e a Fernando Tarallo e Anthony Kroch, pessoas que tiveram grande impacto na linguística histórica brasileira, e um texto introdutório com um fio condutor sobre o contexto e o conteúdo do livro.
Sobre os organizadores:
Aroldo Andrade é doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas e professor na área de Gramática da Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, assim como no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Suas principais áreas de pesquisa incluem a mudança gramatical no português e a comparação entre línguas românicas ocidentais, com ênfase em construções informacionalmente marcadas, pronomes clíticos e predicados complexos.
Elisângela Gonçalves é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012), mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UESB) e é professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É membro do “Grupo de Pesquisa das Estruturas Gramaticais e de Aquisição da Linguagem” (UESB/CNPq) e do “Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem)” (GPEL/UESB/CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Morfologia em interface com a Sintaxe e com estudos do Léxico e em Linguística Histórica.
Pablo Faria é doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas e professor na área de Aquisição da Linguagem no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, assim como no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Suas principais áreas de pesquisa incluem a Aquisição de Linguagem e a Linguística Computacional através de abordagens teóricas e experimentais.
Participam da coletânea:
Ataliba Teixeira de Castilho
Beatrice Santorini
Charlotte Galves
Francisco Dubert-García
Ian Roberts
Juanito Ornelas de Avelar
Maria Eugênia Duarte
Mary Kato
Pierre Swiggers
|