Se faz mister repensar a formação do pesquisador em Políticas Educacionais e também repensar a produção do conhecimento cientifico que está sendo colocada nos acervos científicos, para que finalmente se possa fazer um balanço do que na realidade nós temos e o que efetivamente nos interessa enquanto intelectuais orgânicos gramscianos. A grande discussão se faz em torno da formação do investigador na área de políticas educacionais. Quem forma o futuro formador? Como está a delimitação do conhecimento cientifico na área de políticas educacionais? É necessário então, que a pesquisa científica seja repensada e a formação do pesquisador também, para que se possa fazer a diferença nesta sociedade trazendo um outro conceito de ciência, enquanto atividade humana, que não pode renegar seu caráter histórico de práxis libertadora (e não de alienação utilitária). Este livro possui conteúdo importante para todos os educadores que se preocupam com essas questões na contemporaneidade. Nosso foco foi trazer tema para o território latino-americano. Desejamos ao leitor, uma profícua análise do conteúdo abordado nesta obra, tão pertinente e atual neste contexto de América Latina que estamos vivenciando nos últimos dois. O momento histórico mudou, pois então que mudem as pesquisas em política educacional trazendo não só reprodução do que já foi investigado, mas sim, objetos de análise que façam a diferença nesta sociedade desigual e injusta cerceada pelos ditames do mercado capitalista.
SOBRE A ORGANIZADORA:
Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Graduação em Pedagogia e História; Mestre e Doutora pela FE da Unicamp em Filosofia, História e Educação. Pós-doc em Políticas Educacionais pela USP e em Política, Ciência e Tecnologia pela Unicamp. Docente do PPGEd da Unoesc, Joaçaba / SC. Pesquisadora colaboradora do PPGEd URI/RS. Pesquisadora Associada do Giepes Unicamp. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior Unoesc - Unicamp. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - Giepes Unicamp. Líder da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - Rieppes. Editora chefe da Revista Internacional de Educação Superior Riesup da FE da Unicamp. Pesquisadora do CNPq e do Obeduc.
E-mail: malu04@gmail.com
SOBRE OS AUTORES:
Altair Alberto Fávero - Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador de diversos livros publicados na modalidade Coletânea pela editora Mercado de Letras e pela CRV de Curitiba. E-mail: altairfavero@gmail.com
Amarilio Ferreira Jr. - É graduado em História pela Universidade Católica Dom Bosco (1978) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1986), especialização em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou (1984/1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado em História da Educação pelo Institute of Education da University of London (2011/2012), onde foi professor visitante (Academic Visitor). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) atuando na área de Educação (graduação, mestrado e doutorado), com ênfase em História, Filosofia e Sociologia da Educação. No âmbito da pesquisa tem produzido nas seguintes temáticas de História da Educação Brasileira: educação jesuítica colonial, políticas educacionais da ditadura militar e movimento sindical dos professores da escola pública. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
E-mail: ferreira@ufscar.br
Andrelisa Goulart de Mello - Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM). Mestre em Educação (PPGE/UFSM/2014). Licenciando em Pedagogia na UFSM. Especialista em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFSM/2011). Licenciada e Bacharel em História (CCSH/UFSM/2009). Professora da Educação Básica do Colégio Franciscano Sant’Anna. Integrante e pesquisadora no Grupo de Pesquisa ELOS/CNPq. Bolsista do Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior- CAPES/Brasil no projeto intitulado Interlocuções entre Políticas Públicas e Ações Pedagógicas: limites e possibilidades (Grupo de Pesquisa ELOS). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação, tendo as seguintes temáticas como foco: Práticas Escolares; Políticas Públicas; Currículo; Gestão da educação e Ensino Médio. E-mail: andrelaizes@gmail.com
Anita Helena Schlesener - graduou-se em Filosofia (UFPR), fez Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade (PUC-SP); Doutorado em História (UFPR) e Pós-doutorado em Educação (Unicamp). Desde a década de 80 dedica-se ao estudo dos escritos de Antonio Gramsci, tendo publicado os seguintes livros: Hegemonia e Cultura: Gramsci pela Editora UFPR, com a sua terceira edição em 2007, Revolução e Cultura em Gramsci, (2001), Antonio Gramsci e a política italiana. Pensamento, polêmicas, interpretação, (2005), A Escola de Leonardo: política e educação nos escritos de Gramsci (2009), Os tempos da História - leituras de Walter Benjamin (2011), Grilhões Invisíveis - as dimensões da ideologia, as condições de subalternidade e a educação em Gramsci (2017). Foi professora de Filosofia da UFPR de 1976 a 2005. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2001 por sua participação no livro didático Para Filosofar, publicado pela Editora Scipione. Membro do Conselho Nacional da International Gramsci Society (gestão 2015-2017). Atualmente é professora na Universidade Tuiuti do Paraná, no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação.
