Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
\"Entre Dois Fins de Século\" - Estudos de Literatura Portuguesa

(Organização: Cátia Monteiro Wankler, Otávio Rios e Veronica Prudente Costa)

• Cátia Monteiro Wankler
• Otávio Rios
• Veronica Prudente Costa

DE R$ 79,00 POR R$ 55,30

“Dois fins de século”: expressão consagrada pelo texto já clássico de Eduardo Lourenço. Ou melhor: sintagma citado, comentado, lido e relido no âmbito dos estudos finisseculares, gerando novos textos, debates acalorados, temas de congressos. “Entre dois fins de século”: estudos de literatura portuguesa é portanto um livro que nasce de um projeto de pesquisa sobre o fim de século e as suas reverberações. Reunindo ensaios cuja linha histórica abrange o período da ascensão da modernidade estética em Portugal com a poesia de Cesário Verde, a consolidação e a metamorfose dessa modernidade com artistas como Fernando Pessoa e Florbela Espanca, até aos ecos fin-de-siècle no crepúsculo do século XX e na aurora do século XXI com escritores como Lídia Jorge e António Lobo Antunes, “Entre dois fins de século” é um excelente espaço de reflexão em que o leitor poderá dar-se conta da atualidade daqueles temas que, entre finais do oitocentos e início do novecentos, se apresentavam simultaneamente como o epílogo de um período e o prólogo de outro. Neste princípio do século XXI, fruto macerado da distopia com que se encerra a Era dos Extremos, assistimos ao retorno de uma série de temas finisseculares, que encontram terreno propício nesta ambiência de desalento que caracteriza o nosso tempo...

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Cátia Monteiro Wankler - Doutorado em Teoria da Literatura pela PUCRS. Mestrado em Literatura Portuguesa pela UFF. Professora Associada da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Coordenadora do PPGL/UFRR (2009-2010). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Literatura e Identidade (CNPq) e Pesquisadora da Cátedra Amazonense de Estudos Literários e da Cultura. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (Abraplip) como Tesoureira Adjunta (2014-2015).

Otávio Rios - Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutorado (2013/2014) no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (Abraplip) desde 2010, atualmente exerce a função de Presidente na gestão 2014/2015. É autor da obra A Experiência Estética de Raul Brandão - Palavras, Destroços, Ruínas (Mercado de Letras 2014).

Veronica Prudente Costa - Doutorado e Mestrado em Literaturas Portuguesas e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Secretária Executiva da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (Abraplip) no biênio 2014-2015. Colíder do grupo de pesquisas Cátedra Amazonense de Estudos Literários e da Cultura.


SOBRE OS AUTORES:

André Corrêa De Sá - Doutorado em Literatura (Univ. Évora, 2014) e Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (Univ. Coimbra, 2004). Atualmente é professor de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Carlos. Os seus interesses incluem as Literaturas de Língua Portuguesa, os Estudos Comparados e as Humanidades Médicas. Integra, também, os grupos de investigação Liham (Limiar Humano/Animal/Máquina - Univ. Minho, Portugal) e ELLU (Estudos Literários Lusófonos – UEPB).

Cid Ottoni Bylaardt - Doutorado em Estudos Literários, pela UFMG, e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Coimbra. É professor Associado de Literatura Brasileira da UFC. Tem mais de cem artigos e ensaios publicados sobre literatura brasileira e portuguesa. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa N2 do CNPq. Escreve poemas e romances, toca violino, viola e piano.

Emanuelle Santos - Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade de Warwick. Bacharel em Letras, mestre em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Desenvolve sua pesquisa em torno da problematização das configurações literárias da nação presentes em obras contemporâneas das literaturas africanas em português que envolve, dentre outros assuntos, uma revisão da teoria pós-colonial com vistas à descolonização do saber.

Flávia Ba - Doutoranda do Programa em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cuja tese recai sobre a configuração literária do fim do império português e da pós-metrópole lisboeta (2010). Mestre pela Universidade Nova de Lisboa (2004). Investigadora em Formação do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL, participa no projeto do grupo Morphe.

