Fale Conosco

TEORIAS DE LINGUAGENS – PESQUISA E ENSINO

R$ 85,00
Em até 3x de R$ 28,33 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 85,00 sem jurosR$ 85,00
2x de R$ 42,50 sem jurosR$ 85,00
3x de R$ 28,33 sem jurosR$ 84,99
4x de R$ 22,32 com jurosR$ 89,28

Com o mesmo espírito de cooperação e de seriedade, que conduziu o próprio SELL – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM, também foi delineado este livro.

Em suas páginas, o leitor encontrará textos que abordam a temática ensino / pesquisa que balizou o evento. São resultados de pesquisas realizadas no Brasil e alhures que, explícita ou sutilmente, dialogam entre si: alguns textos encerram reflexões mais aplicadas ao ensino; outros, relatos de experiências acadêmicas; outros, ainda, trabalhos em andamento.

O fato é que todos, sem lugar a dúvidas, são artigos de inegável qualidade que, por certo, contribuirão para enriquecer futuras investigações, bem como para consolidar a qualidade e a seriedade do SELL e desta obra que, espera-se, há de ensejar uma boa leitura.

O SELL – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM já adquiriu um relevante espaço entre os eventos internacionais das áreas de Letras/Linguística/Ensino de Línguas. Promovido pelo curso de Letras e pelo Profletras/UFTM – Programa de Mestrado Profissional em Letras, desde a sua primeira edição, em 2007, o SELL tem como objetivo principal aproximar os pesquisadores, professores e alunos dos cursos de Letras e Linguística de universidades do Brasil e do exterior. Seus encontros bienais, realizados no campus de Uberaba da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, oferecem um ambiente de ampla discussão, troca de experiências e divulgação da produção científica nacional e internacional nas áreas de Linguística, Estudos Literários e Ensino/Aprendizagem de Línguas.

Além disso, os encontros do SELL se caracterizam como um fórum multidisciplinar, como evidenciam os temas de cada edição: “Leitura, escrita e formação de professores” (2007); “Diversidade, identidade e fronteiras” (2009); “Conhecimentos em diálogo: linguagens e ensino” (2011); “Ensino e pesquisa: o diálogo das linguagens” (2013); “Teorias de linguagens: pesquisa e ensino” (2015). Dessa forma, visamos à interação entre a área de Letras e Linguística e estudiosos de áreas afins, tais como a Comunicação, a Psicologia, a Educação/Formação de Professores, a História, a Sociologia etc.

Desde o I SELL temos propiciado o debate, em alto nível, das questões relacionadas, na atualidade brasileira e internacional, à formação de professores e ao ensino de línguas e literaturas, dada a importância dessas disciplinas na formação básica dos educandos, essencial para o desempenho positivo no ensino superior. É por isso também que o SELL oferta a inscrição gratuita para professores da rede pública para as modalidades “ouvinte”, “apresentador de comunicação ou painel” e “participação em minicursos”.

A programação do SELL, em suas 24 horas, inclui as conferências de abertura e encerramento, sempre com convidados internacionais; mesas-redondas; sessões de comunicações coordenadas e individuais; sessões de apresentação de pôsteres; minicursos; lançamentos de livros; feira de livro; atividades artísticas e culturais.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Carlos Francisco de Morais é graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (1986), mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Adjunto III do curso de Letras e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na qual também coordena o Grupo de Pesquisas “Literatura em diálogo”. Tem experiência docente e publicações na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Leitura e Intertextualidade e Ensino de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, diálogos entre a literatura e as outras artes, formação de professores e literatura e ensino.

Maria Eunice Barbosa Vidal possui Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa, ambos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Araraquara-SP. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Também é docente do Programa de Mestrado Profissionalizante – PROFLETRAS – UFTM. Seus principais interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Morfologia da Língua Portuguesa, Linguística Cognitiva e Gramática Funcional.

Marinalva Barbosa é Professora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Letras (1999) e Especialização em Leitura e Produção de Textos (2000) pela Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Mestrado (2004) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008) – este com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon. Fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp (2009). É organizadora de livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa. É docente permanente do Programa de Mestrado em Educação e do PROFLETRAS da UFTM. Tem experiência na área de Linguística e Educação, com ênfase em Análise do Discurso e Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da escrita e leitura; formação de professores.

ISBN: 978-85-7591-392-5
Páginas: 280
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2017

Contato