Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
A Constituição Social do Desenho da Criança
Silvia M. Cintra da Silva.
ISBN: 85-7591-003-5
Formato: 16 x 23 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 cm | Ano: 2009 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Silvia Maria Cintra da Silvas

Sinopse:

Esta obra é um estudo sobre o desenho de crianças pré-escolares de três a cinco anos. Sua grande contribuição é que, ao contrário da maioria dos estudos sobre este tema, preocupados em apontar e categorizar características dos desenhos produzidos por crianças de diferentes idades – a autora privilegia o processo de produção gráfica, em especial algumas das condições sociais que contribuem para a constituição do desenho infantil. Utilizando-se de uma abordagem histórico-cultural, analisa as relações entre fala e desenho, o modo como as crianças exploram e utilizam os materiais escolhidos para desenhar, e ainda, as interações entre as crianças e entre estas e suas professoras. A pesquisa explicita como essas interações medeiam a produção dos desenhos, configurando o desenho da criança como uma atividade socialmente constituída e mediada pela linguagem.

A obra é referência fundamental não apenas para os estudiosos do desenho de crianças, como também para as professoras ou professores da educação infantil, pois o texto nos mostra como o ato de desenhar promove desenvolvimento e aprendizagem afetiva, social, cognitiva e motora. Mais importante, ainda, é que o livro pode contribuir para questionarmos acerca da propriedade e da efetividade de algumas concepções e práticas docentes referentes às atividades gráficas da criança, observadas em grande parte das classes de educação infantil.

SOBRE A AUTORA
Silvia Maria Cintra da Silva é professora efetiva da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde outubro de 1994, e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Ensino das Artes (Laborarte) da Faculdade de Educação da Unicamp. Formada em Psicologia pela PUC Campinas, obteve os títulos de Mestre em Educação, área de concentração Psicologia Educacional e de Doutora em Educação, na área Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, ambos pela Unicamp. É autora de vários artigos, publicados em periódicos especializados de psicologia e de educação, e co-autora do capítulo “‘Faz o chão pra ela não ficar voando’: o desenho na sala de aula”, no livro O ensino das artes: construindo caminhos (Papirus, 2001).


SUMÁRIO
PREFÁCIO (Maria Cecília Rafael de Góes)


APRESENTAÇÃO


CAPÍTULO 1: O DESENHO DA CRIANÇA
Constituição social do desenvolvimento da criança
O desenho, a fala e o outro
Desenho e escolarização


CAPÍTULO 2: A SITUAÇÃO ESTUDADA
Os participantes da pesquisa
A realização da pesquisa
Os momentos de realização dos desenhos
Análise do material pesquisado


CAPÍTULO 3: ANALISANDO A PRODUÇÃO GRÁFICA
A exploração dos materiais
As mediações de colegas e professoras na produção gráfica
A fala da criança durante o desenho


CAPÍTULO 4: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O TRABALHO


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 


Sobre os Autores:
Silvia M. Cintra da Silva -

Formas de Pagamento