Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Histórias de Leitura
Histórias de Cordéis e Folhetos
Márcia Abreu.
ISBN: 85-85725-49-4
Formato: 16 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 44,80

Márcia Abreu (org.)

DE R$ 64,00 

Sinopse:

 

O objetivo deste estudo é confrontar duas produções culturais freqüentemente associadas: a literatura de cordel portuguesa e a literatura de folhetos do Nordeste do Brasil. A primeira tem sido apresentada como fonte, origem ou matriz principal da segunda. Apesar do equívoco da hipótese, da falta de estudos sistemáticos ou de análises comparativas que buscassem demonstrar tal vinculação, avolumam-se os textos em que ela é sugerida ou afirmada …
… estudiosos dessa literatura, tanto em Portugal como no Brasil, têm, freqüentemente, estabelecido uma relação de dependência entre a produção nordestina e a lusitana. Alguns formulam a hipótese de maneira genérica … Outros, mais categóricos, afirmam uma "origem ibérica" "incontestável", mas não dizem por quê. Todos concordam, entretanto, que o material português sofreu alterações em contato com a realidade brasileira ...
Nesta obra vamos confrontar as duas literaturas, conhecer suas trajetórias históricas, comparar seus textos. Ao final deste estudo, ficará clara a impossibilidade de vinculação dessas duas formas literárias e, então, poderemos discutir as motivações da teoria da vinculação da literatura de folhetos nordestina à literatura de cordel lusitana.

(capa e projeto gráfico: Vande Rotta Gomide

Sobre os Autores:
Márcia Abreu -

Formas de Pagamento