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GÊNEROS, ENTRE O TEXTO E O DISCURSO – QUESTÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS

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Esta obra é um amplo painel de propostas teóricas, práticas e teórico-práticas de estudo dos gêneros, incidindo igualmente sobre questões metodológicas do trabalho com gêneros. Compõe-se de capítulos escritos por diversos autores, incluindo alguns a que devemos textos que são referência constante em muitos trabalhos com gêneros. O volume tem como um de seus grandes méritos demonstrar na prática que se pode ter bons resultados partindo de distintas perspectivas acerca de um mesmo objeto, desde que se tenha um ponto de convergência, que, no caso em questão, é o reconhecimento do fato de os gêneros serem hoje parte vital, tanto em termos oficiais (PCNs) como em termos de necessidade concreta, não apenas do ensino de línguas (materna e adicionais) como da própria capacidade de lidar com a complexidade do mundo letrado sem tentar reinventar a cada momento modos de dizer pragmaticamente eficazes.

O livro é marcado por uma preocupação didática, com a apresentação das propostas e discussões de um modo que privilegie a compreensão da parte dos professores dos níveis Elementar e Médio, a quem cabe o trabalho com gêneros. Assim, não é um livro para eruditos, dedicado a longas discussões teóricas ou a debates entre tendências, mas um volume que deseja aproximar-se de seus públicos, os professores citados, mas também alunos de graduação e mesmo de pós-graduação, a quem interessa a questão do gênero. O livro, portanto, busca dialogar não apenas interiormente, entre seus diferentes capítulos, mas também, exteriormente, com distintos públicos, a cujas necessidades, teóricas e práticas, busca atender.

O volume se divide, por motivos de organização arquitetônica, em três partes, integradas, a primeira dedicada mais especificamente a questões conceituais e metodológicas (em alguns casos com análises ilustrativas), a segunda às relações entre gênero e prática social e a terceira a uma exploração mais geral da questão do gênero, com entrevistas do ponto de vista do ISD suíço e da sócio-retórica norte-americana. Dizemos “especificamente” para destacar o foco de cada sessão, sem com isso sugerir que a conceituação, metodologia de trabalho e de análise, as análises e a exploração dos vínculos gêneros-práticas estejam apartadas. Pelo contrário, pode-se dizer que a marca distintiva do livro é precisamente a interação e a integração dos capítulos de cada parte e das partes entre si, trazendo de certo modo o estado da arte sobre o tópico.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Adail Sobral – Professor Adjunto do PPG Linguística Aplicada da UCPEL-RS e da graduação em Letras na mesma instituição. É doutor em Linguística Aplicada pela PUC-SP (2006), mestre em Letras pela USP (1999), especialista em Linguística pela Unicamp (1983) e graduado em Letras Inglês pela UFBA (1977). É tradutor de textos em inglês, francês, italiano, português e tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, Discurso, Dialogismo, Círculo de Bakhtin, Semiótica Geral e Greimasiana, Tradução e Interpretação. É autor da obra Do dialogismo ao gênero (Mercado de Letras) e organizou Conversas com tradutores (Parábola) além de consultor ad hoc da CAPES e parecerista ad hoc de seleção e avaliação de periódicos da coleção Scielo Brasil. Membro do GT Estudos Bakhtinianos da ANPOLL Membro do Conselho Consultivo do Centro de Educação e Comunicação – UCPEL Secretário do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UCPel. Também é membro pesquisador do Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP) Membro pesquisador do Grupo Tessitura: Vozes em (Dis)curso, da PUC-RS. Líder do Grupo LEAL – Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens (UCPEL-RS).

Sweder Souza – Discente do Curso de Letras – Português e Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC) do CNPq pela segunda vez consecutiva, pesquisador Voluntário, no Programa de Voluntariado de Iniciação Científica e Tecnológica (PVICT) da UTFPR e já foi bolsista de IC pela Fundação Araucária (PR). É Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). Atualmente participa dos Grupos de Pesquisa em: Estudos dos Sons da Fala; Estudos da Linguagem; Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade; Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades e do grupo de Estudos de Ensino de Língua Inglesa como Língua Adicional para Cegos. Participa também do Programa English for Blinds (UTFPR) atuando como professor de Inglês para Cegos.

 

ISBN: 978-85-7591-443-4
Páginas: 412
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2016

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