COMPRE AQUI
Participam da coletânea:
- Ana Cristina Marinho
- Ana Fátima Cruz dos Santos
- Ana Rita Santiago (org.)
- Andreia Lisboa S. Johnson
- Carlos Alberto de Negreiro
- Daniela Galdino Nascimento
- Daynara Lorena Aragão Côrtes
- Eduardo de Assis Duarte
- Florentina da Silva Souza
- Gislene Alves da Silva
- Iris Maria da Costa Amâncio
- Jailma dos Santos Pedreira Moreira
- Jeane de Cassia Nascimento Santos
- Jurema Oliveira
- Maria Anória de Jesus Oliveira (org.)
- Maria Nazaré Mota Lima
- Renzilda Ângela de S. Ferreira de Santa Rita
- Rinah de Araújo Souto
- Rosilda Alves Bezerra
- Tânia Maria de Araújo Lima
- Tássia Fernanda de Oliveira Silva
- Vania Vasconcelos
A civilização ocidentalizada a partir da violenta imaginação europeia é legatária da empresa colonial escravista – a história a contrapelo já nos vem narrando estes fatos há tempos. Sabemos disto como sabemos ser redonda a Terra que habitamos com nossas (des)humanidades, embora negacionistas sempre existam em todos os tempos históricos. Nosso saber público, portanto, não interdita os acumpliciamentos de um racismo que, sistematicamente, insiste em habitar as fantasmagorias da suposta cordialidade brasileira e sair das sombras ileso a cada corpo negro abatido, esquecido e perdido para as nossas dores mais íntimas, insones e silentes. Na noite escura e fria, soam dissonantes vaga-lumes, entre-tanto. Renascem em gerações, iluminando o horizonte de nossas esperanças. Estes textos sobre Literaturas afro-brasileira e africanas são suas luminescências. Agradecemos.
Sobre os organizadores
Ana Rita Santiago – Foi Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É pós-doutora (Universitè Paris Descartes, Paris 1, Sorbonne, França, (2017)). Possui doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2010) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2005). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de educação, Campus II, Alagoinhas.
Maria Anória de Jesus Oliveira – Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2010), com estágio sanduíche/CAPES (Moçambique/Maputo), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialização em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, Graduação em Letras (PUC-SP) e Pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bolsista CNPQ (2015).
|
Maria Anória de Jesus Oliveira - Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2010), com estágio sanduíche/CAPES (Moçambique/Maputo), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialização em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, Graduação em Letras (PUC-SP) e Pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bolsista CNPQ (2015). Ana Rita Santiago - Foi Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É pós-doutora (Universitè Paris Descartes, Paris 1, Sorbonne, França, (2017)). Possui doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2010) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2005). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de educação, Campus II, Alagoinhas. |