Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção TerramaR
A Inútil Paixão do Ser - Figurações Do Narrador Moderno
Flavia Trocoli.
ISBN: 978-85-7591-328-4
Formato: 16 X 23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 X 23 | Ano: 2015 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 36,40

DE R$ 56,00

Sinopse:

 

A tese defendida por Flavia Trocoli - e expressa já nas primeiras páginas de seu livro - vai mais além da análise dos modos de estar na linguagem de Clarice Lispector e Virginia Woolf.  A essa tese subjaz a psicanálise como um modo de fazer, um modo de ler, que se relaciona ao modo como ela corta, analisa e interpreta os textos colocados em relação e em disjunção. E assim essa tese se enuncia: há um saber que não se sabe, um saber inconsciente, “exposto em ato no texto” da literatura e da psicanálise. Daí sua paixão pela ignorância, inútil paixão do ser. Daí seu apelo ao que Lacan chamaria de “saber em fracasso”, distinguindo esse “saber em fracasso” do “fracasso do saber”. Tomado como figura em abismo, esse “saber em fracasso” seria, para Lacan, o único método possível para a psicanálise ler a literatura. E é esse saber em fracasso que vemos operar nas leituras deste livro em que se lê Machado de Assis para ler Lúcio Cardoso e Clarice Lispector e em que se lê Lúcio Cardoso e Clarice Lispector para ler Virginia Woolf. Estamos diante de um livro sobre a escrita de duas mulheres acometidas pela inútil paixão do ser. E, no entanto, nele não se lê, nenhuma vez, a palavra “feminino”. Como a psicanálise, aquela que se apaga para ler lacanianamente o texto, o feminino aqui opera como uma forma de leitura em cortes e de amor em pedaços, mise-en-abime insistente de um saber em fracasso que, sem afirmar sua paixão, nem sua ignorância, redoa aos textos de Clarice e de Virgínia uma nova dignidade: aquela de quem quebra a palavra como “ato de amor à literatura”.

SOBRE A AUTORA:

Flavia Trocoli fez pós-doutorado em Linguística (2004-2007) na Universidade Estadual de Campinas; é professora do Departamento de Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura e Psicanálise. É membro-fundador do Centro de Pesquisas Outrarte: psicanálise entre ciência e arte, no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Organizou com Nina Virginia de Araújo Leite a obra Um retorno a Freud (Mercado de Letras 2008) e com Alberto Pucheu Neto e Sonia Branco a obra Teoria literária e suas fronteiras (Azougue 2014).

Sobre os Autores:
Flavia Trocoli - Professora da Faculdade de Letras da UFRJ. Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Membro-fundador do Centro de Pesquisas Outrarte - a psicanálise entre a ciência e a arte (IEL / Unicamp). Autora do livro A inútil paixão do ser: figurações do narrador moderno e de ensaios em torno de Clarice Lispector, Virginia Woolf, Marcel Proust, Marguerite Duras, Hélène Cixous e Jacques Derrida. Coorganizadora dos livros Um retorno a Freud, Giros da interpretação e Teoria Literária e suas fronteiras. Tradutora com Carla Rodrigues do livro Demorar: Maurice Blanchot, de Jacques Derrida.

Formas de Pagamento