Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Um Baú de Histórias - Narrativas e Formação
Adriana Alves Fernandes Vicentini, Francisco Evangelista.
ISBN: 978-85-7591-342-0
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2015 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 73,50

(Organização: Adriana Alves Fernandes Vicentini e Francisco Evangelista)

DE R$105,00 

Sinopse:

 

Conhecer é reconhecer, é reconstruir sentidos. Num adulto, a formação faz-se sempre com base numa reflexão sobre a experiência, sobre as histórias que nos constituem como pessoas. É este o elemento central do movimento (auto)biográfico, que, por isso mesmo, necessita de uma "teoria da pessoalidade" que permita consolidar, no espaço do conhecimento e da formação, toda a riqueza do trabalho que tem sido realizado neste campo. O livro Um baú de histórias: narrativas e formação, coordenado por Adriana Alves e Francisco Evangelista, dá um passo muito significativo nesse sentido. A qualidade dos textos aqui reunidos, do ponto de vista narrativo e interpretativo, revela bem a vitalidade e a maturidade do movimento (auto)biográfico.
Os seus autores cruzam apontamentos de vida com referências teóricas, e recorrem à literatura e à arte, e até ao silêncio, sempre que faltam outras palavras. (António Nóvoa)

As narrativas podem revelar diversas facetas da formação humana. São possibilidades de entendimento da posição do sujeito com e no mundo. No campo da investigação em Educação desvelam compartilhamentos do desenvolvimento profissional docente. Seus dizeres são potencializadores porque expõem modos de ser, estar e fazer a docência e ao fazê-lo problematizam modos de reinvenção de existências.
Assim, este livro como um baú de histórias reúne narrativas docentes e pesquisas autobiográficas e biográficas. São textos que se propõem a pensar histórias que tecem modos singulares de fazer a vida e a profissão professor nos diversos segmentos educacionais.
São escritos investigadores. Contam reinvenções. Instigam o leitor a conversar com as palavras que se instauram nas entre linhas. É um convite ao diálogo por intermédio de construção de saberes construídos com/no percurso da memória e história.

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Adriana Alves Fernandes Vicentini (org.)
Adriana Varani
Ana Maria Falcão de Aragão
Antonio Carlos Miranda
Carla Helena Fernandes
Carlos Rodrigues Brandão
Carmem Silvia Nunes de A. Pessoa
Cláudia Roberta Ferreira
Francisco Evangelista (org.)
Guilherme do Val Toledo Prado
João Francisco Regis de Morais
João Wanderley Geraldi
Maria Aparecida Muccilo
Marisa Gubani Capelassi
Paula Saretta de Andrade e Silva
Rúbia Cristina Cruz
Severino Antônio (Moreira Barbosa)

Sobre os Autores:
Adriana Alves Fernandes Vicentini -

Francisco Evangelista -

Formas de Pagamento