Antonio Bolívar - Doctor en Ciencias de la Educación. Profesor Catedrático en la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Granada (España). Principales líneas de trabajo y publicaciones: Educación moral de la ciudadanía, asesoramiento curricular y formación de profesores, Innovación y desarrollo del currículum, desarrollo organizacional, e Investigación biográfico-narrativa. Ha publicado más de treinta de libros y más de cien artículos. Ha participado, como director o miembro de equipo, en más de veinte de Proyectos de investigación. Dirige la Revista “Profesorado” y es miembro de Comités editoriales o científicos de varias revistas. Entre sus libros: Cómo mejorar los centros educativos (Madrid: Síntesis, 1999); Educación para la ciudadanía. Algo más que una asignatura (Barcelona: Graó, 2007); Políticas de mejora y liderazgo educativo (Málaga: Aljibe, 2012). E-mail: abolivar@ugr.es
Camila Moresco Possebon - Possui Mestrado em Educação com ênfase em práticas escolares e políticas públicas, é Especialista em Gestão Educacional e Pedagoga (UFSM). Já desenvolveu atividades de tutoria e pesquisa no Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho) e foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Participa, atualmente, do Grupo de Pesquisa Elos, do Centro de Educação/UFSM e do Projeto Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades do Programa Observatório da Educação (Obeduc/Capes). É professora da educação básica e cursa Educação Especial - Licenciatura Plena (UFSM).
E-mail: camis.mp@gmail.com
Carina Tonieto - Doutoranda em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora no Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios na Universidade de Passo Fundo. Professora do curso de Filosofia e Área de Ética e Conhecimento na UPF e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS/Campus de Ibirubá. Dentre suas inúmeras publicações, se destacam pela Editora Mercado de Letras, as obras Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2013) Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010).
E-mail: tonieto.carina@gmail.com
Elina Renilde Ribeiro de Oliveira - Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina/Unoesc. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/Ufpa (1999). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Ufrj (2000), Especialista em Gestão Escolar pela Uepa (2010). Docente de nível superior na Faculdade de Itaituba/PA. Técnica Educacional na Escola Estadual Benedito Correa de Souza - Itaituba/PA e docente de ensino fundamental no município de Itaituba/PA. Desenvolve estudos na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania enfocando principalmente os seguintes temas: Políticas Públicas em Educação, Políticas de Avaliação Educacional e Responsabilização.
E-mail: elinameira@hotmail.com
Giedre Teresinha Ragnini de Sá - Possue una licenciatura en Letras por la Universidad del Planalta Catarinense (1987) y es magíster en Educación (Uniplac 2010). Actualmente, se desempeña como coordinadora del programa de formación de profesores de la Prefeitura Municipal de Lages en la cual también se desempeña como profesora. É docente do Centro Universitário Facvest. Atualmente também trabalho com o PNAIC (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa) programa do MEC. Membro do grupo de Professores Formadores da UFSC para o PNAIC. Tiene experiencia en el área de educación con énfasis en planeamiento educativo. E-mail: giragninisa@gmail.com
Gildenir Carolino Santos - Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista-visitante (consultor) em 2011 para atuar junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex na Coordenação de Atendimento a Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT]. Editor de revistas científicas eletrônicas das áreas de Educação e Biblioteconomia. Vice-coordenador nacional do Fepae - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação [out. 2013/out. 2015]. Editor-coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação e áreas afins do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP) há mais de 20 anos. Editor do e-LIS (Repository e-prints Library and Information Science), desde fevereiro de 2015. Atua como docente no curso a distância sobre Fontes de indexação para Periódicos Científicos pela Content Mind, desde 2013. Atualmente é membro do Conselho Deliberativo da ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos (2016-2020).Tem experiência na área de Educação, e na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas.
E-mail: gilldenir@gmail.com
Jaime Morelez Vázquez - Profesor-Investigador de la Facultad de Pedagogía de la Universidad de Colima, México. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores, Nivel 1, que es un programa del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, y Perfil Deseable por el Programa para el de Desarrollo del Personal Docente para el tipo Superior de la Secretaría de Educación Pública, México. Temas de interés: uso de la investigación y políticas educacionales. Líder del Grupo de Estudios y Pesquisas en Educación Superior, México (Geppes/MX) y responsables del Cuerpo Académico Culturas, Políticas y Procesos Educativos (UCOL-CA-104).
