Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educacao Em Ciencias
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formacao de Professores da Educacao Basica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Leituras de Vigotski - Repercussoes na Atividade Docente

(Organização: Ana Luiza Bustamante Smolka, Daniela Dias dos Anjos e Márcia Aparecida Amador Mascia)

• Ana Luiza Bustamante Smolka
• Daniela Dias dos Anjos
• Marcia Aparecida Amador Mascia

DE R$ 35,00 POR R$ 24,50

Esta coletânea é fruto de discussões empreendidas durante o intercâmbio acadêmico entre dois países, Brasil e Grécia, realizado em agosto de 2015, quando da visita do Professor doutor Emmanouil Dafermakis (Manolis), do “Department of Psychology” da “University of Crete”, a três instituições brasileiras, USF, Unicamp e USP.

A coletânea tem como proposta reunir textos que contemplam a perspectiva teórica histórico-cultural, com foco específico nas repercussões para a formação docente. Os textos abordam temas e problemas que dizem respeito a questões relacionadas aos conceitos de mediação e elaboração conceitual, ilustrando modos de apropriação das ideias de Vigotski, tal como apontado nos estudos e na exposição de Manolis. As reflexões teóricas e as pesquisas empíricas aqui apresentadas atestam a pertinência e a contemporaneidade das contribuições do pensador russo, que se mostra como um inesgotável lócus de interlocução.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Ana Luiza Bustamante Smolka - É professora na Faculdade de Educação da Unicamp desde 1979, onde trabalha em cursos de graduação e pós-graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem e vem realizando estudos sobre as práticas escolares e as práticas discursivas junto a professores e alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Suas pesquisas, ancoradas na perspectiva histórico-cultural, abrangem questões relacionadas ao desenvolvimento humano, à significação e à linguagem, às relações de ensino, à emoção, memória e imaginação.

Daniela Dias dos Anjos - Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Educação como professora da educação básica e do ensino superior. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), e atua na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem), Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente e GRUCOMAT (Grupo Colaborativo em Educação Matemática).

Márcia Aparecida Amador Mascia - Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp e pós-doutora em Educação pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, no departamento de “Curriculum and Instruction”. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, estado de São Paulo, na linha de Educação, Linguagem e Processos Interativos. Desenvolve pesquisas relacionadas às questões de subjetividades e identidades contemporâneas em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa “Estudos Foucaultianos e Educação” (GPEFE), certificado pelo CNPq. Bolsista PQ CNPq.

SOBRE OS AUTORES:

Adair Mendes Nacarato - Licenciada em matemática pela PUC-Campinas, mestre e doutora em Educação pela Unicamp. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Seus temas de pesquisa estão voltados para prática pedagógica em matemática, formação docente e narrativas discentes e docentes. Bolsista PQ CNPq.

Ana Paula de Freitas - Doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, atuando na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos. Tem desenvolvido estudos e pesquisas acerca dos temas: Educação Especial, Deficiência Intelectual, Aprendizagem e Desenvolvimento, Desenvolvimento da Linguagem, tendo a perspectiva histórico-cultural como principal referência.

Débora Dainez - Graduação em Fonoaudiologia (2006) na Unimep, com apoio FAPIC. Mestrado em Educação no Núcleo Práticas Educativas e Processos Interacionais do PPGE-Unimep (2008), com apoio CNPq. Doutorado na área Psicologia Educacional, FE-Unicamp (2014), com apoio Fapesp. Entre os anos de 2014 e 2016 realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado no Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem da FE-Unicamp, com apoio FAPESP. Atualmente é Docente Substituto (DCHE Campus Sorocaba) da UFSCar. Trabalha na área da Educação, com especial interesse na questão do desenvolvimento humano.

Eliane Gouvêa Lousada - Mestre e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Unviersidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é líder dos grupos de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE-CNPq. Docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, foi professora da graduação e do mestrado em Estudos Franceses na Universidade de Guelph, Canadá, onde ainda atua como Professora Visitante e orientadora. Tem experiência e publicações nas áreas de formação e desenvolvimento de professores, letramento e gêneros textuais, elaboração de material didático, além de análise de textos/discursos produzidos em situações de trabalho docente.

Emmanouil Dafermakis (Manolis Dafermos) - É mestre e doutor em Filosofia pela Faculty of Philosophy, M. V. Lomonosov, Moscow State University, especialista em Vigotsky. É professor associado em Espistemologia da Psicologia, Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Creta, Grécia. Tem experiência e é responsável pelos cursos de Epistemologia da Psicologia, História da Psicologia, Psicologia Histórico-cultural, Introdução à Psicologia, Teorias e sistemas de Psicologia. Também, é professor honorário da Universidade Estadual de Moscou de Artes Impressas (Rússia). Seu interesse acadêmico se situa na psicologia histórico-cultural, teoria da atividade, psicologia crítica, história da psicologia e questões metodológicas e epistemológicas das ciências sociais.

Ermelinda Maria Barricelli - Possui graduação em Letras e em Pedagogia, Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na linha Linguagem e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Doutorado pelo mesmo programa na linha Linguagem e Trabalho, realizou estágio doutoral no Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris (CNAM) sob orientação do Prof. Yves Clot. Possui Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência com formação de professores, atua como professora em curso graduação e pós-graduação lato sensu e como consultora pedagógica na Fundação Vunesp. É membro do Grupo ALTER-Age.

Katia Gabriela Moreira - Graduada em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, São Paulo; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo; cursando doutorado em Educação pela Universidade São Francisco, desde março de 2017; Professora do Ensino Básico da Rede Municipal de Nazaré Paulista.

Luciana Aparecida Silva Azeredo - Possui licenciatura em Letras Português/Inglês e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Doutoranda em Educação na Universidade São Francisco. Pesquisadora visitante na University of Sheffield - Inglaterra - em janeiro e fevereiro de 2017. Desde 2013, realiza pesquisas sobre o Ensino Superior e suas especificidades e também sobre o cuidado de si foucaultiano. É membro dos grupos de pesquisas: Subjetividades e identificações: efeitos de (d)enunciação na Universidade de Taubaté e Estudos foucaultianos e Educação (GPEFE), da Universidade São Francisco. Professora no curso de graduação da Fundação Universitária Vida Cristã, e no curso especialização em Língua Inglesa da Universidade de Taubaté.

Luzia Bueno - Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco. Realizou estudos de pos-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) na Unicamp. Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp. Estágio de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Licenciatura em Letras e Ciências Sociais na Unicamp. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco. Foi bolsista CAPES.

Rosangela Eliana Bertoldo Frare - Licenciada em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco. Atua como professora de Matemática na rede pública de ensino do estado de São Paulo.

 
 
Por: R$ 24,50
ISBN: 978-85-7591-501-1
Páginas: 140
Formato: 14 x 21
Altura: 21
Largura: 14
Comprimento: 1
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
Forma de Pagamento :