Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educacao Em Ciencias
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formacao de Professores da Educacao Basica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Pode-se Levar a Serio o Pisa?

- O Tratamento do Texto Literário em uma Avaliação Internacional

• Bertrand Daunay
• Daniel Bart

DE R$ 54,00    POR R$  37,80

Segundo as análises relatadas neste livro, o PISA, tal como ele se apresenta e tal como difunde e comenta os resultados que alcança, tem pouca utilidade científica e não tem nenhuma utilidade didática, na medida em que, repisando os clichês pedagógicos tradicionais e os discursos da evidência, ele, de fato, fecha a porta a qualquer debate científico real e a qualquer reflexão séria sobre os dispositivos didáticos que conviria implementar para aumentar a eficiência do ensino.

Portanto, para a questão que se apresenta no título dado pelos autores ao seu trabalho, cumpre responder com um não e com um sim. Não, nos planos estritamente didático e científico, o PISA não é sério e não pode, então, ser considerado como tal. Mas sim no sentido de que esse empreendimento tem severas consequências sociopolíticas, que devem ser levadas a sério e que exigem este sério trabalho de contestação e de resistência para o qual nos convida o notável livro de Bertrand Daunay e Daniel Bart. (Jean-Paul Bronckart)

SOBRE OS AUTORES:

Bertrand Daunay é doutor em Ciências da Educação (Universidade de Lille). Especialista em didática da língua e da literatura francesas, foi presidente da Associação Internacional para a Pesquisa em Didática do Francês (AIRDF). Atualmente, desenvolve pesquisas que o conduzem a questionar os fundamentos epistemológicos e metodológicos da Didática.

Daniel Bart é doutor em Ciências da Educação (Universidade de Lille). Dedica suas pesquisas à análise das práticas de avaliação (institucionais e profissionais) do mundo escolar e universitário, especialmente no campo da escrita acadêmica, apoiando-se particularmente nos fundamentos das pesquisas em Didática sobre a avaliação.

Ambos são professores-pesquisadores em Ciências da Educação e membros da equipe de pesquisas didáticas do Laboratório Théodile-CIREL da Universidade de Lille. Nos últimos anos, eles vêm trabalhando de forma colaborativa em uma discussão teórica sobre o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estu-dantes), especialmente propondo uma análise crítica do letramento em leitura e do tratamento de textos literários nesse programa. Possuem diversas publicações abordando essa temática, dentre elas Les Blagues à PISA, Le discours sur l'école d'une institution internationale.

 
 
Por: R$ 37,80
ISBN: 978-85-7591-523-3
Páginas: 216
Formato: 14 x 21
Altura: 21
Largura: 14
Comprimento: 1
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
Forma de Pagamento :