Este livro trata de tema de crescente preocupação social, pois aborda questões ligadas ao comportamento, ao (des) tratamento, à necessidade de se repensarem o espaço e a formação de nossos jovens frente a uma sociedade hipócrita que, ao mesmo tempo em que fala de inclusão, acaba tomando atitudes que os excluem de uma formação e de uma educação “construída e escrita para adolescentes normais”, cujo futuro se desenha satisfatório. Assim, unidos por um mesmo ideal e um prisma de visão crítica, educadores participantes de um projeto, cujo objetivo é traçar uma linha de ação de regeneração para os menores infratores, alinhavaram atitudes “casadas” entre a educação e a cultura, capazes de transpor a barreira social e jurídica e atingir os aspectos mais íntimos desses adolescentes em dívida com a sociedade, tais como a autoestima e a esperança de sucesso na vida! Desenhar e conseguir esse percurso vão estar vinculados à competência de cada um frente à recepção das ideias que lhes foram levadas pelos vários autores envolvidos neste trabalho.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira - Professora da Faculdade de Ciências e Letras - FCL, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, campus de Assis - São Paulo. Membro dos grupos de pesquisa “Leitura e Literatura na Escola” (Unesp, Assis/SP) e “Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades” (UTFPR-Curitiba/PR). Coordenadora do Projeto de Extensão “Contando contos, amarrando pontos”. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Leitura, Crítica e História Literária, e Literatura Infanto-juvenil e Formação do Leitor: a representação discursiva do trabalho e da tecnologia. Atualmente, integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Letras da Unesp.
Thiago Alves Valente - Professor do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, câmpus de Cornélio Procópio. Membro dos grupos de pesquisa “Crítica e Recepção Literária” (Crelit/UENP) e “Leitura e Literatura na Escola” (Unesp, Assis). Atua como pesquisador nos temas: literatura brasileira, literatura infantil, literatura juvenil e leitura. Atualmente, integra o corpo docente do Proletras da UENP.
SOBRE OS AUTORES:
Alice Atsuko Matsuda - Professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus de Curitiba. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Participa como membro dos Grupos de Pesquisas “Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades” e “Pesquisa em Linguística Aplicada” (Grupla), é vice-líder do Grupo “(Des)caminhos da modernidade ao contemporâneo: estudos em literatura e outras linguagens”. Atua nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, Lygia Bojunga Nunes, leitura e literatura na escola, literariedade e formação do leitor - Método Recepcional, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, análise literária, literatura brasileira e literatura e mídia na escola.
Aline Stellato da Silva - Graduada em Serviço Social pela Universidade de Lins - Unilins. Pós-graduada em Trabalho social com famílias pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA.
Cecília Barchi Domingues - Aluna do 5° ano do curso de Direito da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema, e aluna do 1° ano de Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, campus de Assis. Atuou como bolsista na linha de pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas com pesquisa apresentada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
Clarice Ferreira Mendonça - Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Pós-graduada em Educação Profissional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
Diná Tereza de Brito - Professora do CLCA da UENP/CCP. Membro do grupo de pesquisa Diale, da UENP, pesquisadora na área de Estilística. É também advogada. Atualmente, integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Letras da UENP.
Fernando Teixeira Luiz - Pós-doutor em Literatura Comparada e Identidades Culturais, pelo Departamento de Letras Modernas da FCL - Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Assis, Unesp. Professor de Literatura Infantojuvenil, Didática, Semiótica e Metodologias de Ensino. Orienta e desenvolve pesquisas envolvendo as produções estéticas de Monteiro Lobato, Bruno Bozzetto e Pedro Bandeira, como também histórias em quadrinhos, ilustrações e desenhos animados destinados a leitores em formação. Integra o corpo docente da Faculdade de Artes, Ciências e Letras de Presidente Prudente/Faclepp (SP). Atua com os seguintes temas: diversidade cultural, semiótica, narrativas infantis, intertextualidade, dialogismo, imagem, desenho animado e metodologia de ensino.
Isabelle Galafassi - Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil. Pós-graduada em Educação Especial e Libras pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná - Insep e graduanda de Pedagogia na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Jessica Fernanda Rech - Professora de Língua Inglesa e Portuguesa para o Ensinos Fundamental I e II, e Educação Infantil. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP), participou como bolsista (Proext/MEC) do projeto de extensão “Ação e regeneração do espaço jovem”.
Lucila Bassan Zorzato - Doutorado em Letras (Literatura e Vida Social) pla Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp/Assis, desde 2014. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Literatura e Teoria Literária, com ênfase em Literatura infantil e juvenil brasileira e alemã, atuando principalmente nos seguintes temas: Hans Staden, Monteiro Lobato, Literatura infantil e juvenil alemã no Brasil, formação de leitores.
Márcia Valéria Seródio Carbone - Professora da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Contrastiva (Português-Espanhol), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino do português e de sua literatura e do espanhol. Mais recentemente, tem-se se dedicado à pesquisa em literatura infantojuvenil.
Patrícia Irina Loose de Moraes - Professora nos cursos de Administração, Direito e Farmácia da Faculdade Dom Bosco. Membro e colaboradora do Ponto de Cultura da Associação dos Artesãos de Tarumã: Revelando a Cultura/SP.
Penha Lucilda de Souza Silvestre - Professora do curso de Especialização Estudos Linguísticos e literários (UENP) e de Educação Básica II na rede pública do Estado de São Paulo. Participa de vários projetos de leitura, com experiência na área de Literatura, Literatura Infantil e Juvenil. Integrante do grupo de pesquisa e de projetos do Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Crelit (UENP - Cornélio Procópio, PR) e Celle (UEM - Maringá, PR). Autora do livro Entre traços e letras: um estudo introdutório de Ricardo Azevedo (Eduem 2013)
Renata Junqueira de Souza - Livre docente em Metodologia da Língua Portuguesa, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp - campus de Presidente Prudente, Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, pesquisadora Produtividade em Pesquisa - CNPq.
Ricardo Magalhães Bulhões - Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, câmpus de Três Lagoas, atuando na Graduação e Pós-graduação em Letras (Mestrado/Doutorado). Integra o Grupo de Pesquisa “A Escrita no Brasil Colonial e suas Relações” e é um dos Coordenadores do Curso de Extensão “Mediadores de Leitura” (MEC). Suas pesquisas voltam-se, atualmente, para questões relacionadas à Literatura Brasileira com ênfase nos seguintes temas: a prosa brasileira contemporânea, seus espaços e paisagens; a configuração das instâncias narrativas nas obras de Marçal Aquino, Carlos Herculano Lopes e Bernardo Carvalho.
|