Se você quer entrar em contato com sugestões diferentes para realizar um bom trabalho com leitura e produção de textos com seus alunos do ensino fundamental, este livro poderá auxiliá-lo! Se as suas aulas de língua materna são baseadas sempre em um mesmo “modelo”: leitura do texto, perguntas de interpretação e exploração de elementos gramaticais, como classes de palavras ou funções sintáticas, você precisa conhecer a proposta de ensino de gêneros textuais em seqüência didática!
Este livro é escrito por professoras de língua materna, que acreditam que a escola tem uma tarefa no ensino-aprendizagem da língua; é um livro que nasce da experiência delas como docentes que têm um pé na academia, mas que estão sempre preocupadas com a sala de aula.
Procuram oferecer a você, professor do ensino fundamental, sugestões de como trabalhar, em sala de aula, diferentes gêneros textuais, a fim de que você possa auxiliar seus alunos no desenvolvimento de efetivas competências relacionadas à leitura e à produção de textos pertencentes a esses gêneros.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
O QUE É, PARA VOCÊ, O TRABALHO COM TEXTO NA ESCOLA?
A PROPOSTA DE TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS
Gêneros X tipos: algumas confusões na escola
Sugestões de trabalho com os gêneros: a seqüência didática
O CONTO HUMORÍSTICO INFANTIL
A caracterização do gênero
Textos que podem ser utilizados nas oficinas
As oficinas
NEM TUDO SÃO FLORES
A caracterização do gênero
A seqüência didática
Ponderações sobre os resultados
Repensando a seqüência didática apresentada
GÊNERO DIÁRIO EM DIFERENTES CONTEXTOS: REAL OU VIRTUAL?
O blog como contexto virtual para o trabalho com gêneros
O gênero diário pessoal
A seqüência didática
CONSTRUINDO OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DA NARRATIVA
O autor e o narrador
O espaço
A seqüência narrativa e a organização temporal
Os personagens típicos
Sobre as autoras:
Ana Maria é professora universitária e pesquisadora do Programa de Pós Graduação (PPG) no curso de mestrado em Lingüística Aplicada da UNISINOS, Aprendizagem de Língua Materna.
Daiana é mestra, formada na Unisinos (PPG), trabalha em uma faculdade (FACCAT-RS) e professora do ensino fundamental, em uma escola municipal de Novo Hamburgo. Rafaela é doutoranda da CAPES, Unisinos (PPG) e professora de Língua Portuguesa em escola estadual na cidade de Gramado.
http://www.generosdetexto.com.br/
|
Ana Maria de Mattos Guimarães - É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna, à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual e a análises do trabalho educacional. Tem se preocupado em analisar o agir docente em salas de aula de Língua Portuguesa, sobretudo as interações professor/alunos.Daiana Campani - Rafaela Fetzner Drey - |