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PESQUISAS E PERSPECTIVAS EM LINGUÍSTICA DE CORPUS

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A presente obra foi organizada para registrar trabalhos apresentados durante o IX Encontro de Linguística de Corpus e a IV Escola Brasileira de Linguística Computacional, ambos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O sumário desta obra evidencia a multiplicidade de olhares e aplicações da LdC no contexto brasileiro e internacional. Os temas abordados compreendem pesquisas relacionadas à aquisição de segunda língua, linguística textual, tradução, linguagens especializadas e gramática. Os trabalhos contribuem para o entendimento de línguas como o português, o inglês e até o grego. É importante ressaltar que os trabalhos aqui apresentados passaram por rigorosa seleção por pares e posteriormente, por uma série de revisões, de forma a incorporar as sugestões dos pareceristas. Este livro é um passo importante na direção de consolidar a história da Linguística de Corpus no Brasil e de partilhar com todos os interessados na área o trabalho de colegas que têm se dedicado à pesquisa em corpora.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ana Maria T. Ibaños – Bacharel em Letras Tradutor em Inglês e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Licenciatura em Letras Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), especialização em Linguística Aplicada ao Inglês(PUCRS,1982) ,mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Pós-doutorado em interface sintaxe/semântica na University of Baltimore at College Park e MIT (EUA) 1994/1995 . Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde trabalhou até janeiro de 2021. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe, semântica formal, lógica, inferência e atitudes proposicionais. Realizou estágio-sênior (bolsa CAPES) na UMASS em Amherst- EUA entre set 2014 e fev.2015.Gerente do Lexis de 2015 – 2019 (Centro de Línguas da PUCRS). Tutora do PET Letras de 2017/2 a 2019/1. Coeditora da Revista BELT.

Livia Pretto Mottin – Possui especialização em Estudos Avançados em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Possui a certificação CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) pela Cambridge Assessment English (2013). Atua com ensino de inglês desde 2005. Atuou na Universidade do Vale do Taquari – Univates, como docente de Língua Inglesa e coordenadora do Curso de Letras. É trainer validada para ministrar o treinamento Core Skills do British Council. Atuou, também, como docente orientadora de Língua Inglesa do Programa de Residência Pedagógica (Capes). Seus principais interesses são na área de ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional, formação de professores, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e linguística de corpus. Tem atuado como consultora especialista em iniciativas de apoio à implementação da BNCC para instituições como British Council e Fundação Lemann. Atualmente, apoia o Instituto Reúna na produção de referenciais técnico-pedagógicos para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, no âmbito do UK-Brazil Skills for Prosperity Programme | Programa de Cooperação entre Reino Unido e Brasil em Educação.

Simone Sarmento é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Terminologia e Lexicografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestrado em Language Studies – University of Lancaster (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atua na graduação nas disciplinas de Estágio de Docência em Língua Inglesa I e II e na pós-graduação nas disciplinas de Linguística Aplicada, Formação de Professores de Línguas e Políticas linguisticas de internacionalização. É coordenadora geral do Inglês Sem Fronteiras da UFRGS, tendo atuado no núcleo estruturante do programa junto à SESU/MEC. É Vice-Presidente de Língua Inglesa do Programa Idiomass sem Fronteiras na SESU/Ministério de Educação. Seus principais interesses de pesquisa são na área de políticas educacionais linguísticas, políticas de internacionalização das universidades, material didático e formação de professores. Atualmente é coordenadora do projeto de pesquisa: O Impacto do PNLD no Cotidiano da Educação Linguística.

Tony Berber Sardinha, pesquisador do CNPq, é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faz parte do conselho editorial de várias revistas especializadas, como Corpora (University of Edinburgh), International Journal of Corpus Linguistics (John Benjamins), Metaphor and the Social World (John Benjamins), Revista de Estudos da Linguagem – UFMG, entre outras, além da série Metaphor in Language, Cognition, and Communication (John Benjamins). É editor das séries ‘Espaços da Linguística de Corpus’ (Mercado de Letras) e ‘Corpora na Sala de Aula’ (DISAL) e membro do conselho executivo das associações Researching and Applying Metaphor (RaAM) e Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL) e das revistas DELTA e The ESPecialist. Sua pesquisa enfoca a aplicação de corpora em diversos campos.

ISBN: 978-85-7591-341-3
Páginas: 556
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2015

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