.
Alfabetizar crianças, jovens ou adultos é uma tarefa desafiadora. O processo de alfabetização envolve um percurso complexo e, portanto, necessita ser constantemente orientado por estudos fundamentados, diálogos docentes e práticas reflexivas. As reflexões desta obra entrelaçam teorias e análises relativas à formação docente, à formação continuada de professores e às práticas de alfabetização. Tomando como base um programa de formação continuada, buscamos discutir suas decorrências no desenvolvimento profissional e nas práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras. Desejamos que a leitura deste livro seja um convite à reflexão e ao diálogo sobre a importância e os dilemas do trabalho dos docentes alfabetizadores no meio educativo e social.
SOBRE AS AUTORAS:
Andreia Martinazzo Braga - Professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Piratuba, Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universi-dade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Pós-graduada em Ludopedagogia e Literatura Infantil pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, Paraná. Licenciada em Pedagogia pela Unoesc. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc. Desenvolve estudos e pesquisas sobre formação continuada de professores e docência alfabetizadora.
Nadiane Feldkercher - Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), vinculada ao Progra-ma de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Processos Educativos. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Peda-gogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Editora-chefe da Roteiro (Unoesc). Líder-pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino (Unoesc). Desenvolve estudos e pesquisas sobre formação de professores, iniciação à docência, estágio curricular supervisionado, pedagogia universitária, docência, didática e práticas de ensino.
|
Andreia Martinazzo Braga - Professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Piratuba, Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universi-dade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Pós-graduada em Ludopedagogia e Literatura Infantil pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, Paraná. Licenciada em Pedagogia pela Unoesc. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc. Desenvolve estudos e pesquisas sobre formação continuada de professores e docência alfabetizadora.Nadiane Feldkercher - Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), vinculada ao Progra-ma de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Processos Educativos. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Peda-gogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Editora-chefe da Roteiro (Unoesc). Líder-pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino (Unoesc). Desenvolve estudos e pesquisas sobre formação de professores, iniciação à docência, estágio curricular supervisionado, pedagogia universitária, docência, didática e práticas de ensino.
|