Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
A Republica no Livro Didatico de Historia do Brasil
Kênia Hilda Moreira.
ISBN: 978-85-7591-536-3
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2019 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 55,30

DE R$ 79,00   

Sinopse:

 

Em A República no Livro Didático de História do Brasil, Kênia Hilda Moreira, prossegue seus esforços em torno da compreensão dos livros didáticos no Brasil, por meio da análise de obras de seis destacados autores, no período de 1889 a 1950. Busca compreender permanências e mudanças nos conteúdos historiográficos e nas concepções pedagógicas contidas nos livros didáticos, com a consideração da construção do conhecimento histórico, dos programas de ensino, da autoria e da editoração. Inicia pelo reconhecimento da fertilidade do livro didático como fonte investigativa. Em seguida, examina legislação, programas e livros didáticos do Ensino Secundário nacional. Depois, detém-se no exame dos conteúdos historiográficos e pedagógicos apresentados nos livros didáticos analisados.

É um livro que interessa tanto à pesquisadores e estudiosos da História da Educação, do Ensino de História e da História do Brasil, mas, também, ao público da área de Ciências Humanas de modo mais geral. Sem dúvida, é uma obra que merece nossa leitura atenta!

SOBRE A AUTORA:

Kênia Hilda Moreira é professora na Faculdade de Educação (FAED) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEd-UFGD). Historiadora, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre e doutora em Educação, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Estágio de doutorado na Universidad de Salamanca, Espanha. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com estágio na Universidad de Educación à Distancia (UNED). Atua nas áreas de História da Educação, Livros Didáticos e impressos de modo geral. Escreveu “Um Inventário: O Livro Didático de História em Pesquisas (1980-2005)”, publicado em 2011 e organizou "História da Educação e Livros Didáticos", publicado em 2017.

Sobre os Autores:
Kênia Hilda Moreira - É professora e pesquisadora da linha de História da Educação, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Graduada em História (Universidade Federal de Goiás, 2002), mestre e doutora em Educação pela Unesp / Araraquara, com estágio de doutorado na Universidade de Salamanca. Pós-doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Autora dos livros A República no livro didático de História do Brasil (Mercado de Letras, 2019); História da Educação e Livros Didáticos (Pontes Editora, 2017), organizado em coautoria com José María Hernández Díaz e Um inventário: o livro didático de História em pesquisas (Editora da Unesp, 2011), em coautoria com Marilda da Silva, além de artigos publicados em revistas científicas sobre imprensa / impressos como fonte de pesquisa para a história da educação.

Formas de Pagamento