.
O grande objetivo desse ensaio é trazermos parte do resultado do estudo desenvolvido no Doutorado em Educação, permitindo que o leitor se aproprie do entendimento sobre o panorama educacional, para que possa fazer uma leitura mais crítica do que nos rodeia em especial no campo das Políticas de Educação.
É necessário destacar que o cenário mundial, instado a partir dos anos 1980, definiu um conjunto de mudanças que implicou numa nova concepção sobre o papel do Estado e sobre a influência do econômico em todas as áreas. Este é, também, parte do pano de fundo das reformas sofridas pela educação e que deram origem a uma enormidade de atos legais, de documentos construídos pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação, desenhando as reformas que se sucederam. Esse cenário trouxe, em sua constituição, um conjunto de novos referenciais que determinaram o desenho a partir do qual as políticas de formação de professores se constituíram. A produção instiga que continuemos vigilantes porque estamos diante de um novo momento em que poderemos vivenciar retrocessos em relação a conquistas históricas no campo da educação e, mais notadamente, na formação de professores.
SOBRE A AUTORA:
Silvia Regina Canan é licenciada em Pedagogia pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Alfabetização pela PUC/RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Teve experiência docente como professora da Rede Pública e da Rede Privada e atua como docente na URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, situada na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado em Educação. Teve experiência de gestão através da Coordenação do Curso de Pedagogia, da Chefia do Departamento de Ciências Humanas, foi Diretora Acadêmica e atualmente é Diretora Geral do Câmpus da URI em Frederico Westphalen / RS. No Mestrado em Educação atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, onde desenvolve pesquisas na área das Políticas de Formação de Professores, Políticas de Avaliação e Ensino Superior. Coautora do Livro: Educação e Pedagogia Universitária: até que ponto formamos docentes para o ensino superior?, recentemente lançado pela Editora CRV.
|
Silvia Regina Canan - É licenciada em Pedagogia pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Alfabetização pela PUC/RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Teve experiência docente como professora da Rede Pública e da Rede Privada e atua como docente na URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, situada na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado em Educação. Teve experiência de gestão através da Coordenação do Curso de Pedagogia, da Chefia do Departamento de Ciências Humanas, foi Diretora Acadêmica e atualmente é Diretora Geral do Câmpus da URI em Frederico Westphalen / RS. No Mestrado em Educação atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, onde desenvolve pesquisas na área das Políticas de Formação de Professores, Políticas de Avaliação e Ensino Superior. Coautora do Livro: Educação e Pedagogia Universitária: até que ponto formamos docentes para o ensino superior?, recentemente lançado pela Editora CRV. |