Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Do Movimento Lógico e Histórico à Organização do Ensino - O Percurso Dos Conceitos Algébricos
• Maria do Carmo de Sousa
• Maria Lucia Panossian
• Wellington Lima Cedro

DE R$ 54,00 POR R$ 37,80.

Professor, o que é álgebra? Para que serve a álgebra? Quem inventou a álgebra?

Perguntas deste tipo tem desafiado, continuamente, os professores da Educação Básica, ao longo de todos estes anos. Evidentemente, que, ao tentar responde-las, não vamos encontrar uma única resposta.

Com o objetivo de responder as questões acima e trazer elementos que caminhem em busca da superação dos desafios enfrentados pelos professores, quando ensinam álgebra, neste livro, nos propomos a analisar concepções de álgebra e de seu ensino, bem como, contribuir com a discussão sobre qual é o problema com o ensino de álgebra, considerando-se o processo empírico e teórico do pensamento e, a formação de conceitos, tendo como base os estudos do movimento lógico e histórico dos conceitos algébricos e, dos nexos conceituais: fluência, variável, campo de variação e interdependência. Analisamos algumas implicações para o ensino e, consequentemente para a formação psíquica dos estudantes. Apresentamos ainda, atividades orientadoras de ensino de álgebra que se fundamentam na teoria histórico-cultural.

SOBRE OS AUTORES:

Maria do Carmo de Sousa - Licenciada em Matemática (Uniso). Especialista em Matemática (Unicamp). Mestre em Educação (Unicamp) e Doutora em Educação (Unicamp). Desde 2006, exerce o cargo de professor adjunto, no Departamento de Metodologia de Ensino (DME), da UFSCar. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa “Educação em Ciências e Matemática” e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE). Coordena o Pibid/UFSCar (Capes). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade”. A área de atuação no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, envolve os seguintes temas: Formação de Professores, Educação Matemática, Educação Conceitual, História da Matemática e Ensino de álgebra.

Maria Lucia Panossian - Mestre em Educação na área de ensino de Ciências e Matemática pela USP (2008). Possui graduação em Pedagogia pela USP (1999) e graduação em Matemática pela PUC-SP (1992). Atualmente é doutoranda na área de ensino de Ciências e Matemática, também pela USP, pesquisando em particular o movimento lógico e histórico dos conceitos algébricos. É professora efetiva de matemática no ensino fundamental e médio da rede estadual de São Paulo desde 2000. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em atividade de ensino e aprendizagem, atuando principalmente com o tema álgebra.

Wellington Lima Cedro - Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto de Matemática e Estatística da UFG e Docente do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Matemática (GeMAT) membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe).

 
 
Por: R$ 37,80
ISBN: 978-85-7591-334-5
Páginas: 184
Formato: 14 x 21
Altura: 10
Largura: 14
Comprimento: 21
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2014
 
 
Forma de Pagamento :