E-mail: jamovaz@hotmail.com
Joacir Marques da Costa - Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutor em Educação (PPGE/UFSM). Mestre em Educação (UFSM). Especialista em Gestão Educacional (UFSM). Integrante e pesquisador nos Grupos de Pesquisa ELOS/CNPq, Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPGE/CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa “matE² - Educação e Educação Matemática”/CNPq. Desenvolve pesquisas e estudos na área de educação e escolarização, tendo as seguintes temáticas norteadoras: políticas educacionais, gestão da educação, sistema educacional, conselho municipal de educação, formação de professores e educação matemática. E-mail: mc.joacir@gmail.com
Luiza Helena Dalpiaz - Doutorado em Ciências da Educação na Universidade Paris 8 Vincennes à Saint-Denis, na França (Reconhecimento: UFSC). Especialização em Trabalho Social e Práticas Sociais, na Universidade Paris 8. Graduação em Serviço Social (Pucrs). Atualmente professora-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (Geppec). E-mail: lhdalpiaz@gmail.com
Marcio Giusti Trevisol - Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai). Atualmente é professor da Universidade do Oeste da Santa Catarina (Unoesc), atundo nas áreas de filosofia da educação, ciência política e ética. Atua na pesquisa e na extensão Universitária. É líder do grupo de pesquisa, “Comunicação, Mídia e Sociedade” onde desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: política e comunicação, ideologia, indústria cultural e educação e sociedade do conhecimento. Na extensão atua na formação de professores das redes estaduais, particulares e municipais fornecendo e estruturando cursos de capacitação docente. É coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unoesc/Hust. Consultor Fapesc. E-mail: márcio.trevisol@unoesc.edu.br
María Verónica Leiva Guerrero - Profesora de EGB, Licenciada en Educación por la universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Chile, Postítulo en Procesos Pedagógicos Mención Gestión Curricular por la Universidad de Santiago de Chile, Diplomada en Proyectos Educacionales por la Universidad Marítima de Chile, Doctora en Didáctica en Ciencias de la Educación por la Universidad de Oviedo, España. Actualmente es Profesora Adjunta, Jornada Completa de la Escuela de Pedagogía en las asignaturas de Evaluación para el aprendizaje y Modelos de Evaluación. Directora de la Revista Perspectiva Educacional, Formación de Profesores. Se ha desempeñado como docente de pre y posgrado en universidades chilenas, habiendo sido Directora de Aseguramiento de la Calidad y de Postgrado de Educación de la Universidad Marítima de Chile, Jefa de la Carrera de Educación Básica en la Universidad Católica Silva Henríquez y en la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Jefa de Investigación de la Escuela de Pedagogía de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Ha desarrollado investigaciones y publicado artículos en el ámbito del asesoramiento educativo, desarrollo institucional de los centros escolares, liderazgo pedagógico, formación de profesores, curriculum y evaluación educativa.
E-mail: verónica.leiva@pucv.cl
Marilda Pasqual Schneider - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pós-Dourado em Política Educativa, pela Universidade do Minho de Portugal. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), editora-chefe da Revista Roteiro e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) da Unoesc, desenvolvendo pesquisas que enfocam, principalmente, os seguintes temas: políticas de avaliação educacional e políticas curriculares.
