Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Desconstruindo a Violência
Quando os Conflitos nos Pertencem
Luciene Regina Paulino Tognetta, Maria Isabel da Silva Leme, Vanessa Fagionatto Vicentin.
ISBN: 978-85-7591-278-2
Formato: 12 x 22 | Acabamento: Brochura
Páginas: 12 x 22 | Ano: 2013 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 31,50

- Uma Reflexão Sobre as Regras e a Intervenção aos Conflitos na Escola que Pretende Formar para a Autonomia

DE R$ 45,00 

Sinopse:

 

O fenômeno da violência tem se mostrado cada vez mais presente no cotidiano escolar.  No dia a dia, educadores deparam-se frequentemente com situações em que a falta de ética é sentida, e permeada, muitas vezes, pela violência. Comumente apontados como “bagunceiros”, meninas e meninos carregam um estigma e não encontram, na maioria das vezes, possibilidades de superação das dificuldades que têm de relacionamento. Discutir esses paradigmas e apresentar propostas que possam superar a violência na escola constitui-se mais que um desafio, uma necessidade em tempos atuais.
Nesta obra os conflitos repetidos cotidianamente pelas falidas formas pelas quais lidamos com as microviolências promovem um ambiente tenso, caótico que gera desânimo nos educadores. Por certo, a escola tomada no exemplo (bem como a maioria daquelas que pretendem educar moralmente) faz o que sabe e tenta da melhor maneira que encontra resolver seus problemas de relacionamento. Seus educadores estão o tempo todo resolvendo os mesmos conflitos que se repetem, repetem... Assim, para aqueles que desejam encontrar caminhos seguros, certamente nada fáceis, para tal superação é que desejamos boa leitura.

SOBRE AS AUTORAS:

Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, tendo realizado parte do doutorado na Universidade de Genebra, na Suíça. É coordenadora da linha de pesquisa Afetividade e virtudes do Gepem – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp/Rio Claro e da Unicamp e membro do Laboratório de Psicologia Genética (FE/Unicamp). Pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. É também autora de vários livros, entre eles, Perspectiva Ética e generosidade; A formação da personalidade ética; A construção da solidariedade na escola. Além disso, é autora de livros de literatura infantil.

Maria Isabel da Silva Leme é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde também obteve o título de livre docente e professora titular. Leciona disciplinas ligadas à aprendizagem no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pesquisa a aprendizagem de resolução de conflitos interpessoais em suas várias dimensões, como o contexto de socialização. Estas pesquisas têm sido publicadas em artigos e capítulos de livros.

Vanessa Fagionatto Vicentin é psicóloga, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, integrante do Gepem – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp/Rio Claro e da Unicamp. Autora do livro E quando chega a adolescência... uma reflexão sobre o papel do educador na resolução de conflitos entre adolescentes, publicado pela Editora Mercado de Letras. Realiza pesquisas na área de conflitos interpessoais e atua com palestras e cursos de formação e pós-graduação na área estudada.

Sobre os Autores:
Luciene Regina Paulino Tognetta - É formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente está realizando Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal) e é pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem - Unicamp/Unesp), no qual coordena a linha de pesquisa “Afetividade e Virtudes”.

Maria Isabel da Silva Leme - Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Vanessa Fagionatto Vicentin - É psicóloga, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, integrante do Gepem – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp/Rio Claro e da Unicamp. Autora do livro E quando chega a adolescência... uma reflexão sobre o papel do educador na resolução de conflitos entre adolescentes, publicado pela Editora Mercado de Letras. Realiza pesquisas na área de conflitos interpessoais e atua com palestras e cursos de formação e pós-graduação na área estudada.

Formas de Pagamento