Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Psicologia em Perspectiva
Temas em Psicologia Educacional - Contribuições para a Formação de Professores
Ângela Soligo, Evely Boruchovitch, Roberta Gurgel Azzi.
ISBN: 978-85-7591-389-5
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2017 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 55,30

(Organização: Ângela Soligo, Evely Boruchovitch e Roberta Gurgel Azzi)

DE R$ 79,00  

Sinopse:

 

A importância da Psicologia Educacional para formação de professores, aliada  à constatação da necessidade de  um livro que retratasse  teorias e temas de grande repercussão, no contexto escolar, nos dias de hoje, motivaram a organização desta obra.  Assim, a presente obra reflete contribuições, predominantemente, de um grupo de docentes do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, muito compromissados com a melhoria da  formação de professores. Avanços em teorias, abordagens e temas psicológicos de grande aplicabilidade educacional caracterizam e norteiam os seus nove capítulos.

Os organizadores dessa obra acreditam na Psicologia Educacional como uma área da Psicologia que tem crescido bastante e tem, cada vez mais, gerado um corpo de conhecimentos teóricos e empíricos de grande aplicabilidade para a atuação de futuros professores e de professores, em exercício. Assim, esperam ter oferecido aos leitores conteúdos esclarecedores e provocado frutíferas reflexões acerca de teorias e temas que possibilitam maior compreensão da aprendizagem, da prática educativa  e dos fatores que a elas se associam. Desejam, pois, que o livro, no seu conjunto, seja de grande valor, não só para estudantes de cursos de licenciatura e professores em formação continuada, mas também para pesquisadores e todos os profissionais que se interessam pelos desafios e pela complexidade dos instigantes processos de ensinar e  aprender.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Ângela Soligo é doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp, membro do Grupo de Pesquisa DiS - Diferenças e Subjetividades em Educação. Coordenadora Científica da Pesquisa Nacional Violência e Preconceitos na Escola, realizada em parceria entre o FENPB - Fórum das Entidades Nacional da Psicologia Brasileira e a UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso.

Evely Boruchovitch é Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles, Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp, uma das Líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (GEPESP), FE/Unicamp. Coordenadora da Linha Psicologia e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, FE/Unicamp. Bolsista de Produtividade do CNPq 1B.

Roberta Gurgel Azzi é Psicóloga, mestre em Psicologia Experimental (USP,1986), doutora em Educação (Unicamp 1993). Professora Livre-docente, aposentada, da Faculdade de Educação da Unicamp. Foi coordenadora do NEAPSI, FE/Unicamp (2006-2016). Participa do Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Docentes (Unesp, Rio Claro, desde 2016) e integra o Grupo de Pesquisa em História da Psicologia da PUC-SP, desde 2012. Diretora da TSC,  Centro de Estudos e Pesquisas. Bolsista produtividade do CNPq.


SOBRE OS AUTORES:

Ana Maria Falcão de Aragão é psicóloga. Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Doutora em Educação. Livre-Docente em Psicologia Educacional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da Faculdade de Educação da Unicamp. Bolsista Produtividade pelo CNPq.

Ana Paula Basqueira é Psicóloga (PUC - Campinas, 2002), Especialista em Terapia Comportamental - Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR - Campinas, 2006), Especialista em Gestão com ênfase em Negócios (Fundação Dom Cabral, 2010), Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP, 2006) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2017). Docente da Faculdade Anhanguera de Campinas (Unidade Taquaral) e da Faculdade Anhanguera de Sumaré.

Andréa Patapoff Dal Coleto é pedagoga e doutora em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do curso de Extensão, PROEPRE da Faculdade de Educação da Unicamp. Atua na formação e no aperfeiçoamento de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Não-Formal ministrando cursos, seminários e palestras na área do desenvolvimento humano.

Bianca Fiod Affonso é Pedagoga pela Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da Faculdade de Educação da Unicamp.

Caroline Felipe Jango é pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, onde atualmente cursa o Doutorado, Diretora Adjunta de Desenvolvimento Comunitário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP), Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades na Educação.

Eduardo Pinto e Silva é Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, Com Pós-Doutorado pela UERJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS, Unicamp) e do grupo de pesquisa Trabalho Docente na Educação Superior (UERJ).

Eduarla Resende Videira Emilio é psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (2011) e doutora em Educação na área de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas.

Fabiana Marques Barbosa Nasciutti é psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Educação pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da Faculdade de Educação da Unicamp. Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) - Monash University (Melbourne, Austrália).

Lilian Cristine Ribeiro Nascimento é fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Membro do DIS - Grupo de Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação da Unicamp.

Leandro S. Almeida é psicólogo pela Universidade do Porto, Ph.D em Psicologia (especialidade de Psicologia da Educação), Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Membro do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho com projetos de pesquisa nos domínios da cognição e aprendizagem.

Lúcia C. Miranda é psicóloga pela Universidade de Coimbra, PhD pela Universidade do Minho em Psicologia área de especialização Psicologia da Educação, Mestre em Ciências da Educação na área de Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra. É autora e coautora de publicações nacionais e internacionais na área da sobredotação, criatividade e motivação.

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU no curso de Pedagogia. Desenvolve pesquisa e extensão ligadas à Lei 10.639/03 e educação das relações étnico-raciais. Milita no movimento negro por meio da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares - FUMZUP e Curso Pré-vestibular para negros/as e carentes - PREVESTI, em Ituiutaba, MG.

Orly Zucatto Mantovani de Assis é pedagoga e doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Colaboradora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Genética - LPG/FE/ Unicamp.

Regina Maria de Souza é psicóloga e mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutora pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Professora doutora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, Membro do “Grupo de Estudos Diferença e Subjetividades em Educação” (DIS).

Roberto Heloani é graduado em Psicologia (PUC/SP) e Direito (USP). Mestre em Administração pela FGV/SP e Doutor em Psicologia pela PUC/SP. Pós-Doutorado em Comunicação (USP) e Livre-Docente em Teoria das Organizações pela Unicamp. Professor Titular na Unicamp e Membro fundador do NETSS - Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Saúde e Subjetividade.

Sérgio Antônio da Silva Leite é psicólogo, doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, professor titular no Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do grupo de pesquisa ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita. Coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Unicamp - EA2.

Soely A. J. Polydoro é psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutora em Educação na área de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora da Universidade Estadual de Campinas, departamento de Psicologia Educacional, e vice-líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior, Unicamp.

Sobre os Autores:
Ângela Soligo - É doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp, membro do Grupo de Pesquisa DiS - Diferenças e Subjetividades em Educação. Coordenadora Científica da Pesquisa Nacional Violência e Preconceitos na Escola, realizada em parceria entre o FENPB - Fórum das Entidades Nacional da Psicologia Brasileira e a UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso.

Evely Boruchovitch - É Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles, Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp, uma das Líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (GEPESP), FE/Unicamp. Coordenadora da Linha Psicologia e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, FE/Unicamp. Bolsista de Produtividade do CNPq 1B.

Roberta Gurgel Azzi - Roberta Gurgel Azzi - Psicóloga, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Livre-docente em Psicologia Educacional (Unicamp, 2013). Bolsista produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq, com pesquisa junto ao grupo de pesquisa em História da Psicologia da PUC-SP. Professora aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp. Diretora da TSC - Centro de Estudos e Pesquisas.

Formas de Pagamento