Os textos ora apresentados resultam de pesquisas que buscaram analisar os percursos, condições de institucionalização e implementação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A partir do Decreto 5.154/04, colocou-se a possibilidade legal de alterar as condições da educação no Ensino Médio no que diz respeito à articulação com a Educação Profissional, sendo permitidas as formas concomitante, subseqüente e integrada, esta última considerada uma possibilidade de avanço em direção a uma formação mais qualificada na medida em que permitiria superar a justaposição e a dissociação entre ciência e trabalho, entre cultura e técnica, configurando percursos formativos mais orgânicos aos interesses e necessidades dos trabalhadores. Várias foram as problemáticas desencadeadas nesse contexto: a integração curricular, o financiamento público, os sujeitos alunos e professores diante da perspectiva posta pela formação integrada, a oferta de cursos e sua relação com o setor produtivo, dentre outras. Os artigos que compõem essa coletânea têm como objeto de investigação o modo pelo qual foi se institucionalizando o Ensino Médio Integrado e dialogam com esse conjunto de problemáticas.
Espera-se, com essa coletânea, trazer dados e análises acerca do que foi produzido em resposta ao desafio da integração entre formação científica básica e formação para o trabalho no âmbito das ações que se desencadearam com vistas à implantação do Ensino Médio Integrado.
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Acácia Zeneida Kuenzer
Andrea Barbosa Gouveia
Dante Henrique Moura
Elaine Cristina Nascimento
Eloise Médice Colontonio
Filomena L. G. Rodrigues da Silva
Leda Scheibe
Letícia de Luca Wollmann Saldanha
Lucas Barbosa Pelissari
Mario Lopes Amorin
Monica Ribeiro da Silva
Rita de Cássia da Silva Oliveira
Sandra Regina de Oliveira Garcia
Wilson João Marcionílio Alves