1x de R$ 45,00 sem juros | R$ 45,00 |
---|---|
2x de R$ 22,50 sem juros | R$ 45,00 |
A língua materna exerce um papel central na aprendizagem e no ensino da matemática, já que as competências linguísticas são necessárias para as práticas matemáticas. O papel central desempenhado pela linguagem na aprendizagem, no ensino e no fazer da matemática é cada vez mais reconhecido pelos investigadores em educação matemática. Isto é evidente na literatura e na extensão da participação em grupos de pesquisas que têm o foco de estudo em linguagem e matemática. A linguagem da matemática é considerada um modo de discurso que permite o ensino e a aprendizagem de processos e conceitos matemáticos e, portanto, a leitura, a escrita e a oralidade são essenciais no fazer matemático, em todos os níveis de ensino. Esperamos que as múltiplas leituras dos capítulos possam ser desencadeadoras de outras práticas e outras pesquisas que, para além de revelar novos achados, propiciem inúmeras outras aprendizagens matemáticas de crianças, jovens e adultos.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Adair Mendes Nacarato – Licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento em estudos (auto)biográficos na UFRN. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. É líder dos grupos de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). Suas pesquisas centram-se em práticas pedagógicas em matemática, formação docente e narrativas (auto)biográficas. E-mail: adamn@terra.com.br
Celi Espasandin Lopes – Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora do CEPEME – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do GEPEEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no triênio 2016-2019. E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com.
ISBN: 978-85-7591-518-9
Páginas: 100
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Portugues
Ano: 2018