1x de R$ 139,00 sem juros | R$ 139,00 |
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2x de R$ 69,50 sem juros | R$ 139,00 |
3x de R$ 46,33 sem juros | R$ 138,99 |
4x de R$ 36,50 com juros | R$ 146,00 |
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Que transformações têm havido nos modos de participação nas culturas do escrito entre o final do século XIX e o início do XXI? Como elas têm ocorrido? Quais são os sujeitos envolvidos? Como se relacionam as culturas do escrito e a oralidade? Que questões se colocam para o nosso tempo?
Estes e outros temas são tratados neste livro, fruto de reflexão coletiva realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudos orientam-se a partir da análise de instâncias (destacando-se a escola, a Igreja, a família e o teatro), de objetos (em especial os livros, as correspondências e os haiku), de sujeitos (mulheres e homens, escritores e leitores) e de meios de inscrição, produção e transmissão (abordando as interrelações entre o oral e o escrito, as imagens e o digital). Investigam-se tanto indivíduos e grupos com longa inserção nas culturas do escrito, assim como sujeitos analfabetos, semialfabetizados e “novos letrados”. Complexa e abrangente, esta obra terá lugar especial nas estantes de todos os que se interessam pelas culturas orais, culturas do escrito e suas intersecções.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Ana Maria de Oliveira Galvão – Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, é mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na pós-graduação. Realizou estágio-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), na França, e estágio sênior (Capes) na Northern Illinois University, Estados Unidos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Escrita e do Centro de Pesquisas em História da Educação (Gephe). Publicou diversos capítulos de livros, artigos em periódicos e livros, como Cordel: leitores e ouvintes (Autêntica, 2001); Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história (Mercado de Letras, 2009, em coautoria); História da cultura escrita: séculos XIX e XX (Autêntica, 2007, co-organização). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Juliana Ferreira de Melo – Possui graduação em Letras e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio de doutorado no exterior (PDSE/Capes) na Université de Paris-Nanterre – Paris X, na França. É professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da mesma Universidade e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Escrita e do Centro de Pesquisas em História da Educação (Gephe). Desenvolve pesquisas em história da educação, história da leitura e atua em projetos de formação de professores da Educação Básica, principalmente na área de Educação de Jovens e Adultos. É autora de capítulos, artigos em periódicos e co-organizadora do livro História da cultura escrita: séculos XIX e XX (Autêntica, 2007).
Mônica Yumi Jinzenji – Possui graduação em Psicologia, mestrado, doutorado (com estágio sanduíche na University of Michigan) e pós-doutorado (CNPq) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora da Faculdade de Educação da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita e do Centro de Pesquisas em História da Educação (Gephe), desenvolve pesquisas em história da educação, história da leitura e da escrita e impressos periódicos do século XIX. É autora do livro Cultura impressa e educação da mulher no século XIX (Editora UFMG, 2010) e de diversos capítulos e de artigos em periódicos, além de ter participado da organização de livros.
ISBN: 978-85-7591-486-1
Páginas: 476
Formato: 16 x 23
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2017