Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
MERCADINHO
Saudade do Meu Gato Dom
Francisco Neto Pereira Pinto.
ISBN: 978-85-7591-767-1
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Edição Impressa

 

Sinopse:

Compre aqui

Link para a compra da Versão em e-book:

https://www.amazon.com.br/dp/B0CHTDKCWK

A literatura tem seus desafios e a palavra luta com seus (des)limites. Podemos, como declarou Manuel Bandeira, ocuparmo-nos de um lirismo bem-comportado, comedido, um lirismo funcionário público, com livro de ponto, expediente e protocolo. Podemos gastar as tintas da nossa pena com descrições do arrebol. Falar de luas que crescem, mínguam, de estrelinhas. De flores e amores, rimando tudo com alegria. Podemos até nos distanciarmos ao máximo e fazer textos insípidos, bem adestradinhos, tratando de qualquer coisa que afinal resulte em um muito sobre nada. Corremos inclusive o risco de sermos ovacionados por críticos que amem a forma pela forma... Podemos preencher linhas e mais linhas como quem se distrai em prática de caligrafia, observando a regularidade dos desenhos do papel. Tudo pode ser, afinal, razão ou desrazão de literatura. Ou podemos, no exercício de toda impotência, tratar de temas que nos corroem a alma, mesmo as mais distraídas, mesmo as que tentam distanciar-se de dores como a do luto.

Nesse conto testemunho, o narrador fala da perda de um gato. Não era assim um gato tão amoroso o tempo todo. Fazia escolha de afetos. Que gatos o seriam? Dom, que já tinha virado personagem de final feliz, numa narrativa anterior, personagem eternizada na escrita de Francisco, em O Gato Dom, agora falece. Dom nem era ficção. Era pura presença no mundo, com todo direito de ser e viver. Mas a vida… A vida dos gatos é sempre mais breve, conforme sinalizam os que contam a idade dos gatos. A nossa, quem saberá? O que um dolorido narrador nos revela é que cuidados, mimos e o amor não protegem ninguém da inesperada morte das gentes. É assim a vida. É assim esse um conto que fala da partida de um gato, com expressões de dor que só sente de verdade, lá bem dentro, aquele que ama. [Dra. Luiza Helena Oliveira da Silva, Escritora e Profa. Universitária]

 

 

Sobre o autor

 

Francisco Neto Pereira Pinto é Psicanalista, Professor e Escritor. Membro da Academia de Letras e Norte do Tocantins – Acalanto, onde ocupa a cadeira 12. Doutor em Ensino de Língua e Literatura. É professor dos Cursos de Medicina e Psicologia do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos / Unitpac e no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura – PPGLLIT, da UFNT. Foi um dos organizadores das coletâneas Panorama contemporâneo das pesquisas em ensino da literatura, publicado em 2016, pela EDUFCG, e Ensino da Literatura no Contexto Contemporâneo, publicado em 2021 pela Mercado de Letras. Na esfera literária, já publicou dois livros de contos: o primeiro em 2018, com o título Sobre a vida e outras, pela editora In House, e o segundo, À beira do Araguaia, em 2021, pela Mercado de Letras. Em 2022 publicou o primeiro livro infantil, também pela Mercado de Letras, O Gato Dom.

Sobre os Autores:
Francisco Neto Pereira Pinto - Psicanalista e contista. Doutor e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, onde coordena a Liga Araguainense de Psicanálise e Educação. Foi um dos organizadores da coletânea Panorama contemporâneo das pesquisas em ensino da literatura, publicado em 2016, pela EDUFCG, e, em 2018, publicou o primeiro livro de contos Sobre a vida e outras, pela editora In House.

Formas de Pagamento