E-mail: marilda.schneider@unoesc.edu.br
Marilene Gabriel Dalla Corte - Doutora em Educação (PUCRS); Mestre em Educação (UFSM); Especialista em Administração e Supervisão Escolar (UFSM); ?Licenciada em Pedagogia - FIC. Bolsista CNPq/PDJ, cursando Pós-Doutorado (PUCRS). Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora Substituta e docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e no Programa de Pós-Graduação em Educação UFSM. Conselheira Municipal de Educação de Santa Maria/RS. Líder do Gestar - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa ELOS relacionado ao campo curricular, políticas públicas e práticas educativas. Integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Tem experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase em políticas públicas, gestão educacional, gestão escolar e universitária, formação de professores. ?E-mail: marilenedallacorte@gmail.com
Mariluce Bittar - É graduada em Serviço Social pelas Faculdades Unidas de Mato Grosso, MestreEm Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Educação (UFSCar). Realizou estudos de Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (Geppes); Vice-Coordenadora do GT Política de Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação da mesma Associação; pesquisadora da Rede Universitas/Br. Seus estudos vinculam-se às pesquisas sobre políticas educacionais, com ênfase para as políticas de educação superior. Professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq E-mail: bittar@ucdb.br
Marisa Bittar - É graduada em História pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutora em História Social pela USP. Realizou Pós-Doutorado e foi professora visitante no Institute of Education da Universidade de Londres (2011-2012). É professora titular de História e Políticas Educacionais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e autora de artigos nos principais periódicos científicos brasileiros, bem como de livros, sendo o mais recente “Pesquisa em educação no Brasil: balanços e desafios” (EdUFSCar, 2012). É co-autora do capítulo “Producción de conocimiento y política educativa em America Latina: La experiência brasilera” (Noveduc, 2012). Ganhou o prêmio Capes pela melhor tese orientada em educação no Brasil (2008). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
E-mail: bittar@ufscar.br
Oscar Espinoza - Es investigador del Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (PIIE). Es también investigador del Centro de Estudios Avanzados (CEA) de la Universidad de Playa Ancha e investigador asociado del Centro de Políticas Comparadas de Educación de la Universidad Diego Portales. Adicionalmente, se desempeña como consultor de diversas universidades. Participa, igualmente, como miembro experto de comité en distintos programas de la Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (Conicyt), incluyendo: el programa de reinserción de capital humano avanzado, el programa de innovación académica (PIA), y el programa de cooperación internacional (PCI). Se ha desempeñado como investigador responsable o co-investigador en múltiples proyectos de investigación en el área de educación superior. Ha trabajado en proyectos financiados por diversas agencias internacionales (incluyendo, Usaid, Unesco, Banco Mundial, PNUD, Fundación Ford, Fundación Equitas, Universia, Organización de Estados Iberoamericanos), y nacionales en temáticas referidas a acceso, equidad, movilidad social, aseguramiento de calidad, planificación, acreditación, gestión y políticas de educación superior, desempeño académico y educación técnico profesional. Autor de más de un centenar de publicaciones, incluyendo: 10 libros, y alrededor de 55 capítulos de libro y 60 artículos. Obtuvo su Ed. D. en Policy, Planning and Evaluation in Education, University of Pittsburgh, USA.
E-mail: oespinoza@academia.cl / pirata14@hotmail.com
Rosane Carneiro Sarturi - Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984), pós-graduada em Currículo por Atividades (1986), pós-graduada em Orientação Educacional (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista Capes/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada II da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Organização Curricular. É professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: currículo, praticas educativas, políticas públicas e formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular. Coordenadora do Subprojeto Pibid na área de Pedagogia na UFSM, Coordenadora do Projeto de Pesquisa financiado pelo Observatório da Educação, Edital 2012, coordena o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que abarca os cursos de Especialização em Gestão Educacional e Mestrado Profissional. Autora de vários artigos e capítulos de livros. E–mail: rcsarturi@gmail.com
Sara Alíria Jiménez Garcia - Profesora-Investigadora de la Facultad de Pedagogía de la Universidad de Colima, México. Pertenece al Sistema Nacional de Investigadores (SNI) de México, en el nivel I. Doctora en Educación. Temas de interés: Culturas, políticas y economía aplicadas a la ciencia, la educación, innovación y el desarrollo sostenible en Latinoamérica. E-mail: ocsar_12@hotmail.com / ocsar@ucol.mx
Silvio Sánchez Gamboa - Professor Titular de Filosofia da Educação, Universidade Estadual de Campinas. Professor de ensino médio, área de ciências sociais e filosofia (1971-1980) Diretor de escola (1974-1980) na Colômbia; professor ensino superior 1986-2017; Coordenador Graduação Fe/Unicamp, 1990-1992; Coordenador do programa de Pós-graduação em Educação, PUCCAMP: 1993-1997; Docente pleno no Programa de Pós-Graduação em Educação, Unicamp: 1987-2017 - Líder do Grupo de Pesquisa Paideia, FE/Unicamp 2006-2012, Coordenador da Linha de Pesquisa Epistemologia e Teorias da Educação, Grupo Paideia/FE/Unicamp: 1999-2017; Chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação/FE/Unicamp 2010-2017. E-mail: silvio.gamboa@gmail.com
Tatiana Goldrine Godoy - Es Doctora y Magíster en Psicología Educativa, Licenciada en Educación y Educadora de Párvulos. Dedicada por más de 20 años al ejercicio profesional en el ámbito educativo, primero en aula en establecimientos de educación infantil y luego en docencia universitaria. Actualmente es académica investigadora en formación inicial de profesores en la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Sus áreas de interés son formación de profesores, creencias y práctica docente. Sus últimos trabajos giran en torno a la formación de educadoras de párvulos en didáctica de la matemática.
|