COMPRE AQUI
Este primeiro volume da Coleção Insubordinação Criativa deixa bem clara a intenção das responsáveis pela coleção, que são as autoras deste volume, de oferecer aos professores de todos os níveis de educação, não só professores de matemática, uma provocação sobre sua prática docente. Fica evidente que obedecer ordens e seguir normas e instruções não é a resposta para o grande desafio que é preparar gerações para um futuro que desconhecemos. O futuro provoca em todos nós uma reflexão profunda e, muitas vezes, angustiante sobre como será o mundo, quando nossos alunos estiverem encarregados de conduzir todos os setores da sociedade. Eles deverão ter grande criatividade para propor soluções novas para problemas novos e para isso não podem ter sua criatividade inibida. A prática docente para auxiliar nessa formação de novas gerações deve ser desinibida e criativa, mesmo que isso exija insubordinação do docente. As autoras nos oferecem exemplos de como isso é possível neste instigante e excelente livro. (Ubiratan D'Ambrosio)
Num mundo em que tudo tende a se tornar opaco e contaminado pelas restrições - normas, exigências, legislações, poderes e instituições - que controlam o dia a dia, o insubordinado criativo deve sempre estar alerta, colocando sob suspeição até mesmo o caráter subversivo de suas insubordinações. Beatriz D'Ambrosio e Celi Espasandin Lopes, neste livro, insubordinam-se criativamente de vários modos. Trazendo a público as insubordinações diárias, até mesmo corriqueiras, de nove outras insubordinadas criativas - todas, como elas, educadoras matemáticas, essas autoras inauguram entre nós, pesquisadores brasileiros, este conceito de insubordinação criativa. (Antonio Vicente M. Garnica)
SOBRE AS AUTORAS:
Beatriz Silva D´Ambrosio - Professora Titular de Educação Matemática na Miami University de Ohio, nos Estados Unidos. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática, Currículo, Formação de Professores, Equidade e Diversidade no Ensino e Aprendizagem de Matemática.
Celi Espasandin Lopes - Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.
|
Beatriz Silva D´Ambrosio - Nasceu em 26 de janeiro de 1960 na cidade de São Paulo. Ao completar 2 anos de idade, mudou-se com a família para os Estados Unidos, onde realizou seus estudos até os 12 anos. Ao regressar ao Brasil, viveu a adolescência e a juventude em Campinas, SP, dedicando-se aos estudos escolares e de música e desfrutando do convívio com familiares e amigos. Aos 20 anos, formou-se em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Retornou aos Estados Unidos com o intuito de tornar-se Educadora Matemática. Em 1987 conquistou o título de Ph. D. na Indiana University, em Bloomington - IN, cuja tese deu origem ao texto que compõe este livro. Bia sempre colaborou muito para a pesquisa brasileira e norte-americana em Educação Matemática. Foi membro da diretoria do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) e desenvolveu vários projetos de pesquisa nos Estados Unidos e no Brasil. Para Bia, que, ainda universitária, já se inquietava com a dificuldade das crianças em aprender matemática, o fazer ciência e produzir conhecimento sempre esteve subordinado ao seu humanismo.Celi Espasandin Lopes - Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora do CEPEME - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática - GEPEEM/UNICSUL. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Pedagógicas na Educação Básica - PRAPEB/UNICID. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Educação. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com |