Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Diálogos na Perspectiva Histórico-Cultural - Interlocuções com a Clínica da Atividade

(Organização: Ana Luiza Bustamante Smolka, Daniela Dias dos Anjos e Luci Banks-Leite)

• Ana Luiza Bustamante Smolka
• Daniela Dias dos Anjos
• Luci Banks Leite

DE R$ 69,00 POR R$ 48,30.

Esta coletânea originou-se do Seminário Vygotski: teoria e método - perspectivas em debate, realizado na Faculdade de Educação da Unicamp no ano de 2013. Organizado por membros do Grupo de Pesquisas Pensamento e Linguagem (GPPL), o evento reuniu pesquisadores que trabalham na perspectiva histórico-cultural em psicologia, com o objetivo de discutir estudos que enfocam questões do desenvolvimento humano, colocando em pauta o referencial teórico da Clínica da Atividade (CA), concebido pelo Professor Yves Clot e seus colaboradores do Conservatoire National des Arts et Métiers, CNAM, de Paris.

Os textos aqui reunidos contribuem para os debates sobre concepções de desenvolvimento e o processo de humanização; o uso de instrumentos em contexto de ensino-aprendizagem; o desenvolvimento da atividade e o desenvolvimento psicológico; a dimensão afetiva do desenvolvimento humano. A partir de análises de pesquisas empíricas realizadas em diferentes contextos e situações de trabalho, esses estudos evidenciam pressupostos comuns assim como divergências com relação aos aspectos teórico-metodológicos da Clínica da Atividade.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Ana Luiza Bustamante Smolka - Graduou-se em Filosofia pela PUC-RJ (1972). Mestre em Educação pela University of Arizona, USA (1978); Doutora em Educação pela FE, Unicamp (1987). Pós-doutorado em Psicologia da Educação na Clark University, Mass, USA (Capes 1990). Livre Docente pela FE/Unicamp (2012). Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/FE/Unicamp). Temas de pesquisa na perspectiva histórico-cultural: desenvolvimento humano, relações de ensino, práticas escolares, práticas discursivas, emoção, memória e imaginação. asmolka@unicamp.br

Daniela Dias dos Anjos - Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação como professora da educação básica e do ensino superior. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), e atua na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem) e do Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente. daniela.anjos.prof2015@gmail.com

Luci Banks Leite - Professora colaboradora, livre-docente da Faculdade de Educação, Unicamp. Graduada em Pedagogia (USP) e em Psicologia (Université de Genève, Unige), Mestre em Psychologie Génétique et Expérimentale (Unige), Doutorado em Linguística (IEL, Unicamp). Estágios de pós-doutorado nas Universidades de Paris V e de Paris XIII (Capes). Atua na área de Educação com ênfase em Psicologia, integra o GPPL/Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem - realiza pesquisas nos seguintes campos: desenvolvimento humano, linguagem-discurso e argumentação-conhecimento-escola. lbanks@uol.com.br

SOBRE OS AUTORES:

Angel Pino Sirgado - Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Seminário de Madrid (1953), e em Teologia pela PUC-SP (1958). Mestre em Psicologia (1970) e em Criminologia (1971) pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Doutor em Psicologia pela mesma Universidade (1985). Livre-Docente em Psicologia Educacional pela Unicamp (2003). Professor de Psicologia na Université du Quebec à Trois-Rivières, Canadá (1971-77). Professor da Faculdade de Educação da Unicamp (1977-2003). Professor do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação na Univali, SC (2003-09). Desenvolveu pesquisas sobre desenvolvimento humano, cultura e semiótica, criação imaginária e estética, na perspectiva histórico-cultural.

Anselmo Pereira de Lima - Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Estágio de doutorado na Equipe Clínica da Atividade do CNAM de Paris, França. Estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano da Udel, Estados Unidos. Licenciatura em Letras Português-Inglês pela FOC-SP. Professor do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR, Câmpus Pato Branco, atuando na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento. Foi bolsista CNPq, Capes e Fulbright. selmolima2000@yahoo.com

Bader B. Sawaia - Doutora em Psicologia Social. Professora Titular do Programa de Psicologia Social da PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa: A  Dimensão Psicossocial da Dialética   Exclusão/inclusão , da PUC-SP, ( Nexin). Membro do GT/Anpepp A Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro  de Desigualdade Social. Líder do grupo de pesquisa  do CNPq sobre  o Afeto na Análise e intervenção  em questões sociais.  Organizadora, dentre outros, do  livro  As Artimanha Exclusão e autora do texto “O Sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão”. bsawaia13@gmail.com

Claudia Osorio-da-Silva - Psicóloga, doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz; professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Estudos da Subjetividade - da mesma Universidade; pesquisadora do Nutras (Núcleo de Estudos e Intervenções em Trabalho, Subjetividade e Saúde), vinculado à UFF. claudiaosorio@terra.com.br

