Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Os Griôs Aportam na Escola

Ler e Discutir Literatura Infantil Negra

No Ensino Fundamental 

Ilustrado 

R$85,00

• Marly Amarilha
• Wagner Ramos Campos

Este livro conta uma história feita de muitas histórias entrelaçadas em uma rede de sentidos. É a narrativa das aventuras vividas na escola por pesquisadores, uma professora e seus alunos quando estes se sentam juntos para ler literatura infantil negra. A mediação da leitura de literatura aparece aqui como mote que enseja a construção de uma proposta educacional democrática, antirracista e dialógica. O diálogo confronta os discursos consolidados sobre a formação do leitor com vozes historicamente silenciadas (aí incluídas as dos próprios aprendizes), que problematizam as relações étnico-raciais na educação brasileira. Publicado 19 anos após a promulgação da Lei 10.639/2003, o livro mostra como a literatura pode ser uma importante aliada na luta pela sua efetiva implementação. Os principais focos de atenção são: por um lado, construir saberes e metodologias que subsidiem o trabalho de mediação de leitura na escola e, por outro, os processos vivenciados pelos aprendizes quando entram em contato com os personagens negros e suas histórias. Os interlocutores privilegiados deste livro são professores e professoras da educação básica e todos aqueles envolvidos com a formação de leitores de literatura. Entretanto, pesquisadores também poderão encontrar caminhos para perguntas que estimulem o ensino da literatura, em qualquer nível em que ele ocorra.

 

 

SOBRE OS AUTORES

 

Wagner Ramos Campos é pesquisador do grupo de pesquisa interinstitucional “Ensino e Linguagem” – GPEL (CNPq/UFRN). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e licenciado em Letras – Língua Portuguesa/ Literaturas pela mesma universidade. Integrou o Programa de Licenciaturas Internacional da Capes (2010 - 2012), sendo também licenciado em Língua Portuguesa e Estudos Lusófonos pela Universidade de Coimbra, Portugal. Graduou-se em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense. É revisor de textos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possui formação na área de Design Instrucional para EaD. Publicou artigos e capítulos de livros tanto sobre o tema do ensino de literatura como sobre questões ligadas à produção de material didático para EaD.

 

 

Marly Amarilha é Ph.D. pela University of London. Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciada em Letras, Português e Inglês, pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, atual Universidade Católica Dom Bosco. É professora titular colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde introduziu o Ensino de Literatura no Curso de Pedagogia. Coordena o grupo de pesquisa interinstitucional “Ensino e Linguagem” – GPEL (CNPq/UFRN). É autora dos livros “Estão mortas as fadas? Literatura Infantil e prática pedagógica (9ª ed.); Alice que não foi ao país das maravilhas: educar para ler ficção na escola, entre outros. Organizou e publicou pela Mercado de Letras: Educação e Leitura: desafios e criatividade; Educação e Leitura: novas linguagens, novos leitores. Coordena com seu grupo o Seminário Educação e Leitura – SEL, evento de abrangência nacional. É bolsista de produtividade do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

 
 
Por: R$ 59,50
ISBN: 978-85-7591-627-8
Páginas: 276
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2022
 
 
Formas de Pagamento