Essa obra apresenta os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar a concepção de professores e alunos em relação aos processos do ensino e da aprendizagem do Curso Técnico em Agropecuária, Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira SC. Tendo como sujeitos da investigação professores, alunos, equipe pedagógica e gestão. As análises apontam para a necessidade se refletir coletivamente sobre o ensinar e o aprender, uma vez que identificamos falta de: diálogo; socialização das vivências; planejamento; formação continuada; auto avaliação; reflexão e reconstrução da prática; utilização de metodologias que atendem as necessidades dos alunos; fortalecimento das relações interpessoais; clareza dos objetivos; interação entre gestores, equipe pedagógica, professores e alunos. Essas lacunas impossibilitam minimizar as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem. Demonstrando necessidade de refletir e repensar as práticas pedagógicas; as ações desenvolvidas pela equipe pedagógica; a importância da formação inicial e continuada para o aprimoramento dos saberes.
Sobre as autoras
Lizete Camara Hubler, licenciada em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) em 2007 e em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012). Mestrado em Educação pela UNOESC, (2014) e doutoranda em Educação pela UNOESC. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Catarinense, com atuação na gestão e formação docente. E-mail: lizete19@yahoo.com.br
Ortenila Sopelsa, graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1986), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do RS (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Atua nos temas: construção projeto político-pedagógico, ensino e aprendizagem, formação inicial e continuada de professores, relações interpessoais na educação e estudos teóricos e práticas na educação infantil. E-mail: ortenila.sopelsa@unoesc.edu.br.
|