Muito tem sido enfatizado sobre a produção de conhecimento e saberes na dinâmica do cotidiano escolar, mas os sujeitos que a compõem, que dela participam e que possibilitam esta produção pouco espaço têm para se posicionarem. É esta intenção que este livro se propõe: divulgação das produções educativo-pedagógicas dos sujeitos deste cotidiano.
Esta produção, fruto de um intenso desejo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (Gepec), reúne trabalhos apresentados no I Seminário de Produção de Conhecimentos, Saberes e Formação Docente, organizado pelo grupo no interior do 14º Congresso de Leitura do Brasil (Cole), realizado em julho de 2003. Parte da produção são experiências que podem ser tomadas como referências para nosso fazer cotidiano. Outra parte nos leva a refletir sobre as produções teórico-metodológicas deste fazer-saber.
Duas perspectivas foram privilegiadas nestes textos: narrativas e experiências que, de diferentes formas, nos levam a diferentes e constitutivos mundos da escola.
Esperamos que esta produção possa produzir múltiplos sentidos, e potencializá-los, entre os sujeitos leitores, profissionais da educação que vivem intensamente as alegrias, sucessos, desafios, desejos, intempéries, ilusões, desilusões e conquistas da escola básica no Brasil.
É com muito prazer que convidamos os leitores para esta viagem e possível diálogo conosco.
O (Gepec) integra, desde 1996, a área “Ensino, Avaliação e Formação de Professores”, atualmente denominada “Ensino e Práticas Culturais”, do Programa de Pós-Graduação da Facul-dade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e desenvolve ações permanentes e pontuais de formação.
Em relação às ações permanentes, desenvolve pesquisas na área de formação continuada de professores e reúne profissionais da educação, especialmente da educação básica, para refletirem e socializarem seus saberes oriundos das práticas escolares e as condições e tensões vividas no trabalho pedagógico/educativo. É um grupo heterogêneo que congrega sujeitos que vivem diferentes histórias do cotidiano escolar, e a sua heterogeneidade possibilita um olhar mais complexo da escola. As pesquisas desenvolvidas no Gepec revelam e evidenciam a importância do papel do coletivo na formação docente, os saberes e conhe-cimentos produzidos no cotidiano escolar, os processos de resistência docente no cotidiano da escola, as narrativas pedagógicas da lida cotidiana.
Quanto às ações pontuais, são basi-camente cursos, palestras, seminários e encontros, que eventualmente contam com a participação de convidados nacionais e internacionais. Nesse sentido, há que se destacar o Seminário “Fala outra escola”, que ocorre a cada dois anos, com o propósito de socializar trabalhos realizados nas escolas e destinado fundamentalmente aos educadores das redes públicas. Durante as edições do Congresso de Leitura do Brasil (Cole) de 1999, 2001, 2003 e 2005, o Gepec participou da organização de diferentes Seminários que colaboraram para divulgação de práticas pedagógicas que evidenciam a produção de saberes e conhecimentos no ensino e na educação.
|