Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Ciências Sociais
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Formação do Professor que Ensina Matemática - Aprendizagem Docente e Políticas Públicas

(Organização: Ana Cristina Ferreira, Armando Traldi Junior e Celi Espasandin Lopes)

DE R$ 89,00 

• Ana Cristina Ferreira
• Armando Traldi Junior
• Celi Espasandin Lopes

 

Este livro traz discussões de pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. Os capítulos apresentam estudos debatidos no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Formação de Professores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Os formadores de professores enfrentam o desafio de articular o que sabem profissionalmente, o que acreditam e o que representam. Suas vozes precisam ecoar seus conhecimentos matemáticos e didáticos, a fim de dialogar com professores e futuros professores e incentivá-los a fazer suas próprias vozes serem ouvidas, a tornar-se produtores de conhecimentos profissionais e a exercer sua autonomia como professores que geram aprendizagem matemática.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ana Cristina Ferreira - Graduada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação (na área de concentração: Educação Matemática) pela Unicamp. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Matemática e docente do Mestrado em Educação, ambos da Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do grupo de pesquisa “Os Saberes Da Formação na Licenciatura e a Prática da Educação Matemática Escolar: Conflitos-Convergências”. Pesquisadora na área de Educação Matemática- Formação de professores. E-mail: anacf.ufop@gmail.com

Armando Traldi Junior - Graduado em Matemática, mestre e doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor do programa de estudos pós-graduados em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa Educação Matemática e Profissional. Pesquisador na área de Educação Matemática - Formação de professores. E-mail: traldijr@gmail.com

Celi Espasandin Lopes - Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia (UGA). Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora do Cepeme - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do Gepeem - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.
E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Adair Mendes Nacarato - Licenciada em matemática pela PUC Campinas, mestra e doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade  São Francisco. Líder dos grupos de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática - Hifopem - e Grupo Colaborativo em Matemática - Grucomat. E-mail: adamn@terra.com.br

Antônio Henrique Pinto - Graduado em Matemática, com Mestrado (Ufes) e Doutorado (Unicamp) em Educação, na linha de pesquisa em Educação Matemática. Atualmente Professor do Instituto Federal do ES, onde leciona disciplinas no Ensino Médio, no Curso de Licenciatura em Matemática e no Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Ifes). Pesquisador nas áreas de História da Educação Matemática, Currículo e Prática Pedagógica no Ensino Médio e na Educação Profissional. Coordenador de Projeto Pibid/Matemática (IFES). Autor do livro “Educação matemática e educação profissional: elos de uma histórica relação”. E-mail: ahp.mat@gmail.com

Dario Fiorentini - Licenciado e mestre em matemática e doutor em Educação pela Unicamp. Atualmente, é docente da FE/Unicamp e pesquisador do CNPq (PQ-1D), tendo como campos de estudo a educação matemática e a formação de professores. Foi Coordenador do PPGE da FE/Unicamp. Publicou 13 livros e mais de 80 artigos e capítulos de livro. Orientou 14 dissertações de mestrado e 22 teses de doutorado. E-mail: dariofiore@terra.com.br

Diego Fogaça Carvalho - Licenciado em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). E-mail: diegofocarva@gmail.com

Janaína Freitas dos Santos - Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil/ULBRA (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e Especialização em Gestão pela Universidade Castelo Branco (2005). Professora da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo/RS.

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS). E-mail: jcrjusto@gmail.com

Kely Fabricia Pereira Nogueira - Doutoranda e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Docente da Rede Municipal de Ensino - Campo Grande/MS. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - Formem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2714608915925687. Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil. E-mail: kelyn230@gmail.com

Margarete Fátima Borga - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, professora de Anos Iniciais Rede Municipal de São Leopoldo e Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. E-mail: mfborga@gmail.com

Maria Auxiliadora Vilela Paiva - Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (1972), mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada-IMPA (1980) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) (1999). Professora aposentada da Ufes, atualmente coordenadora Geral de Ensino do Cefor/Ifes - Centro de Referência em Formação e em EaD, atuando como professora/pesquisadora no Programa de Mestrado Profissional - Educimat/IFES. Pesquisa a Formação inicial e continuada de professores e Práticas Pedagógicas e recursos didáticos no contexto da Educação Matemática. E-mail: vilelapaiva@gmail.com

Maria do Carmo de Sousa - Licenciada em Matemática pela Uniso. Especialista em Matemática, Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Unicamp. Cursa pós-doutorado em Educação pela USP. Docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), dos Programas de Pós-Graduação: em Educação (PPGE) e Profissional em Educação (PPGPE), da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de professores - Escola e Universidade (GPEFCom). E-mail: mdcsousa@ufscar.br

Marinez Meneghello Passos - Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Mestre em Matemática e em Educação pela UEL. Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Bauru. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Professora Sênior da UEL. Bolsista Sênior da Fundação Araucária. E-mail: marinezpassos@uel.br

Neura Maia De Rossi Giusti - Mestre no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS). Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA/RS). Professora da Rede Municipal de Ensino de Vacaria/RS. E-mail: neurajusti@ibest.com.br

Nielce Meneguelo Lobo da Costa - Graduada em Matemática pelo IME/USP e em Pedagogia pela FFCLSBC, com Mestrado em Ensino da Matemática e Doutorado em Educação (Currículo) pela PUCSP. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo. Pesquisa na linha da formação de professores  e em educação tecnológica. Atua como consultora em Ensino de Matemática, Gestão Escolar, Avaliação e em Tecnologia e Mídias na Educação, é sócia fundadora da “Núcleo Eduque: Cursos e Consultoria Ltda. E-mail: nielce.lobo@gmail.com

Patrícia Sândalo Pereira - Diretora do Instituto de Matemática - INMA e Docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - Formem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9126213537245312. Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil. E-mail: patriciasandalop@uol.com.br

Regina Célia Grando - Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. E-mail: regrando@yahoo.com.br

Sandra Fraga - Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Vitória, atuando na licenciatura em matemática e no mestrado profissional em Educação de Ciências e Matemática Educimat. Doutora em Educação, licenciada em Matemática (UFES). Pesquisas em formação de professores que ensinam matemática e Laboratório de Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica em Matemática - Grupem e do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo - Geem/ES. E-mail: sandrafraga7@gmail.com

Sergio de Mello Arruda - Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ensino de Ciências pela USP. Doutor em Educação pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Professor do Departamento de Física/UEL. Bolsista de Produtividade do CNPq. E-mail: renop@uel.br

Sonner Arfux de Figueiredo - Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Com Mestrado em Engenharia Mecânica pela Unitau/SP e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo-SP, com Sanduíche na Universidade de Alicante-Espanha. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Gerente da Unidade Universitária Campus de Nova Andradina e Coordenador do Pibid/Matemática. E-mail: sarfux@gmail.com

Vanessa Largo - Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Cascavel/PR). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma universidade, Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Professora da Coordenação de Matemática (Comat) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Toledo. E-mail: vanlargo@yahoo.com.br

Vanessa Moreira Crecci - Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp e doutora pelo PPGE/Unicamp. Tem experiência como docente no ensino fundamental e na formação inicial e continuada de professores. Desenvolve pesquisas sobre desenvolvimento profissional; profissionalidade e aprendizagem docente do professor que ensina matemática. E-mail: vancrecci@gmail.com

 
 
Por: R$ 62,30
ISBN: 978-85-7591-397-0
Páginas: 300
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento