Compre aqui
O conhecimento produzido na área de Educação, sobremaneira aquele proveniente da Pós-Graduação, permite a incidência de estudos para registrar sua trajetória, prover avaliações críticas e incentivar novas investigações. Um caminho que permite tal avanço no campo do conhecimento científico, é a construção do Estado do Conhecimento, o qual permite que o pesquisador identifique o que já foi produzido e possa assim preencher lacunas, bem como avançar em novos conhecimentos. Esta é a proposta deste livro. Vale a pena ressaltar que o Estado do Conhecimento, conforme Morosini (2021)é um tipo de metodologia bibliográfica, cada vez mais utilizada para analisar e estabelecer o estado corrente das pesquisas em certa área do conhecimento. Esta atividade consiste na “[...] identificação, registro, categorização que levem à reflexão e síntese sobre a produção científica de uma determinada área, em um determinado espaço de tempo, congregando periódicos, teses, dissertações e livros sobre uma temática específica.” (Morosini; Fernandes, 2014, p.155). Nesse sentido, o Estado do Conhecimento nos leva ao desvelamento do campo científico, no qual, o reconhecimento da historicidade da produção no campo científico outorga o resgate, valorização e análise do conhecimento já produzido, levando o pesquisador a identificar possíveis lacunas na produção já existente. A obra que ora apresentamos, constitui uma dessas iniciativas, acompanhada de um propósito de compartilhar estudos e reflexões, movimentos e posicionamentos pautados em leituras críticas acerca das políticas e processos educativos, que servem de estofo para as análises das pesquisas sobre o Estado do Conhecimento. Vale a pena conferir! (Malu Almeida, Marlon Lenieski e Marco Seriguelli)
Sobre os organizadores
Marco André Serighelli – Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (2003). Especialização em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas nas Organizações pelo Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC/ Campus de Videira (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Doutorando em Educação na linha de pesquisa Educação, Políticas públicas e Cidadania pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. É professor do Ensino Superior. Atua também no NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) da Unoesc Videira. Possui experiência na área de Gestão Escolar, Orientação Educacional, Orientação de Estágio, Filosofia, Sociologia e Antropologia. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Direito, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis da UNOESC Videira. E-mail: marco.serighelli@unoesc.edu.br.
Maria de Lourdes Pinto de Almeida – Historiadora e Pedagoga, Mestre e Doutora em História, Filosofia e Educação pela Unicamp. Pós doc em Ciência, Tecnologia e Educação sob a supervisão do Prof. Dr. Renato Dagnino da Unicamp. Docente Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Editora Fundadora Associada da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup da Unicamp. Coordenadora adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas – GIEPES- Unicamp. Coordenadora do GEPPES SUL e da Rede Iberoamericana de Processos e Políticas de Educação Superior – RIEPPES, ambos vinculados ao GIEPES da Unicamp. Coordenadora da Coleção Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada do Educador da Editora Mercado de Letras. Bolsista Produtividade PQ CNPq (2019-....) Email: malu04@gmail.com.
Marlon Sandro Lesnieski – Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC (Bolsista PROSUC/CAPES, na Modalidade II). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS 2012). Especialista em Criação e Produção em Comunicação pela UNOESC (2009). Bacharel em Comunicação Social pela UNOESC (2007). Licenciado em História (UNIASSELVI, 2022). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da Região Sul – GEPES Sul, sediado na UFSM e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GIEPES – UNICAMP. Atuou como professor no curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc (2012-2020) e em outros cursos da área de ciências sociais e da educação. Editor dos Anais Eletrônicos de Comunicação Social (2017-2020). Pesquisador da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – RIEPPES, articulada a Rede GIEPES da UNICAMP e uma das patrocinadoras da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup da Faculdade de Educação da UNICAMP. Editor de Marketing e Comunicação Digital da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup- UNICAMP (QUALIS A3). Atualmente é professor dos cursos da área de Gestão e Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC/SC. Email: marlon.lesnieski@unoesc.edu.br.
Participam da coletânea
Aline Bettiolo dos Santos
Ana Cristina Coll Delgado
Andreia Aparecida Simão
César Tello
Daniele Martini
Deise Cristiane de Luca
Diego Palmeira Rodrigues
Elton Luiz Nardi
Fernanda dos Santos Paulo
Juceli Baldissera Felckilcker
Ketlin Elís Perske
Lizete Camara Hubler
Lorita Helena Campanholo Bordignon
Maiara Elis Lunkes
Márcio Giusti Trevisol
Marco André Serighelli (org.)
Maria de Lourdes Pinto de Almeida (org.)
Maria Teresa Ceron Trevisol
Marilda Pasqual Schneider
Marilia Costa Morosini
Marlon Sandro Lesnieski (org.)
Michele Blind de Morais
Mônica Tessaro
Pricila Kohls-Santos
Roque Strieder
Rosane Carneiro Sarturi
Silmara Terezinha Freitas
Vandressa Proner Chiamulera
|