Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Estudos da Linguagem
Discursividades Contemporaneas - Politica, Corpo e Dialogo
Antonio Fernandes Junior, Grenissa Bonvino Stafuzza.
ISBN: 978-85-7591-416-8
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2018 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 59,50

(Organização: Antônio Fernandes Júnior e Grenissa Bonvino Stafuzza)

DE R$ 85,00  

Sinopse:

 

Os estudos das discursividades contemporâneas requer uma conversão do olhar do analista, um esforço para desnudar os processos ideológicos e/ou das relações de poder inscritos nos discursos, que não são transparentes e nem estão totalmente à disposição do estudioso. Em muitos casos, determinados discursos podem estar tão encarnados no social que sua identificação não se apreende facilmente. Portanto, esse gesto analítico impõe ao pesquisador um trabalho constante de tentar apreender os discursos e analisá-los na sua configuração histórica, na racionalidade em que foram gestados, assinalando as conexões e diálogos produzidos com outros discursos. Para esse empreendimento analítico, o analista deve estar atento ao fato de que a emergência de um dado objeto de discurso, independente da materialidade que o constitui, verbal ou imagética, não se separa das molduras formais (discursos, enunciados, práticas discursivas, leis etc.) que os constituem, que os colocam em circulação e do modo como chegam até nós. Logo, ao organizarmos a coletânea Discursividades contemporâneas: política, corpo, diálogo, oferecemos aos leitores interessados nos estudos discursivos capítulos de autoria de pesquisadores e pesquisadoras de diversas universidades brasileiras que trazem diferentes perspectivas teóricas em análise do discurso, bem como uma amostra da produtividade das ramificações epistêmicas que representam as potencialidades da pesquisa de discursos para a produção de conhecimento.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Antônio Fernandes Júnior - Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Letra de Música e Poesia no Brasil; Arnaldo Antunes; autoria e suporte de textos; poesia e infância; práticas de subjetivação e construção do sujeito na atualidade. E-mail: tonyfer@uol.com.br

Grenissa Bonvino Stafuzza - Professora Adjunta IV da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus Araraquara (2009) e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Líder do GEDIS (Grupo de Estudos Discursivos) (CnPq-UFG) e pós-doutoranda (2016-2017) no PosLin/UFMG, sob a supervisão da Profa. Dra. Ida Lucia Machado. E-mail: grenissa@gmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Adail Sobral - Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguística Aplicada, da Universidade Católica de Pelotas. Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/PUC-SP (2006), Mestre em Letras pela FFLCH/USP (1999), Especializado em Linguística pela Unicamp (1983), Licenciado em Letras (Inglês) pela UFBA (1977). Tradutor profissional de português, inglês, francês e espanhol, é autor de Internet na Escola (Loyola, 1999, 2001, 2002), Dizer o “mesmo” a Outros - Ensaios sobre Tradução (SBS, 2008) e Do dialogismo ao gênero - as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin (2009). Editor da Revista Linguagem & Ensino (A2).

Adélli Bortolon Bazza - Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2009) doutorado na mesma instituição (2016). Atualmente, é professora no Departamento de Língua Portuguesa na UEM e participa do Grupo de Estudo Foucaultianos GEF/UEM.

Cleudemar Alves Fernandes - Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo; realizou estágio pós-doutoral como pesquisador Sênior pelo CNPq junto à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sobre o tema Análise do Discurso e Michel Foucault. Professor do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia e Líder do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF/UFU/CNPq). Pesquisador e autor em Análise do Discurso. E-mail: cleudemar@uol.com.br

Denise Gabriel Witzel - Licenciada em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, Assis). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (FCL/Unesp, Araraquara), com estágio doutoral na Universidade Louis Lumière de Lyon II, França. É professora adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras - mestrado - da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, Guarapuava/Pr). Coordena o Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro (Leduni). Autora de inúmeros artigos e capítulos de livros na área da Análise do Discurso, notadamente sobre o ensino da língua portuguesa, identidade e mídia.

João Bôsco Cabral dos Santos - Professor do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na Linha de Pesquisa Linguagem, Texto e Discurso. É líder do Laboratório de Estudos Polifônicos com pesquisas na área de Análise do Discurso com ênfase no pensamento de Michel Pêcheux e do ciclo de Mikhail Bakhtin.

João Kogawa - Professor Adjunto do Departamento de Letras e do Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador, juntamente com o Prof. Anderson Magalhães, do grupo de pesquisa Semiologia e Discurso (CNPq/Unifesp).

Jovana Simanic - Licenciada em Língua, Literatura e Cultura Inglesa pela Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado (Sérvia). Mestre em Letras, área de concentração Interfaces entre a Língua e Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro - Guarapuava, Pr) e mestranda do Programa Língua, Literatura, Cultura, na Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado (Sérvia). Integra o Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro (Leduni) e suas publicações visam, prioritariamente, ao ensino do Português como língua adicional para alunos sérvios.

Karina Giacomelli - Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas, onde atua nas áreas de Linguística Geral e de Linguística Aplicada ao ensino de Português. Dedica-se atualmente a pesquisas relativas à enunciação e ao discurso, além de ensino, livro didático e Pibid. Faz Estágio de Pós-Doutorado no PPGL - UCPEL, pesquisando as concepções de língua e linguagem no âmbito do dialogismo, tendo como Supervisor o Prof. Dr. Adail Sobral. Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1990), é autora de artigos e capítulos de livros sobre suas áreas de interesse.

Kátia Menezes de Sousa - Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso.

