COMPRE AQUI
Os temas aqui abordados por professoras e pesquisadoras de diferentes universidades do país são emergentes e ainda lacunares no mercado editorial. Esses estudos oferecem uma abordagem pouco usual quanto ao direito à educação e à participação social e ativa das infâncias e juventudes, ou seja, seu protagonismo como sujeitos políticos de direito. Destaca-se ainda a abordagem temática interseccional de classe, gênero/ sexualidade, "raça" e etnia, ainda pouco disponíveis a pesquisadores/as e profissionais que atuam na área. Um livro especialmente relevante num momento em que o Brasil sofre importantes refluxos na democracia, com a desvalorização da ciência, da escola, de professores/as, das classes, culturas e existências historicamente marginalizadas e violentadas. Momento em que se coloca em pauta até mesmo o direito da criança à escola, através da proposta de "educação domiciliar", limitadora do acesso aos conhecimentos universalmente compartilhados e valorizados e à escola como espaço de proteção à infância e formação pluralista e cidadã.
SOBRE A ORGANIZADORA
Heloísa A. Matos Lins é Professora Doutora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Realizou Pós-doutoramento na Universidad de Huelva, Espanha, na área dos Estudos da Infância. Integra o Grupo de Pesquisa DIS -- Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância, da Faculdade de Educação da Unicamp. É membro do Observatorio Latinoamericano Infancias Vulneradas. Foi professora e orientadora pedagógica de educação básica em escolas públicas, onde se tornou ativista pelos direitos das crianças, com as Sem-Terrinha (no Assentamento I, Sumaré, SP, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST), as crianças de salas especiais e com tantas outras infâncias marginalizadas. Principais áreas de atuação/ interesse: infâncias e diferenças; direitos cívicos e políticos na infância e adolescência; subjetivação política; cultura (i) material e infâncias; educação em direitos humanos/ não-humanos; infâncias surdas; pedagogias decoloniais.
Participam da coletânea
Águida Cristina Gomes Pardinho
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
Cristiano Sant’Anna
Gabriela Tebet
Jacqueline Moraes Teixeira
Janaina Cabello
Maria Anória de Jesus Oliveira
Marisa Demarzo
Stela Guedes Caputo
Tamiris Cristina Valentim Cypriano
|
Heloísa A. Matos Lins - Heloísa A. Matos Lins é Professora Doutora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Realizou Pós-doutoramento na Universidad de Huelva, Espanha, na área dos Estudos da Infância. Integra o Grupo de Pesquisa DIS -- Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância, da Faculdade de Educação da Unicamp. É membro do Observatorio Latinoamericano Infancias Vulneradas. Foi professora e orientadora pedagógica de educação básica em escolas públicas, onde se tornou ativista pelos direitos das crianças, com as Sem-Terrinha (no Assentamento I, Sumaré, SP, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST), as crianças de salas especiais e com tantas outras infâncias marginalizadas. Principais áreas de atuação/ interesse: infâncias e diferenças; direitos cívicos e políticos na infância e adolescência; subjetivação política; cultura (i) material e infâncias; educação em direitos humanos/ não-humanos; infâncias surdas; pedagogias decoloniais. |