Francisco Ferreira De Lima - Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo e Professor Titular de Literatura Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana. Trabalha em duas áreas de interesse, a Literatura de Viagem e a relação entre Literatura e História. Publicou algumas dezenas de artigos em periódicos e alguns livros, dentre os quais O outro livro das maravilhas e o Brasil de Gabriel Soares de Sousa e outras viagens.

Germana Maria Araújo Sales - Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Professora Associada II da Faculdade de Letras, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Universidade do Federal do Pará, onde atua na Graduação e Pós-Graduação, especialmente em temáticas referentes à literatura do século XIX e ensino de Literatura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Leitura, História da Literatura e prosa de ficção oitocentista e ensino de Literatura.

José Rodrigues De Paiva - Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2006), defendendo a tese intitulada Vergílio Ferreira: Para sempre, romance-síntese e última fronteira de um território ficcional, editada pela Editora da UFPE em 2007. Professor Associado IV no Departamento de Letras da UFPE. Publicou vários livros nos gêneros ensaio e poesia. É presidente da Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano e editor da revista Estudos Portugueses.

Josyane Malta Nascimento - Doutora em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorado sanduíche pela Universidade de Coimbra, Portugal. Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas. Professora Adjunta de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Amazonas. Como atividade de pesquisa, desenvolve estudos sobre literatura em contextos autoritários.

Marcia Manir Miguel Feitosa - Doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Docente Associada IV da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista Capes de Pós-Doutorado no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Colíder do Grupo de Pesquisa em Estudos da Paisagem nas literaturas de língua portuguesa, cadastrado no CNPq.

Márcio Ricardo Coelho Muniz - Doutorado e Mestrado em Literatura Portuguesa (USP). Pós-Doutorado em Literatura Portuguesa (UERJ). Graduado em Letras (UFF) e História (UFBA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, desde 2010. Professor Adjunto de Literatura Portuguesa da Universidade Federal da Bahia, desde 2008, atuando na Graduação e na Pós-Graduação Acadêmica e Profissional. Pesquisas e publicações, em livros e periódicos, com ênfase na Literatura Portuguesa Quatrocentista e Quinhentista, em especial na área dos estudos sobre a dramaturgia portuguesa.

Maria Elvira Brito Campos - Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2013). Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP (1999). Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1989). Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, filosofia, António Lobo Antunes, literaturas de língua portuguesa, literatura portuguesa, literatura infantil e conto de fadas.

Maria Lúcia Dal Farra - Doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo (1979). Professora Titular da Universidade Federal de Sergipe e assessora do Comitê de Letras do CNPq, além de ter sido professora na USP, Unicamp e em Berkeley (Universidade da Califórnia). É estudiosa da obra de Vergílio Ferreira, Herberto Helder, Florbela Espanca (sobre os quais tem livros editados), bem como sobre outras inúmeras obras (mais de centena de estudos publicados). Recebeu o Prêmio Jabuti de Poesia de 2012 por sua atividade poética.

Sarah Diva Ipiranga - Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Pós-Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de Lisboa (Centro de Estudos Comparatistas). Professora Adjunta de Literatura Comparada do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora do projeto de pesquisa Leitura e formação: humanidades literárias”. Vice coordenadora do Profletras e responsável pela disciplina Literatura e Ensino. Mestrado em Estudos Literários (UFMG).

Tatiana Pequeno - Doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde defendeu tese de doutoramento sobre os aspectos políticos da obra de Maria Gabriela Llansol. Foi Professora de Literaturas Portuguesa e Africanas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Amargosa, BA) por dois anos. Atualmente é Professora Adjunta de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ), onde desenvolve trabalho de pesquisa sobre corpo e questões de gênero e sexualidade.

 
 
Por: R$ 55,30
ISBN: 978-85-7591-357-4
Páginas: 288
Formato: 16 x 23
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Forma de Pagamento :