No cinema hipermoderno, é comum encontrar narrativas fluidas e de fluxo, ou, por outro lado, narrativas quebradas, construídas com uso e abuso da tecnologia. Tais narrativas são baseadas nas raízes cinematográficas da Nouvelle Vague francesa, as quais procuram explorar e estimular emoções, temas, situações e personagens em uma descontinuidade. Assim, as narrativas vão muito além do retrato convencional do personagem e da lógica na estrutura, no tempo e no espaço narrativo. Por certo, há uma clara deslegitimação da metanarrativa. Isto quer dizer que há um esforço em pensar o presente fluido como um momento absolutamente inédito na História e na narração. Em Cinema e Hipermodernidade, você encontra as raízes estéticas, políticas e culturais da expansão do consumo e da comunicação de massa; enfraquecimentos das normas autoritárias e disciplinares; surto de individualização; consagração do hedonismo e do psicologismo; perda da fé no futuro revolucionário; descontentamento com as paixões políticas e a transformação do palco das sociedades abastadas.
SOBRE OS AUTORES:
Acir Dias da Silva - Possui Pós Doutorado com pesquisa em memória e documentário (2011), doutorado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Na Faculdade de Artes do Paraná atuou como coordenador do curso de cinema e vídeo (2012/2014). Professor efetivo no programa de pós graduação Linguagem e Sociedade com orientações no mestrado, doutorado e pós-doutorado. Possui experiência na área de literatura comparada, Educação com ênfase em Educação Comunicação Cultura Linguagem e Arte, Cinema e Critica contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cinema, literatura, interfaces, cinema, estudos comparados e cultura. É editor científico da revista eletrônica Travessias e faz parte do conselho editorial da revistas Línguas e Letras (Unioeste), LL Journal - Língua e Literatura (Nova York). Coordena vários projetos de pesquisas e extensão universitária.
Maria Aparecida Rodrigues - Professora do Programa de Pós-Graduação e Graduação em Letras pela PUC Goiás. Mestre em Literatura Brasileira - UFG. Doutora em Teoria da Literatura - Unesp. Pós-doutorado em Letras - PUC-Rio. Realizou seu 2º Pós-doutoramento pela Unioeste - Paraná, Cascavel com estudos sobre a Hipermodernidade. Escritora de obras de literárias. Ensaísta e Crítica de Arte. Líder do Grupo de Pesquisa - Estudos Literários do CNPq. Coordenadora do GT: Estéticas Modernas e Contemporâneas. Coordenadora da Linha de Pesquisa do Mestrado em Letras: Correntes Críticas Modernas e Contemporâneas. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagem da PUC Goiás. Foi Editora da Revista Guará, PUC Goiás. Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras - PUC Goiás.
|
Acir Dias da Silva - Possui Pós Doutorado com pesquisa em memória e documentário (2011), doutorado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Na Faculdade de Artes do Paraná atuou como coordenador do curso de cinema e vídeo (2012/2014). Professor efetivo no programa de pós graduação Linguagem e Sociedade com orientações no mestrado, doutorado e pós-doutorado. Possui experiência na área de literatura comparada, Educação com ênfase em Educação Comunicação Cultura Linguagem e Arte, Cinema e Critica contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cinema, literatura, interfaces, cinema, estudos comparados e cultura. É editor científico da revista eletrônica Travessias e faz parte do conselho editorial da revistas Línguas e Letras (Unioeste), LL Journal - Língua e Literatura (Nova York). Coordena vários projetos de pesquisas e extensão universitária.Maria Aparecida Rodrigues - Professora do Programa de Pós-Graduação e Graduação em Letras pela PUC Goiás. Mestre em Literatura Brasileira - UFG. Doutora em Teoria da Literatura - Unesp. Pós-doutorado em Letras - PUC-Rio. Realizou seu 2º Pós-doutoramento pela Unioeste - Paraná, Cascavel com estudos sobre a Hipermodernidade. Escritora de obras de literárias. Ensaísta e Crítica de Arte. Líder do Grupo de Pesquisa - Estudos Literários do CNPq. Coordenadora do GT: Estéticas Modernas e Contemporâneas. Coordenadora da Linha de Pesquisa do Mestrado em Letras: Correntes Críticas Modernas e Contemporâneas. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagem da PUC Goiás. Foi Editora da Revista Guará, PUC Goiás. Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras - PUC Goiás. |