A Publicação desta coletânea (em coedição com a Universidade do estado de Santa Catarina) sobre o ensino secundário catarinense, organizada por Norberto Dallabrida e Celso Carminati, da UDESC, é uma contribuição valiosa para a historiografia sobre as instituições escolares no país, pois possibilita que o público mais amplo tome conhecimento dos esforços investigativos e dos resultados do difícil exercício de formação de novos pesquisadores na área de História da Educação desenvolvidos nessa importante instituição de educação superior de Santa Catarina.
De fato, esta linha de pesquisa – história das instituições escolares – tem sido bastante desenvolvida na área de História da Educação, o que ocorre a partir das pesquisas em vários programas de pós-graduação em educação no Brasil e no exterior, em especial em Portugal.
O caráter monográfico dos trabalhos apresentados nos dez textos que integram a presente coletânea compreende o exame das particularidades de instituições escolares vinculadas a diferentes instâncias promotoras do ensino – Igreja, Estado e Sociedade Civil – que se dedicavam ao ensino secundário em Santa Catarina, apresentando um panorama da história deste ensino no Estado, do final do século XIX a meados do século XX. Leitura agradável, com textos bem redigidos e adequadamente ilustrados, é recomendável não só aos estudiosos da temática, mas a todos que se interessam pelas questões educacionais brasileiras. É um belo trabalho!
Temas que compõem a obra e seus autores:
PREFÁCIO (Angela Xavier de Brito e Régine Sirota)
ENSINO SECUNDÁRIO EM SANTA CATARINA: DA INSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA A ERA VARGAS (A GUISA DE INTRODUÇÃO) (Norberto Dallabrida e Celso João Canninati)
GINÁSIO LAGUNENSE: LAICIDADE E CO-EDUCAÇÃO (1932-1945) (Norberto Dallabrida e Fernando Leocino da Silva)
SÓLIDA INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO ESMERADA: AS ESTRATÉGIAS DISCIPLINARES NO COLÉGIO SANTO ANTÔNIO, BLUMENAU-SC (1932-1942) (Rogéria Rebello Diegoli)
PROJETANDO OS FUTUROS VARÕES: O GINÁSIO DIOCESANO E A REAFIRMAÇÃO DAS ELITES DA SERRA CATARINENSE (Fernando Leocino da Silva)
SOBRE MULHERES DISTINTAS E DISCIPLINADAS: PRÁTICAS ESCOLARES E RELAÇÕES DE GÊNERO NO GINÁSIO FEMININO DO COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS (1935-1945) (Letícia Cortellazzi Garcia)
LABOR DE RESISTÊNCIA: TENSÕES NO INSTITUTO BOM JESUS EM TEMPOS DE NACIONALIZAÇÃO (Luana Bergmann Soares)
A CO-EDUCAÇÃO ESCOLAR DAS CIDADES-IRMÃS: GINÁSIO BARÃO DE ANTONINA NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940 (Marcos R. Martins)
GYMNASIO “JOSÉ BRASILÍCIO” UMA ALTERNATIVA LAICA PARA O ENSINO SECUNDÁRIO (José E. B. Tapia e Celso João Canninati)
“BONS CRISTÃOS E VIRTUOSOS CIDADÃOS”: ESTRATÉGIAS DISCIPLINARES APLICADAS PELA CONGREGAÇÃO MARISTA NO GINASIO AURORA (1938-1945) (Ana Laura Tridapalli)
O GINASIO CATARINENSE E O FRACASSO DO ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO EM SANTA CATARINA (1892 -1906) (Rudinélio Renaldo de Assis e Camila Porto Fasolo)
O GINÁSIO DAS ELITES DIRIGENTES (Norberto Dallabrida)
Sobre os organizadores
NORBERTO DALLABRIDA – Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor nos programas de Pós-Graduação em Educação e em História da UDESC. Pesquisador do CNPq.
CELSO JOÃO CARMINATI – Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no programa de Pós-Graduação em Educação e Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC.
|