Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Regras de Bem Viver para Todos - A Bibliotheca Popular de Hygiene do Dr. Sebastião Barroso
Heloisa Helena Pimenta Rocha.
ISBN: 978-85-7591-470-0
Formato: 16 x 23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 | Ano: 2017 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 94,50

DE R$ 135,00

Sinopse:

 

Em elegante e bem cuidada narrativa que integra imagens e palavras, este livro se apresenta como central nos estudos e pesquisas em História da Educação. Ao tomar como fonte e objeto de investigação a Bibliotheca Popular de Hygiene: a saude para todos, coleção composta por 22 títulos de autoria do médico Sebastião Barroso, publicada pela Melhoramentos na década de 1930, a autora procura compreender os modos como se escolariza um determinado objeto cultural. Assim, interrogando esse denso conjunto de 22 títulos, a autora nos brinda com sínteses preciosas acerca dos complexos e infinitos procedimentos engendrados pela higiene no período. É, pois, o objeto cultural livro que a autora tomou para esmiuçar os meandros da higiene escolar no Brasil, perscrutando as linhas e entrelinhas do que se considerava necessário saber e, sobretudo, como se deveria ensinar. Fugindo à tentação predominante em um passado recente que via “nos livros destinados ao uso no cotidiano das práticas escolares tão somente um veículo de difusão da ideologia dominante”, a autora assinala, a partir de judiciosa interrogação às fontes, outras faces do mundo das letras e da decifração das imagens. Há neste livro um cuidado com o pensamento e a forma como ele escorrega para as páginas na busca de expressar toda a profundidade que o tema exige, sobretudo, sem excessos. (Carmen Lucia Soares)

SOBRE A AUTORA:

Heloísa Helena Pimenta Rocha é professora livre-docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia (UFMA 1985), mestrado em Educação (Unicamp 1995), doutorado em Educação (USP 2001), pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2008). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e pesquisadora associada do Centro de Investigación Manes (Uned/Madri). Publicou pela Editora Mercado de Letras (2003) a obra A higienização dos costumes: educação escolar e saúde no projeto do Instituto de Hygiene de São Paulo (1918-1925).

Sobre os Autores:
Heloisa Helena Pimenta Rocha - Heloísa Helena Pimenta Rocha é professora livre-docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia (UFMA 1985), mestrado em Educação (Unicamp 1995), doutorado em Educação (USP 2001), pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2008). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e pesquisadora associada do Centro de Investigación Manes (Uned/Madri). Publicou pela Editora Mercado de Letras (2003) a obra A higienização dos costumes: educação escolar e saúde no projeto do Instituto de Hygiene de São Paulo (1918-1925).

Formas de Pagamento