COMPRE AQUI
Esta é uma contribuição original e relevante para a literatura em torno do ensino de Português como Língua Adicional (PLA) praticado nos Estados Unidos. A obra é organizada de forma clara, informativa e abarca trabalhos nas áreas da linguística aplicada, literatura, aspectos sociais e culturais, questões de raça, práticas pedagógicas e mais. Além disso, este livro abre uma janela para entender a prática pedagógica empregada em diferentes universidades norte-americanas e propõem um valioso e necessário diálogo entre professores e pesquisadores de PLA dos EUA, do Brasil e demais países lusófonos. Sem dúvida, o livro Conexões: O Ensino de Português nos Estados Unidos é uma leitura obrigatória para aqueles que visam entender o trabalho acadêmico que é realizado nas universidades norte-americanas em relação ao Português como Língua Adicional. (Profa. Dra. Flávia Azeredo-Cerqueira, Johns Hopkins University, Baltimore, EUA)
Sobre os Organizadores
Kleber Aparecido da Silva é professor associado do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto, obteve o mestrado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e o doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). Leciona disciplinas do curso de Letras Português do Brasil como Segunda Língua e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem gênero, raça e educação linguística; lingua(gem), discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e formação crítica de professorxs de línguas; teorias e pedagogias críticas e práticas decoloniais na produção de conhecimentos.
Eduardo Viana da Silva é docente e coordenador do Programa de Português na Universidade de Washington (UW), em Seattle, Estados Unidos. Obteve seu título de mestre em Literatura Luso-Brasileira pela Brigham Young University (BYU) e doutorado em Literatura Brasileira com ênfase em Linguística Aplicada pela Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Sua experiência profissional e de pesquisa abrange o ensino de português como língua adicional, com ênfase à linguística aplicada e desenvolvimento curricular em conexão com a formação de competência global e o ensino de literatura, cinema e cultura lusófona.
Participam da coletânea:
Adriana Picoral
Ana M. Carvalho
Alan Parma
Bruna Sommer-Farias
Carlos Pio
Célia Bianconi
Cristiane Soares
Edvan P. Brito
Fernanda Ferreira
Gláucia V. Silva
Maria Luci De Biaji Moreira
Mariana Centanin Bertho
Mércia Regina Santana Flannery
Michele Saraiva Carilo
Orlando R. Kelm
Paulo Dutra
Rachel Mamiya Hernandez
Vivian Flanzer
|
Eduardo Viana da Silva - Eduardo Viana da Silva é docente e coordenador do Programa de Português na Universidade de Washington (UW), em Seattle, Estados Unidos. Obteve seu título de mestre em Literatura Luso-Brasileira pela Brigham Young University (BYU) e doutorado em Literatura Brasileira com ênfase em Linguística Aplicada pela Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Sua experiência profissional e de pesquisa abrange o ensino de português como língua adicional, com ênfase à linguística aplicada e desenvolvimento curricular em conexão com a formação de competência global e o ensino de literatura, cinema e cultura lusófona. Kleber Aparecido da Silva - É licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp. Foi coordenador do "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência" (PIBID - Letras), no triênio 2011-2013 e 2014-2016. É professor adjunto 3 do curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua, PBSL) do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) e da Universidade Aberta do Brasil - UnB. É professor e orientador do curso de pós-graduação (Mestrado/Doutorado/Pós-Doutorado) em Linguística (PPGL) da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem publicado artigos em diversos periódicos e em livros de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no Brasil quanto no exterior. É o vice-presidente do Grupos de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste, no biênio 2014-2016. É o líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Críticos e Avançados em Linguagem", certificado e aprovado pelo CNPq e pela UnB. |