Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Fazer A_Parecer
A Boniteza de Ensinar e a Identidade do Professor na Contemporaneidade
Amanda Regina Gonçalves, Beatriz Gaydeczka, Fernanda Borges Andrade Dantas, Juliana Bertucci Barbosa, Marinalva Vieira Barbosa, Natalia Ap. Morato Fernandes.
ISBN: 978-85-7591-349-9
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2015 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 81,20

(Organização: Amanda Regina Gonçalves, Beatriz Gaydeczka, Fernanda Borges, Andrade Dantas, Juliana Bertucci Barbosa, Marinalva Vieira Barbosa e Natalia Morato Fernandes)

DE R$ 116,00 

Sinopse:

 

Os debates mais medíocres na área da Educação fundam-se sempre em dicotomias: instrução ou educação, ensino ou aprendizagem, métodos ou conteúdos, liberdade ou autoridade, e por aí adiante. Mas os problemas educativos resolvem-se sempre num terceiro termo e não numa confrontação dicotómica estéril. É assim também na formação de professores. A oposição teoria-prática é inútil. A questão central está num terceiro termo - profissão - e tudo o que nele implica de referenciais teóricos e práticos, de conhecimentos e de cultura, de identidade e de experiência.

Por isso, tenho insistido na importância de trazer a profissão para “dentro” da formação, sem nunca reduzir a profissão à prática. Trata-se de trazer toda a profissão, na sua complexidade e na diversidade das suas dimensões políticas, sociais, culturais e pessoais. [...] “Trazer a profissão” quer também dizer “trazer as escolas”, isto é, aproximar a formação de professores do trabalho pedagógico.  Antônio Nóvoa

A reflexão sobre a boniteza do ato de ensinar e a constituição da identidade do professor na contemporaneidade, considerando a ótica freiriana, trouxe para este livro a necessidade de pôr em discussão as relações entre educação, escola, formação de professores e sociedade. As reflexões foram organizadas de modo a possibilitarem uma compreensão de que o processo educativo - o ensinar e aprender - é um processo de formação humana, de constituição de sujeitos sociais singulares. Estes, sempre inacabados em sua humanidade, se produzem como sujeitos históricos, consumidores e produtores de conhecimento, nas múltiplas relações que desenvolvem nos espaços de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os artigos, produzidos por pesquisadores, profes-sores universitários e da escola básica, colocam no centro das discussões ações e atividades que focam sempre a formação inicial e continuada do professor da e para a escola básica. Com isso, a proposta desta obra é construir uma dimensão caleidoscópica da identidade do professor na contemporaneidade, visando uma reflexão, sem simplificação, sobre a boniteza de ensinar, tal como propôs Paulo Freire.

SÃO AUTORES DESTA OBRA:

Acir Mário Karwoski
Agustina Rosa Echeverría
Amanda Regina Gonçalves
Andréia da Cunha Malheiros Santana
Arlindo Jose de Souza Junior
Beatriz de Paula Souza
Beatriz Gaydeczka
Danielle de Almeida Menezes
Derval Santos Rosa
Dileno Dustan Lucas de Souza
Diogo Michel Veloso Oliveira
Éliton Meireles de Moura
Elizandra Zeulli
Fernanda Borges Andrade Dantas
Flávio Henrique Dias Saldanha
Geraldo Gonçalves de Lima
Hélder Eterno da Silveira
Janaína Aguiar Mendes Galvão
José Carlos Libâneo  
José Carlos Rothen
Josemir Almeida Barros
Juliana Bertucci Barbosa    
Lucineide Mendes Pires
Lucy Duró Matos Andrade Silva
Marcel Mano
Marili Peres Junqueira
Marinalva Vieira Barbosa
Marta Sueli de Faria Sforni
Marvile Palis Costa Oliveira
Milena Magalhães  
Natalia Ap. Morato Fernandes
Neide Borges Pedrosa
Orlando Fernández Aquino
Rodrigo de Freitas Costa

Sobre os Autores:
Amanda Regina Gonçalves -

Beatriz Gaydeczka -

Fernanda Borges Andrade Dantas - Fernanda Borges Andrade Dantas é mestre pela Universidade de Uberaba, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino, graduada em Pedagogia e Administração Escolar de 1º e 2º Graus. Exerceu o cargo de direção das instituições: Escola Estadual Brasil, Escola Municipal Reis Júnior e Centro Educacional Vida Ativa Ltda. Foi professora do Centro de Ensino Superior de Uberaba - Cesube, onde lecionou Fundamentos da Supervisão Escolar; Estagio Curricular Supervisionado; Didática e Estrutura e Funcionamento do Ensino. Atualmente é Professora Assistente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, onde ministra as disciplinas: Política e Organização da Educação Básica no Brasil; Avaliação Educacional e Planejamento Educacional nos cursos de licenciatura. Desde fevereiro de 2011 é Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Pibid da UFTM. Principais temas: ensino, educação, escola cidadã, formação continuada e autonomia do professor. feborgesaz@yahoo.com.br

Juliana Bertucci Barbosa - Graduada em Letras (Bacharelado Licenciatura Português - Alemão), mestrado e doutorado, ambos fomentados pelo CNPq, em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Araraquara. Realizou, em Portugal, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE - “Doutorado Sanduíche” - fomentado pela Capes. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e estudos descritivos no nível Sintático-Semântico. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora) e pesquisas variacionistas no Português Mineiro da cidade de Uberaba. Atualmente é professora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba) e líder do grupo de pesquisa Gevar (Grupo de Estudos Variacionistas) e professora do Profletras. Suas pesquisas atuais estão concentradas na área de Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa. E-mail: juliana@ielachs.uftm.edu.br

Marinalva Vieira Barbosa - Marinalva Vieira Barbosa - Professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, Mestre (2004) e Doutora (2008) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - este com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon - L’ENS LSH. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp. É organizadora e coorganizadora de livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa entre os quais Leitura e Mediação - Reflexões Sobre a Formação do Professor (Mercado de Letras 2013), Leitura, Escrita e Pesquisa em Letras - Análise do Discurso de Textos Acadêmicos (Mercado de Letras 2014) e A Boniteza de Ensinar e a Identidade do Professor na Contemporaneidade (Mercado de Letras 2015) e autora do livro O discurso emotivo nas interações em sala de aula. É docente do Programa de Mestrado em Educação e Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFTM.

Natalia Ap. Morato Fernandes - Graduada (1997) em Ciências Sociais, mestre (2001) e doutora (2006) em Sociologia pela UNESP, campus de Araraquara. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais. Atuou em programas de formação de professores, como Pibid, Novos Talentos e Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais, Pibid e ensino médio.

Formas de Pagamento