Nos últimos anos é cada vez mais frequente a matrícula de alunos com deficiências, transtornos globais no desenvolvimento e altas habilidades nas escolas de todo o país. Diversas pesquisas registram as dificuldades de professores e de toda a escola frente ao desafio de escolarizar alunos com diferentes características.
Acreditamos que a frequência desses alunos nas salas de aula das escolas deve impulsionar os professores à busca de novos conhecimentos que os levem a entender melhor a diversidade e as peculiaridades do desenvolvimento humano.
Este livro tem o propósito de auxiliar a formação contínua de professores já atuantes e de futuros educadores, introduzindo-os em questões básicas do desenvolvimento e da escolarização de alunos com deficiências. Seu propósito é desmistificar crenças que se consolidaram na história de nossa educação e servir como indutor de busca de futuros estudos. Enfim, os capítulos propõem-se a incentivar o envolvimento de professores e de futuros educadores no belo desafio que é a educação do ser humano com toda riqueza de sua diversidade.
SOBRE OS AUTORES:
Ana Teresa Villaça Lotfi - Formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pediatra e Neuropediatra pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Neurociências pela Unicamp. Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Título de Especialista em Pediatria com área de atuação em Neurologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Médica Brasileira.
Carla Karnoppi Vasques - Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar; sujeitos da educação especial; educação e processos de subjetivação; formação de professores; autismo e psicoses infantis; alteridade. Professora da FACED e do PPGEdu/UFRGS.
Claudio Roberto Baptista - Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Educação pela Universita degli Studi di Bologna. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o NEPIE (Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar) na UFRGS.
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs. Realizou pós-doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ROMA) e é consultora de diversas agências de fomento e assessora para a área de surdez.
Kátia Regina Moreno Caiado - Possui Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, educação do campo e escola inclusiva.
Lívia Cristiane Pereira Dal Bello - Possui Graduação em Pedagogia Formação de professores de Educação Especial pela PUC-Campinas. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com pesquisa desenvolvida na área da deficiência visual. Atualmente é Pedagoga Braille da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atua como Professora de Educação Especial na rede municipal de Campinas.
Márcia Denise Pletsch - Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Altas Habilidades pela mesma Universidade. É professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o Observatório de Educação Especial e inclusão educacional: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem.
Maria de Fátima Carvalho - Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialização em Educação e Tratamento de Crianças com Distúrbios de Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da USP, São Paulo, e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2006 realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP, São Paulo, com bolsa da FAPESP. É professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.
Marilda Moraes Garcia Bruno - Possui Graduação em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração, Graduação em Pedagogia com Habilitação Ensino do Deficiente Visual pela Universidade de São Paulo (USP), Especialização em Intervenção Precoce na Fundação Oftalmológica de Bueno Aires, Argentina, Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Doutorado em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professora da Universidade Federal da Grande Dourados, Docente do Programa de Pós Graduação em Educação e da Faculdade de Educação.
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus do Pantanal.
Rosalba Maria Cardoso Garcia - Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, cidadania, ensino regular e política educacional.
Silvia Márcia Ferreira Meletti - Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-São Paulo). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
|