Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Idéias Sobre Linguagem
Os Lugares do Sentido
Hugo Mari.
ISBN: 978-85-7591-085-6
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 37,10

Hugo Mari

DE R$ 53,00

Sinopse:

 

O conjunto das reflexões que conhecemos como semântica moderna – termo que cobre uma amplitude pouco uniforme de abordagens sobre o significado – baseou-se, fundamentalmente, nas possibilidades de se calcular o significado. A noção de cálculo aqui referida não é uniforme nas diversas abordagens semânticas, onde costuma ser utilizada, nem guarda, necessariamente, o mesmo rigor formal da lógica, em relação ao cálculo dos predicados. Nem todos os formatos de descrição do significado, produzidos no interior dessas abordagens, primam por procedimentos algorítmicos que fariam jus a uma extensão do cálculo; mas todos são vistos, nem sempre pelos próprios autores, como tentativa de formalização do significado, o que torna a extensão natural.
Se percorrermos a reflexão recente naquilo que se tem produzido de mais relevante sobre o sentido, seja numa análise teórica da sua concepção a partir das teorias semânticas, seja numa orientação pragmática, decorrente de abordagens sobre o processo enunciativo, vamos deparar com intervenções distintas que, para efeito de análise, podemos reunir nas três direções: (a) o sentido se constrói no sistema; (b) o sentido se constrói no sujeito; (c) o sentido se constrói no processo histórico.

Hugo Mari possui doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e realizou, em 2001, estágio de pós-doutorado na Université Paris XIII. Atualmente, é professor do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas e sua atividade de pesquisa e de docência está voltada para as áreas de semântica, pragmática e análise do discurso. Participou como autor e como organizador dos livros Ensaios sobre Leitura 1 (2005) e Ensaios sobre Leitura 2 (2007), publicados pela Editora da PUC Minas, bem como de diversos livros sobre análise do discurso, publicados pelo Núcleo de Análise do Discurso da FALE-UFMG: Fundamentos e dimensões da análise do discurso (1999), Análise do discurso: fundamentos e práticas (2001), Ensaios em análise do discurso (2002) entre outros. Como membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares da UFMG, co-editou e organizou o livro Universos do conhecimento (2002), publicado pela FALE-UFMG, assim como o livro Estruturalismo: memória e repercussões (1995), publicado pela Diadorim.


SUMÁRIO

capítulo 1
TRÊS VALORES DO SIGNO

capítulo 2
TRÊS DIMENSÕES DO SENTIDO
O sentido se constrói no sistema
O sentido se constrói pelo sujeito
O sentido se constrói na história
Observações complementares

capítulo 3
A QUESTÃO DO SUJEITO
Para uma delimitação do sujeito
Para uma avaliação empírica do sujeito

capítulo 4
DO CÁLCULO DO SIGNIFICADO À PRODUÇÃO DO SENTIDO
O conceito de significado
O conceito de sentido
Diferenças entre significado e sentido
Sobre o cálculo do significado
Sobre a produção do sentido

capítulo 5
ALGUNS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DO SENTIDO
Processos no plano do significante
Processos no plano do léxico
Processos pragmáticos aplicados ao léxico

capítulo 6
ALGUNS PROCESSOS DE MANIPULAÇÃO DO CÓDIGO
Motivação do signo
Processos de deteminação do sistema

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Sobre os Autores:
Hugo Mari -

Formas de Pagamento