Daisy Moreira Cunha - Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Filosofia pela Université de Provence. Fez estágio de Pós-Doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM/Paris. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais; membro da Linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana do PPGE-UFMG. Diretora do Instituto de Estudos Avançados, IEAT/UFMG. daisycunha@uol.com.br

Eliane Gouvêa Lousada - Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PPG/Lael da PUC-SP, é líder do grupo de pesquisa Alter/CNPq e Alter/AGE/CNPq. Docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.  Professora Visitante na Universidade de Guelph, Canadá. Tem experiência e publicações nas áreas de formação e desenvolvimento de professores, elaboração de material didático baseado em gêneros textuais e análise de textos/discursos produzidos em situações de trabalho docente. elianelousada@uol.com.br

Ermelinda Barricelli - Graduada em Pedagogia (1994) e Letras (1992) com Especialização em Educação Infantil pela USP (1999). Concluiu o mestrado em 2007 com pesquisa sobre currículo de Educação Infantil e o Doutorado em 2012 com pesquisa sobre prescrições do trabalho do professor de Educação Infantil no Lael/PUC-SP. Realizou estágio doutoral no CNAM, Paris. Atualmente desenvolve intervenção em uma creche da rede de São Paulo e atua como professora em curso de Pedagogia.ermebarricelli@gmail.com

Flavia Fazion - Doutoranda (2011-2016) do Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Membro do grupo de pesquisas Alter-AGE/CNPq, desenvolve pesquisas sobre a formação do professor de línguas, o trabalho do professor e o ensino de francês, língua estrangeira, por meio de gêneros textuais.  É professora de francês língua estrangeira na rede pública do estado do Paraná há 17 anos; formada também em Fonoaudiologia pela PUC-PR. flavia@fazion.com.br

Giselle Reis Brandão - Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1993), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2004), Doutora em Psicologia Social-Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM/Paris, França) (2012). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas - PUC Minas, nos cursos de Psicologia e Engenharia de Produção. Coordenadora Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho IEC - PUC Minas. grbrandao@gmail.com

Lavínia L.S. Magiolino - Professora da Faculdade de Educação, Unicamp. Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL). Realizou pós-doutorado na PUC-SP, junto ao Núcleo de Estudo Psicossocial da Dialética Exclusão/Inclusão (Nexin) com estágio no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris (2012). Atua em cursos de Graduação e Pós-graduação. Desenvolve pesquisas numa perspectiva histórico-cultural, trabalhando com os seguintes temas: educação, formação de professores, relações de ensino, conflitos, emoções, significação e arte. laviniam@unicamp.br

Luzia Bueno - Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp. Estágio de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Licenciatura em Letras e Ciências Sociais na Unicamp. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco. Foi bolsista Capes. luzia_bueno@uol.com.br

Maria Cecília Pérez Souza-e-Silva - Doutorado e Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle, Paris III. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1; professora titular e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael. Líder do grupo Atelier Linguagem e Trabalho (CNPq). cecilinh@uol.com.br

Maria Elizabeth Antunes Lima - Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Doutora em Sociologia do Trabalho - Université de Paris IX (Paris-Dauphine) (1992). Pós-doutorado em Clínica da Atividade - Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM (Paris, França). É Professora Associada na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia do Trabalho, com ênfase em Saúde Mental no Trabalho. antuneslima15@gmail.com

Matilde Agero Batista - Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1998); mestre em psicologia do trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2005); doutora em Psicologia do Trabalho pelo Conservatoire Nacional des Arts et Métiers (CNAM Paris/France). matildeagero@yahoo.com.br

Mauricio Ernica - Professor do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Delart) da Faculdade de Educação da Unicamp. Graduou-se em Ciências Sociais (USP, 1995),  Mestre em Antropologia Social (Unicamp, 1997) e Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem ( Lael/PUC, SP, 2006), tendo realizado parte de seus estudos de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra (2004-2005). Suas pesquisas abordam duas temáticas principais: educação, cultura e desigualdades; e representações sociais em textos artísticos. mauernica@gmail.com

Raquel Guimarães Soares - Formada em Psicologia, com especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mestre em Ergonomia e Organização do Trabalho pela UFMG. Doutora em Psicologia do Trabalho - Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM (Paris, França)  e em Educação pela UFMG. Professora e pesquisadora associada ao laboratório de Ergonomia da UFMG. Experiência em Treinamento, Seleção, Acompanhamento de Pessoal, Saúde dor Trabalhador. rqsoares@gmail.com

Renata Correa Rocha - Mestre em Educação pela Universidade São Francisco. Licenciatura em Pedagogia - Unicamp. Formadora de professores da rede municipal de Itatiba. Foi bolsista Capes. rcrocha@edu2.itatiba.sp.gov.br

Yves Clot - Professor e pesquisador no Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM, Paris, França.

 
 
Por: R$ 48,30
ISBN: 978-85-7591-428-1
Páginas: 308
Formato: 12 x 22
Altura: 0
Largura: 0
Comprimento: 0
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Forma de Pagamento :