O trabalho de pesquisa realizado coletivamente é um dos maiores e mais difíceis desafios da vida acadêmica, particularmente em nosso país. Grupos de pesquisa, sobretudo aqueles constituídos e instituídos por toda sorte de constrangimentos “legais”, que conseguem desenvolver projetos de maneira inequivocamente coletiva, são raras e honrosas exceções. No interior desse pequeno universo, são mais raros ainda aqueles cujas práticas são fortemente marcadas pela alteridade.
Dessa maneira, o Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp apresenta ao público parte da sua produção recente, reunidas nesta coletânea: trabalhos escritos por mãos hábeis de artesãos, mestres no ofício de historiar.
O título, Memórias e histórias da escola, evidencia uma concepção da história (da história res gestae) e do ofício de historiar. De acordo com essa concepção, registros de práticas sociais supostamente semelhantes, como as escolares, são passíveis de comparação, pois se parte do pressuposto que existem diferenças nas semelhanças.
TEMAS ABORDADOS NA OBRA:
MEMÓRIA, HISTÓRIA E POLÍTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E
REFORMAS CURRICULARES RECENTES
Aida Rotava Paim, Idelsuite de S. Lima e Maria do Carmo Martins
FONTES DE PESQUISAS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DA MEMÓRIA EDUCACIONAL
Rogério Xavier Neves Maria do Carmo Martins
NO CAMINHO DA VERDADE E DO DEVER: O COLÉGIO PIRACICABANO E A EDUCAÇÃO
FEMININA EM FINS DO SÉCULO XIX
Edivilson Cardoso Rafaeta e Heloísa Pimenta Rocha
HISTÓRIA DA ESCOLA CAETANO DE CAMPOS: O ESTUDO DAS FORMAS DE (RE)EXISTIR
DOS EDUCADORES NA TRADICIONAL ESCOLA PAULISTA
Ana Regina Pinheiro e Vera Lúcia S. De Rossi
A PRIMEIRA ESCOLA NORMAL PÚBLICA DE CAMPINAS:
TESTEMUNHOS E INDÍCIOS DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO
Leny Azevedo e Vera Lúcia S. De Rossi
VOCÊ SE DEPARA COM PROFESSORES MAIS VELHOS E SE SENTE UMA FORMIGA:
MEMÓRIAS DO FAZER-SE PROFESSOR(A) DE HISTÓRIA
Elison Antônio Paim e Maria Carolina B. Galzerani
TEMPO HISTÓRICO: CONHECIMENTOS E TRAJETÓRIAS
DE VIDA DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS
Magda Madalena Tuma e Ernesta Zamboni
DISCRIMINAÇÕES EM SALA DE AULA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E ENSINO DE HISTÓRIA
Márcia Regina P. Bichara e Maria Carolina B. Galzerani
O ESTUDO DO MUNICÍPIO NAS SÉRIES INICIAIS: REFLETINDO SOBRE AS RELAÇÕES
ENTRE HISTÓRIA LOCAL, HISTÓRIA DOLOCAL E A TEORIA DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS
Sandra Regina F. de Oliveira e Ernesta Zamboni
SOBRE OS AUTORES
Aida Rotava Paim é doutoranda em Educação pela FE/Unicamp, possuindo larga experiência como gestora da rede de ensino do estado de Santa Catarina.
Ana Regina Pinheiro é doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp. Produziu artigos sobre a produção discente e sobre os impressos escolares, em livros e revistas especializadas em História e em Educação.
Edivilson Cardoso Rafaeta é graduado em História pela Universidade Metodista de Piracicaba, Unimep, mestre em Educação pela FE/Unicamp.
Elison Antônio Paim é doutor em Educação pela FE/Unicamp, professor da Unochapecó/SC, coordenador do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM), coordenador da linha de pesquisa formação de professores, do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Professores e editor da revista Cadernos do CEOM.
Ernesta Zamboni é professora do Delart da FE/Unicamp, doutora na área de Educação pela FE/Unicamp. Desenvolve pesquisas sobre Ensino de História, tendo como pontos centrais de reflexão a memória, a cultura, a identidade e a educação. Autora de livros didáticos para o Ensino Fundamental, investigadora participante da Red Internacional de Educación, Cultura y Política en América Latina, sócia fundadora da Associação Brasileira dos Pesquisadores do Ensino de História.
Idelsuite de Souza Lima é doutora em Educação pela FE/Unicamp, professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande e membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Sociais, dessa mesma instituição.
Heloísa Helena Pimenta Rocha é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, professora no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Unicamp e membro do Comitê Gestor do Centro de Memória da Educação. É auytora da obra "A higienização dos costumes -- Educação escolar e saúde pública no projeto do Instituto de Hygiene de São paulo (1918-1925)", publicado pela Mercado de letras em 2003.
Leny Azevedo é doutora em Educação pela FE/Unicamp e professora da UENF/CCH (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro).
Magda Madalena Tuma é doutora em Educação pela FE/Unicamp, professora da Universidade Estadual de Londrina.
Márcia Regina Poli Bichara é mestre em Educação pela FE/Unicamp e professora de história do ensino fundamental, na rede particular de ensino de Campinas.
Maria Carolina Bovério Galzerani é doutora em História Social pela Unicamp, docente dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da FE/Unicamp, membro do GT de Ensino de História da ANPUH-SP e do Conselho Consultivo da ANPUH-SP, integra a World Association for Educacional Research (WAER) e desenvolve linhas de pesquisa relativas à formação de professores, ao ensino de história e à história da educação política dos sentidos.
Maria do Carmo Martins é historiadora e doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da FE/Unicamp, coordenadora do Comitê Gestor do Centro de Memória da Educação da Unicamp e membro da Red Educación, Cultura y Política en América Latina.
Rogério Xavier Neves é doutorando em Educação pela FE/Unicamp, colaborador técnico na organização de acervos do Centro de Documentação e Memória da Unesp e professor temporário contratado da Universidade Federal de São Carlos.
Sandra Regina Ferreira de Oliveira é doutora em Educação pela FE/Unicamp e professora da Unioeste (Cascavel).
Vera Lucia Sabongi De Rossi é professora doutora do Delart (Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte) da Faculdade de Educação da Unicamp, Membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes).
|