Luciane de Paula - Possui graduação em Letras (1997), pela Unesp, Araraquara, mestrado (2001) e doutorado (2007) em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade e pós-doutorado (2011) pela Université François Rabelais, Tours, França. É professora do curso de Letras, Departamento de Linguística, da Unesp, Assis e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp, Araraquara. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise Dialógica do Discurso e atua, principalmente, nos temas voltados à verbivocovisualidade da linguagem, materializada em enunciados estético-midiáticos (canções, filmes, seriados, peças publicitárias, HQs, textos literários, entre outros). Coordena o GED, na Unesp - CAs. Podem ser destacadas as seguintes publicações: Série Bakhtin - Inclassificável, com quatro volumes, dentre inúmeros artigos publicados em periódicos indexados e capítulos de livros.

Luís Fernando Bulhões Figueira - É professor-adjunto do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo realizado doutorado-sanduíche na Université Paris XIII - Villetaneuse, sob orientação da Profª Dra. Marie-Anne Paveau. Desenvolve pesquisas na Análise de Discurso de viés materialista, com especial interesse pela filosofia (neo)marxista e pelo estudo das ideologias materializadas na linguagem. Coordena o Grupo de estudos sobre Discurso e Ideologia (Grudi) e publicou O Althusserianismo em Linguística: a teoria do discurso de Michel Pêcheux (2015).

Luzmara Curcino - Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar e coordenadora do Laboratório de Estudos das Representações do Leitor Brasileiro Contemporâneo (LIRE-CNPq). Dedica-se, em suas pesquisas, à análise dos discursos sobre a leitura na atualidade. Traduziu, entre outras obras, Inscrever e apagar: Cultura escrita e Literatura (séculos XI-XVIII) (2006) e O que é um autor? Revisão de uma Genealogia (2012), ambas de Roger Chartier. É autora de vários capítulos de livros e de artigos e organizadora de obras como Discurso, Semiologia e História (2011), Presenças de Foucault na Análise do discurso (2014) e (In)Subordinações Contemporâneas: Consensos e resistências nos discursos (2016).

Maria da Glória Corrêa di Fanti - Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL-PUC/SP), atualmente é professora-pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É líder do grupo Tessitura: Vozes em (Dis)curso (CNPq/PUCRS), pesquisadora do grupo Atelier Linguagem e Trabalho (CNPq/PUC/SP) e coordenadora da pesquisa “A tensa relação com o discurso do outro e a produção de sentidos: contribuições bakhtinianas para a pesquisa e a formação na contemporaneidade” (FAPERGS). E-mail: gloria.difanti@pucrs.br

Michelle Aparecida Pereira Lopes - Professora designada da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, unidade de Passos, no curso de graduação em Letras e coordenadora do curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa. Doutoranda no Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Linguística pela Universidade de Franca (Unifran), 2013. Graduada em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia de Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), 2008.

Pedro Navarro - Leciona no curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no programa de Pós-Graduação em Letras dessa mesma instituição. Desde 1992, realiza pesquisas voltadas à produção de discursos determinados por sentidos advindos de lugares institucionais constituídos pelo pedagógico, pelo religioso e pelo midiático. Adota como dispositivo teórico-metodológico as noções e os conceitos erigidos pela Análise do Discurso francesa, a partir de uma perspectiva que considera o diálogo entre esse campo e os estudos de Michel Foucault. É lider do GEF - Grupo de Estudos Foucaultianos da UEM.

Vanessa Fonseca Barbosa - Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Integrante dos seguintes grupos de Pesquisa: Tessitura: Vozes em (Dis)curso (CNPq), Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens - LEAL (CNPq), Diálogos com Bakhtin (CNPq) e membro da pesquisa “A tensa relação com o discurso do outro e a produção de sentidos: contribuições bakhtinianas para a pesquisa e a formação na contemporaneidade” (FAPERGS). E-mail: vanessa.barbosa@acad.pucrs.br

Vanice M. Sargentini - Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos e Coordenadora do Laboratório de Estudos do Discurso da UFSCar. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara com Pós-doutorado (PDE/CNPq) na Université Paris III. Organizadora, desde 2006, do Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Coorganizou, entre outros, os livros Mutações do discurso político no Brasil (2017), (In) Subordinações Contemporâneas: consensos e resistências nos discursos (2016), Presenças de Foucault na Análise do Discurso (2014), Discurso, Semiologia e História (2011), Legados de Michel Pêcheux (2011), Análise do discurso: heranças, métodos e objetos (2008).

Sobre os Autores:
Antonio Fernandes Junior - Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Letra de Música e Poesia no Brasil; Arnaldo Antunes; autoria e suporte de textos; poesia e infância; práticas de subjetivação e construção do sujeito na atualidade. E-mail: tonyfer@uol.com.br

Grenissa Bonvino Stafuzza - É Professora Associada na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, onde atua no ensino, na pesquisa e na extensão, tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP - Araraquara, com estágio de doutorado PDEE (CAPES) na Université Paris XII - Val-de-Marne (Paris, França) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos (PosLin) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É líder do GEDIS - Grupo de Estudos Discursivos e editora da revista CADIS - Cadernos Discursivos (ISSN: 2317-1006 - online). Tem experiência na área de Linguística e atua como pesquisadora no campo da Análise do Discurso de linha francesa e do Círculo de Bakhtin nos seguintes temas: literatura, crítica literária universitária, discurso institucional, verbovocovisualidades em discursos contemporâneos. E-mail: grenissa@gmail.com

Formas de Pagamento